5 atividades para desenvolver a oralidade dos alunos

5 atividades para desenvolver a oralidade dos alunos

Desenvolver a oralidade dos alunos é um dos objetivos a atingir na aprendizagem de uma língua, ou de uma nova língua. A expressão oral é uma competência muito importante, por isso é importante exercitá-la, em conjunto com a leitura, a escrita e também as competências socio-emocionais, como a autoestima ou o autoconhecimento.

Desenvolver a oralidade dos alunos migrantes

No projeto AcademiaCV.pt trabalhamos estas competências junto de alunos migrantes, promovendo a sua aprendizagem da língua portuguesa. Desenvolvemos vários recursos pedagógicos que visam aumentar a capacidade de expressão oral destes alunos. No entanto, estes recursos pedagógicos podem ser utilizados noutros contextos e com todos os alunos em processo de aprendizagem da língua portuguesa. Conheça aqui 5 atividades que recomendamos para a melhoria da expressão oral!

1- O dominó dos animais – Verbalizar novo vocabulário

Com este jogo do dominó ilustrado, aprender novo vocabulário vai ser uma brincadeira de crianças! Este jogo segue as regras do tradicional dominó – os alunos devem combinar as metades das suas peças, com as que se encontram em jogo. Mas neste jogo, nenhum jogador acrescenta uma peça sem verbalizar o nome do animal representado, o número ou as cores das peças! Para desenvolver ainda mais a verbalização e aquisição de novo vocabulário, poderá ir conversando com os seus alunos sobre o habitat dos animais representados, o que gostam de comer, etc!

2- Jogo dos sons iniciais – identificação e aprendizagem dos sons semelhantes

Após imprimir e recortar as palavras e imagens deste recurso pedagógico, peça ao aluno que junte os pares pelo som da primeira sílaba (parte inicial da palavra) que lhe parecer semelhante. Composto por 14 palavras com sons iguais, este recurso pedagógico é indicado para trabalhar a oralidade, através da identificação e aprendizagem dos sons semelhantes. Este jogo pode ainda continuar além das palavras representadas: os alunos podem escolher um par de palavras que começam pela mesma sílaba e partir à descoberta de novas palavras que iniciam com o mesmo som.

3- Criar a palavra – Descobrir as sílabas

Esta atividade pedagógica, é composta de uma ficha de atividade com várias palavras ilustradas e divididas em sílabas. Uma vez recortadas as sílabas ilustradas, volte-as para baixo e peça aos alunos para as ir voltando e identificando quais os sons que compõem a palavra, com a ajuda das ilustrações.

Após descobrirmos todas as sílabas que compõem a palavra e os seus sons respectivos, podemos pedir ao aluno que elabore uma frase que contenha a palavra identificada.

4 – Conta-me o que vês – Desenvolver a oralidade dos alunos

Não é por acaso que vai encontrar as belas ilustrações deste recurso pedagógico em duplicado! Este jogo é para ser jogado a dois! Um dos alunos terá a imagem completa, enquanto o outro, terá a mesma imagem dividida em diferentes peças. As duas crianças estarão de costas uma para a outra. O aluno que tem a imagem completa deve descrever a imagem ao aluno com a imagem em peças, com o objetivo de o ajudar a compor a imagem. Para tal, o aluno que dá as instruções deverá trabalhar a sua expressão oral, e o aluno que recebe as instruções, deverá estar concentrado e procurar compreender as instruções que lhe são dadas. Um jogo muito interessante para trabalhar a expressão oral dos alunos!

5- O jogo do corpo humano — Um jogo evolutivo

Imprima as fichas ilustradas com as diferentes partes do corpo humano. Recorte-as e coloque-as num saco, de onde os alunos as vão retirando aleatoriamente. Peça ao aluno para dizer qual a parte do corpo representada, e em conjunto, verifiquem quais as sílabas que compõem a palavra. Este é um recurso muito versátil, que pode também ser um jogo da memória, e um jogo de desenvolvimento da expressão escrita. Um jogo evolutivo, que se adapta às diferentes fases de aprendizagem dos seus alunos!

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!