5 atividades para trabalhar a organização e o planeamento com os seus alunos

organização e o planeamento
organização e o planeamento

5 atividades para trabalhar a organização e o planeamento com os seus alunos

Tão importante como desenvolver a leitura, a escrita, ou a concentração dos seus alunos, é também importante trabalhar a organização e o planeamento. É importante que a criança tenha rotinas e as saiba identificar, e também que conheça a importância de planear os seus tempos de estudo para atingir bons resultados.

Organização e Planeamento: aprender a importância da rotina

As atividades que temos hoje para lhe sugerir trabalham várias competências em simultâneo. Construídas para facilitar a aprendizagem da língua portuguesa por crianças migrantes, podem ser também utilizadas noutros contextos. No entanto, todas estas atividades têm em comum a identificação de rotinas, essenciais no desenvolvimento da auto-estima, confiança e sucesso académico.
Veja aqui as atividades AcademiaCV.pt para trabalhar a organização e o planeamento com os seus alunos!

1- O meu horário semanal: a organização e planeamento da semana

organização e o planeamento

Imprima o material gráfico deste recurso – um horário semanal e ilustrações com atividades diárias, tais como comer, lavar os dentes ou outras, e entregue aos seus alunos.
Peça ao aluno para colocar a atividade que tem na mão no horário em que normalmente a executa. Com todo o horário preenchido, comece uma reflexão com o aluno sobre os tempos dedicados a cada tarefa: “Quanto tempo deves lavar os dentes, e quantas vezes ao dia?”, “Quanto tempo estás a dedicar ao estudo? Achas que é adequado?”, são algumas das perguntas que pode colocar ao aluno.

2- Alunómetro: organização e planeamento para o sucesso escolar

Esta atividade é composta por várias afirmações, tais como “Quando chego a casa faço logo os trabalhos de casa e só depois vou descontrair”, ou ainda “Só preciso de estudar um dia antes dos testes”. Pode imprimir o material gráfico com as perguntas, que pode recortar e colocar num saco, para que sejam retiradas aleatoriamente pelos alunos. Pedimos aos alunos que respondam com sinceridade a todas as questões. No fim, faremos uma reflexão conjunto sobre os comportamentos, crenças e organização e planeamento dos alunos. Tentaremos que dessa reflexão, resulte um plano e uma nova forma de organização para melhorar o desempenho académico do aluno.

3- O meu dia – definir uma rotina de estudo

organização e o planeamento

O objetivo desta atividade é ajudar a criança a ter mais consciência da sua rotina diária, e do tempo dedicado a cada uma das tarefas. Composta por várias imagens que representam as atividades diárias, tais como ir à escola, tomar banho, brincar, falar ao telemóvel, ou ainda estudar, esta atividade é muito fácil de realizar. Peça ao aluno para colocar as imagens no horário diário e expresse qual o tempo que dedica a cada uma das atividades representadas. Desse modo, poderemos ajudar a criança a melhor organizar e planear a sua rotina, e pensar em conjunto sobre o tempo dedicado ao estudo.

4 – Dia de Compras – Identificar os diferentes comércios

Composta por um tabuleiro de jogo com vários comércios, peões de jogo e ilustrações do que pode ser comprado em cada loja, esta é uma atividade lúdica e muito divertida! Está construída para ser realizada com um mínimo de dois alunos, sendo que um será o vendedor, e o outro, o comprador. O cerne desta atividade é a organização de todas as ilustrações pelos comércios adequados, e a verbalização durante o jogo, permitindo a aquisição de novo vocabulário e um melhor conhecimento das questões do quotidiano.

5- Jogo dos sons iniciais – Organizar as palavras por sílabas semelhantes

Composta por 14 palavras com os sons iguais, esta é uma atividade que permite a aquisição de novo vocabulário e a organização das palavras pelos seus sons iniciais. Peça aos seus alunos para juntar os pares pela parte inicial da palavra, apoiando-se no início com as letras iguais. Uma vez que tenham identificado todas as palavras, podem pensar noutras palavras que se iniciem com o mesmo som.

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!