5 atividades pedagógicas para desenvolver o vocabulário das crianças

5 atividades pedagógicas para desenvolver o vocabulário das crianças

Desenvolver o vocabulário das crianças, estimulando a aprendizagem de novas palavras, é o principal objetivo das atividades pedagógicas que vos apresentamos hoje! Quem disse que a aprendizagem de novo vocabulário não podia ser divertida? 

Desenvolver o vocabulário das crianças – recursos pedagógicos adaptáveis a diferentes contextos

Todas as atividades foram desenvolvidas no âmbito do projeto AcademiaCV.pt e são regularmente utilizadas nas tutorias no âmbito do projeto, com crianças migrantes. Os resultados obtidos foram ótimos: tanto encarregados de educação, como professores e alunos salientam os benefícios das tutorias e deste momento de partilha e aprendizagem.

As diferentes atividades pedagógicas podem ser adaptadas a diferentes contextos, idades e nível de conhecimento da língua portuguesa. Venha então daí conhecê-las!

1- A macaca da matemática – conhecer palavras novas é um jogo!

Quem não gosta de jogar à macaca? Mas este é um jogo da macaca muito especial, construído para a aquisição do vocabulário e identificação dos números! Se clicar no botão abaixo, vai ver as cartas ilustradas deste recurso pedagógico. À medida que vão jogando à macaca, peça às crianças para colocar a carta com o número correspondente no quadrado do jogo da macaca, e que verbalizem qual o número e o objeto representado. Esta atividade pedagógica tem ainda cartas em branco, que podem ser ilustradas pelas crianças, de modo a que o jogo possa ser orientado para o vocabulário de um tema específico.

2- Dominó das profissões- Nomear as profissões

Este é um tradicional jogo do dominó, mas as peças têm maravilhosas ilustrações de diferentes profissões. Como jogar? As regras são em tudo iguais ao jogo tradicional, mas com uma pequena diferença: as crianças devem dizer o nome da profissão representada quando é a sua vez de jogar! Aprender nunca foi tão divertido!

3- Corrente de Palavras – Um jogo de associação livre

Este é um jogo muito divertido e que não requer material ou preparação prévia. Escolha em conjunto com os seus alunos uma categoria: frutos, objetos, países, cidades, vestuário…a escolha é vossa! Depois, um dos participantes começa com uma palavra da categoria, e pela mesma ordem, os outros participantes devem dizer outra palavra da mesma categoria. O jogo acaba quando alguém quebrar a corrente. Ganha quem conseguir dizer mais palavras sem quebrar a corrente.

4- Jogo do corpo humano – desenvolver o vocabulário do corpo humano

Imprima as fichas ilustradas com as diferentes partes do corpo humano em duplicado. Peça aos participantes que voltem uma das ilustrações e digam qual a parte do corpo representada. Logo de seguida, peça que voltem outra peça, para ver se encontram o par. Quando encontrarem um par, devem verbalizar para que serve a parte do corpo representada – por exemplo, com a mão podemos escrever, com os olhos podemos ver, etc.

5- O que viste – um jogo da memória

Este é um jogo da memória, composto por cartões com diferentes ilustrações. Mostre um dos cartões à criança, com a indicação de que deve memorizar os objetos que vê. Já sem acesso à imagem, peça que diga o nome de todos os objetos de que se recorda. O jogo terminal quando todos os objetos tiverem sido recordados.

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!