5 atividades pedagógicas para estimular a criatividade das crianças

estimular a criatividade
estimular a criatividade

5 atividades pedagógicas para estimular a criatividade das crianças

Numa época em que os ecrãs reinam como as atividades preferidas entre crianças e jovens, é muito importante desenvolver atividades pedagógicas para estimular a criatividade. Muitas vezes subestimada, a criatividade tem um papel muito importante na capacidade da criança se adaptar à mudança e desenvolver estratégias positivas para lidar com as adversidades.

Criatividade: tudo começa com a imaginação

Desenvolver esta competência passa pela realização de atividades que estimulem a imaginação e criem espaço para que a criança possa também brincar, sem sentir a pressão de “apresentar uma boa performance”. A criatividade começa no espaço que damos à criança para ser quem ela é! Venha connosco descobrir as 5 atividades pedagógicas que lhe propomos para o ajudar nesta tarefa!

1- Puzzles de Festividades – Descobrir o mundo

Trabalhar a interculturalidade

Esta atividade convida à descoberta de festividades do mundo! Descarregue as imagens representativas dos 3 puzzles : Natal Português, Ano Novo do Bangladesh e Dashain do Nepal. Recorte as imagens em quadrados iguais e cole em papel reciclado. Peça à criança que resolva o puzzle, enquanto vai conversando sobre as cores que compõem as imagens, e sobre a festividade representada. 

As imagens estão também disponíveis numa versão para colorir. A sessão pode ser assim complementada, convidando a criança a colorir essa imagem.

2- Desenha o que está dentro – Estimular a imaginação

Ao clicar no botão abaixo para aceder a esta atividade, encontrará o desenho de um armário vazio, com a indicação “O que está dentro?”. Peça à criança para desenhar quais os objetos que possui ou gostaria de ter. Converse depois com a criança sobre o seu desenho.

Esta é uma atividade pedagógica muito versátil, que pode ser orientada para diversas temáticas – desde os grupos de objetos mais concretos (alimentação, roupas, brinquedos), aos conceitos mais abstratos – sonhos e objetivos. Clique no botão e descubra este recurso!

3- Vamos descobrir os animais – Trabalhar a criatividade em grupo

jogos da memória para imprimir

Este é também um recurso pedagógico muito versátil,que poderá ser utilizado como um jogo de memória ou de mímica. (Ou ambos!).

Imprima os 24 cartões com imagens de animais que temos para si no botão abaixo. Recorte, cole em cartão reciclado, e ponha dentro de um saco. Peça a uma das crianças para tirar uma das imagens e mimetizar o animal representado. Os restantes colegas devem tentar adivinhar. Durante o jogo é importante ir verbalizando os gestos realizados pela criança que está a realizar a mímica: (está a nadar, faz sons, etc…)

4- Criar uma história – Estimular a criatividade 

Esta atividade é composta de diferentes cartões, com diferentes momentos de uma história: o início, a apresentação das personagens, as personagens e o final da história. Recorte os cartões com os diferentes momentos e cenários e peça à criança para retirar um cartão de cada momento. Peça então à criança que conte e/ou escreva a sua história! Pode ainda levar esta atividade mais longe, perguntando à criança qual o final alternativo que pensaria para esta história. Pode ainda desenvolver a atividade em grupo, em que várias crianças contam a história em conjunto! Não há limites para a criatividade!

5- O que posso pintar? – Descobrir as cores

Estimular a aprendizagem por associação e a verbalização das diferentes cores é o objetivo principal desta atividade. Descarregue as 7 páginas deste recurso pedagógico. Em cada página vai encontrar 4 objetos para colorir. Estes objetos têm em comum a sua cor. Na parte inicial da folha está a descrição “Com a cor (…) posso pintar”. Convidamos assim a criança a identificar a cor comum aos objetos e a colorir os mesmos com a cor identificada. Consoante a idade e o domínio da língua portuguesa, poderemos solicitar à criança, após colorir todos os objetos, que construa uma história com os mesmos. 

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!