A avaliação final do projeto Academia CV.pt Boas Práticas no ano letivo 2021/2022 A avaliação final do projeto Academia CV.pt Boas Práticas no ano letivo 2021/2022 O projeto Academia CV.pt prevê dois momentos de avaliação em cada ano letivo: uma avaliação intercalar e uma avaliação final. Neste artigo, vamos apresentar os principais resultados da avaliação final do projeto Academia CV.pt Boas Práticas 2021/2022. Este projeto decorreu em dois agrupamentos escolares: o Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres e o Agrupamento de Escolas Gil Vicente. Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres Principais indicadores do ano letivo 2021/2022 Em resumo, estes foram os números do projeto no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres: -49 alunos acompanhados em tutoria; -24 tutoras envolvidas; -16 turmas com alunos em tutorias; -19 turmas envolvidas com oficinas para a interculturalidade. O projeto é avaliado, tanto qualitativamente, como quantitativamente, pelos alunos e alunas envolvidas no projeto, pela rede de tutores voluntários, pelo pessoal docente e pelas famílias. A avaliação das tutoras do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres Eis o resumo da avaliação final qualitativa das tutoras voluntárias, numa escala de 1 a 5: Avaliação das tutoras - AEPPAcompanhamento pela Equipa Técnica - 4,68/5Apoio nas escolas (espaços, colaboração do pessoal docente e não docente) - 4,29/5Satisfação com os recursos disponibilizados - 4,21/5Impactos da intervenção no tutor - 4,69/5Impactos da intervenção no desenvolvimento pessoal e social das crianças em tutoria - 4,33/5Impactos da intervenção no desenvolvimento académico das crianças em tutoria - 3,82/5Impactos da intervenção no desenvolvimento de competências em Língua Portuguesa das crianças em tutoria - 4/5 Satisfação global com a tutoria - 4,75/5 Ao analisar estes resultados, podemos identificar um padrão comum às várias edições do projeto. Os tutores e tutoras têm tendência a dar uma pontuação mais alta ao impacto que a tutoria tem no seu próprio desenvolvimento (indicador “Impactos da intervenção no tutor”), do que o impacto que geram nas crianças em tutoria. Interpretamos estes resultados como uma dificuldade da equipa de tutores reconhecer o real impacto do seu trabalho nas crianças. Na avaliação qualitativa, estes foram alguns dos pontos positivos mais assinalados pelas tutoras: o apoio, acompanhamento e a disponibilidade da equipa, a entreajuda da rede de tutores, os recursos do projeto e a formação recebida. Partilhamos alguns comentários deixados no formulário de avaliação final: A avaliação da equipa docente do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres Eis o resumo da avaliação final qualitativa da equipa docente, numa escala de 1 a 5: Avaliação da equipa docente - AEPPComunicação e apoio da equipa técnica - 4,33/5Articulação com @s voluntári@s do projeto - 4,38/5Contributo das tutorias para Desenvolvimento Pessoal e Social- 4,31/5Contributo das tutorias para Desenvolvimento Académico - 4,15/5Contributo das tutorias para o Desenvolvimento da comunicação em Português - 4,31/5Satisfação global com o projeto - 4,62/5 Também as oficinas para a interculturalidade foram avaliadas pela equipa docente em 4,5/5, reforçando a importância de uma intervenção alargada de sensibilização da comunidade escolar para as questões da migração e da interculturalidade. Para além do indicador da satisfação global com o projeto, também os restantes indicadores revelam o impacto do projeto nas crianças em tutoria, ao melhorar o seu desenvolvimento pessoal, social, académico, e a comunicação em língua portuguesa. Esta avaliação final é, de facto, corroborada pela comparação entre os dados da ficha de caracterização inicial das crianças e o término das tutorias: o desenvolvimento pessoal e social destas crianças teve um aumento de 8,8% (um perfil inicial de 3,4 numa escala de 1 a 5, para um perfil de saída de 3,7); o desenvolvimento académico teve um aumento de 38% (perfil inicial de 2,55 e final de 3,52); o desenvolvimento da comunicação em português teve um aumento de 47,1% (perfil inicial de 2,08 e final de 3,06). Apesar de vermos as mudanças nas crianças no dia a dia, esta sistematização dos resultados permite-nos quantificar o trabalho realizado com base em dados concretos, e sustentar as mudanças positivas que vemos acontecer com a metodologia AcademiaCV.pt! Partilhamos alguns comentários deixados pela equipa docente no formulário de avaliação final: A avaliação das famílias do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres A comunidade de encarregados de educação avaliou em 4,67, numa escala de 1 a 5, a sua satisfação global com o projeto. A partir do mês de setembro retomaremos os trabalhos com a equipa do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres para mais um ano letivo em conjunto! Agrupamento de Escolas Gil Vicente Principais indicadores do ano letivo 2021/2022 Em resumo, estes foram os números do projeto no Agrupamento de Escolas Gil Vicente: -56 alunos acompanhados em tutoria ; -32 tutoras envolvidas; -18 turmas com alunos em tutorias e envolvidas com oficinas para a interculturalidade. A avaliação das tutoras do Agrupamento de Escolas Gil Vicente Eis os resultados da avaliação quantitativa: Avaliação das tutoras - AEGVAcompanhamento pela Equipa Técnica - 4,84/5Apoio nas escolas (espaços, colaboração do pessoal docente e não docente) - 4,54/5Satisfação com os recursos disponibilizados - 4,75/5Impactos da intervenção no tutor - 4,60/5Impactos da intervenção no desenvolvimento pessoal e social das crianças em tutoria - 4,85/5Impactos da intervenção no desenvolvimento académico das crianças em tutoria - 4,33/5Impactos da intervenção no desenvolvimento de competências em língua portuguesa das crianças em tutoria - 4,46/5 Satisfação global com a tutoria - 4,85/5 Salientamos nesta avaliação o reconhecimento, por parte das tutoras, dos impactos da sua intervenção no desenvolvimento pessoal e social das crianças em tutoria. Estes foram alguns dos comentários deixados na avaliação qualitativa: A avaliação da equipa docente do Agrupamento de Escolas Gil Vicente Estes foram os principais resultados: Avaliação da equipa docente - AEGVComunicação e apoio da equipa técnica - 4,29/5Articulação com os voluntári@s do projeto - 4,29/5Contributo das tutorias para desenvolvimento pessoal e social das crianças em tutoria - 4,43/5Contributo das tutorias para desenvolvimento académico das crianças em tutoria - 4/5Contributo das tutorias para o desenvolvimento da comunicação em português das crianças em tutoria - 4,14/5Satisfação global com o projeto - 4,29/5 Também no caso do agrupamento de escolas Gil Vicente estas avaliações corroboram o perfil de entrada e saída dos alunos e alunas, com base nas fichas de caracterização inicial das crianças, realizadas em Outubro de 2021: o desenvolvimento pessoal e social regista um aumento de 12,48% (perfil inicial de 3,38 numa escala de 1 a 5, e final de 3,80); o desenvolvimento académico apresenta um aumento de 14,81% (perfil inicial de 2,88 numa escala de 1 a 5, e final de 3,30); e o desenvolvimento da comunicação em português assinala um aumento de 31,03% (perfil inicial de 2,31 e final de 3,03). Também neste agrupamento as oficinas para a interculturalidade foram avaliadas pela equipa docente com uma classificação superior a 4,5! Saiba o que têm a dizer as equipas docentes, a equipa de tutoria e os alunos e alunas envolvidos/as no projeto AcademiaCV.pt Boas Práticas! Veja aqui o mural de testemunhos da avaliação final! KIT PEDAGÓGICO Já conhece o Kit Pedagógico Academia CV.pt? Conheça a ferramenta que vai ajudar a sua organização a desenvolver a metodologia Academia CV.pt de forma autónoma. Saiba mais.