5 atividades para melhorar a escrita dos alunos

melhorar a escrita dos alunos
melhorar a escrita dos alunos

5 atividades para melhorar a escrita dos alunos

O projeto AcademiaCV, na sua abordagem com os alunos migrantes, tem desenvolvido várias atividades para melhorar a escrita dos alunos. Estas atividades visam trabalhar várias competências em simultâneo (leitura, escrita, autoconfiança, concentração, e muitas outras!), sempre numa dinâmica lúdica. No entanto, estas atividades podem também ser utilizadas noutros contextos, no processo de aprendizagem da língua portuguesa.

Uma visão integrada do desenvolvimento de competências

Acreditamos (e a nossa experiência do projeto tem-no demonstrado), que não devemos fazer uma abordagem dissociada no desenvolvimento de competências. O resultado final que queremos alcançar – uma melhoria da expressão escrita do aluno-, vai ser potenciado por esta abordagem não formal. Ao ter em conta as várias dimensões do aluno – social, pessoal, emocional e cognitiva, e sendo desenvolvidas num contexto lúdico (menos focado na performance), estas atividades dão espaço ao aluno para que seja um agente ativo da sua própria aprendizagem. Conheça então as 5 atividades que recomendamos para melhorar a escrita dos alunos.

1- Criar a palavra – Sílaba a sílaba

Descarregue o ficheiro ilustrado que preparámos para si. Nele encontrará diferentes palavras ilustradas e divididas em sílabas. Após recortar as diferentes sílabas ilustradas, volte-as para baixo. Peça aos alunos para ir voltando os papéis em cima da mesa e identificar quais as sílabas que compõem a palavra. No final da atividade, proponha aos seus alunos que escrevam frases integrando a palavra encontrada.

2- Palavras e rimas – Identificar os sons

Esta atividade pedagógica é composta por 14 palavras com sons iguais. Após imprimir e recortar as palavras e imagens deste recurso pedagógico, peça aos alunos para associar as palavras que terminam com os mesmos sons. Consoante a idade e nível de proficiência em português das crianças, pode fazê-lo de duas formas: através das imagens ou com as palavras escritas. O jogo termina quando todos os pares tiverem sido identificados. Pode depois continuar a dinâmica, solicitando aos alunos que pensem noutras palavras que rimam com as palavras apresentadas.

3- Alfabeto Móvel – Melhorar a escrita dos alunos letra a letra

Num material reciclado, escreva várias vezes as diferentes letras do alfabeto. Na imagem de exemplo, verá que utilizamos rolhas de cortiça, mas poderá também utilizar papel e colar em cartão reciclado mais resistente.

Recorte cada uma das letras e coloque dentro de um saco ou de uma caixa. Peça depois aos alunos para retirar uma das letras, e dizer uma palavra que inicie pela letra retirada. Este é um recurso pedagógico particularmente eficaz na aquisição de novo vocabulário e muito versátil: pode escolher uma temática específica para cada sessão em que recorrer a esta atividade.

4- O que viste? – Trabalhar a memória, a oralidade e a escrita

Apresente a ilustração desta atividade aos alunos. Peça-lhes que memorizem os objetos que estão a visualizar. Depois, já com a imagem escondida, peça-lhes que digam ou escrevam o nome dos objetos dos quais têm memória. O jogo termina quando todos os participantes se recordarem de todos os objetos, ou então, o grupo poderá trabalhar em cooperação e juntar os resultados de todos os participantes. Nesse caso, o jogo termina quando todos os objetos tenham sido nomeados entre todo o grupo.

5- Construir Palavras – A dança das sílabas

melhorar a escrita dos alunos

Comece por escrever várias palavras em folhas de papel, e depois recorte-as em sílabas. Mostre aos seus alunos como juntar as sílabas para exemplificar. Depois, coloque todas as sílabas dentro de um saco, e peça aos alunos para as ir retirando. Sempre que um aluno conseguir formar uma palavra com as diferentes sílabas, deverá escrevê-la num papel.

No final do jogo, poderão escrever frases com as palavras encontradas durante o jogo.

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!