Dinâmicas quebra-gelo para o início do ano letivo

Dinâmicas quebra-gelo
Dinâmicas quebra-gelo

Dinâmicas quebra-gelo para o início do ano letivo

Se procura dinâmicas quebra-gelo para o início do ano letivo, está no sítio certo! O início do ano letivo está de volta, e é o momento de reencontrar os seus alunos ou de conhecer a sua nova turma! Este é um momento muito importante para a criação dos primeiros laços e dinâmicas que vão, muitas vezes, marcar todo o ano letivo. Temos várias propostas de atividades para começar o ano letivo com o pé direito, veja aqui! Para aceder às atividades e imprimir as ilustrações, clique no título da mesma!

1- Dinâmicas quebra-gelo para que todos se conheçam

Estas dinâmicas vão permitir-lhe ficar a conhecer melhor os seus alunos, e que eles se conheçam melhor entre si. São jogos que convidam à apresentação de cada um!

Este jogo é composto de 36 perguntas, que podem ser apresentadas em dois formatos:  em formato de dado, ou em cartões. Para assegurar a diversão, é importante manter a ordem aleatória das perguntas, sendo através do lançamento do dado, ou colocando os 36 cartões num local onde possam ser retirados aleatoriamente. 

Nesta atividade encontrará uma ficha com 5 perguntas e o desenho de uma mão para imprimir. Os alunos serão assim convidados a responder às perguntas (nome, idade, nacionalidade, gosto pessoal e o que queres ser quando fores grande), no desenho, sendo que a cada dedo corresponde uma destas características. Depois, poderá convidar o grupo a trocar os desenhos de forma aleatória, para que cada elemento tente adivinhar de quem é o desenho que lhe calhou.

Dinâmicas quebra-gelo

2- Dinâmicas quebra-gelo para aumentar a boa disposição

Para marcar o ritmo desde o início do ano letivo, é importante criar momentos de diversão e boa disposição. Estes quebra-gelo vão ajudá-lo:

A canção do bom dia é uma música bem disposta, para animar a voz e os ânimos! A nossa proposta é que adicione os gestos à canção do bom dia, tanto para tornar a dinâmica mais divertida, como para auxiliar a aquisição de novo vocabulário em língua portuguesa.

O jogo da mímica é um dos mais divertidos para iniciar o ano escolar! Um dos alunos terá acesso a um cartão com uma palavra e tentará reproduzi-la por gestos, sem falar, para que um dos colegas adivinhe qual é a palavra. Cada participante que adivinhar uma palavra ganha um ponto. Para além de fomentar a boa disposição, este jogo fomenta a aprendizagem de novo vocabulário, a leitura e o desenvolvimento das competências sociais dos participantes.

Dinâmicas quebra-gelo

3- Dinâmicas quebra-gelo para promover a concentração

Estas dinâmicas quebra-gelo são ideais para introduzir a questão da organização, e para aumentar a concentração dos seus alunos.

Composto por diversas ilustrações de atividades do dia a dia, este recurso pedagógico convida os seus educandos a refletir sobre as diversas atividades que realizam. Convide os seus alunos a organizar por ordem cronológica as ilustrações. Vejam em conjunto: quanto tempo fica para o estudo? Este poderá ser o ponto de partido para introduzir esta questão e ver em conjunto com o seu aluno quais as estratégias a adotar para uma melhor gestão do tempo.

Este jogo é composto por um horário e por várias ilustrações que representam diversas atividades. Segue a mesma lógica do jogo “O meu dia”, mas aqui os alunos são convidados a preencher o seu horário semanal com as diferentes ilustrações. Esta dinâmica vai permitir trabalhar com os seus alunos a organização do tempo, a concentração, mas também a aquisição de novo vocabulário.

Dinâmicas quebra-gelo

Gostou das nossas sugestões? Veja mais atividades pedagógicas!