O que é a formação de tutores voluntários Rede Escolas Academia CV.pt?
Uma das atividades principais do projeto é a realização de tutorias individualizadas com os alunos migrantes de Jardim de Infância e 1º ciclo. Para a sua realização, contamos com uma equipa de tutores voluntários, na lógica de criação de valor social, e o exercício de uma cidadania ativa e solidária por parte dos intervenientes e com o acompanhamento contínuo da equipa técnica de projeto.
A formação de tutores voluntários é assim uma etapa chave do projeto, uma vez que é aqui que se adquirem as competências chave para a realização das tutorias no terreno.
Primeira etapa da 2ª sessão de formação: dinâmicas de quebra-gelo e revisão da sessão anterior
Iniciámos a sessão de formação com uma dinâmica quebra-gelo de mímica. A realização destes exercícios tem vários objetivos: não só a criação de laços entre os elementos do grupo, mas também a experimentação dos exercícios pelos tutores, nomeadamente em contexto online, para que seja mais fácil a sua aplicação no âmbito das tutorias.
Após esta primeira dinâmica, revimos o conteúdo da sessão anterior: quais os pilares da intervenção Academia CV.pt? Para tal, dividimos a sessão em 3 grupos, e pedimos a cada grupo que apresentem as suas ideias sobre os 3 pilares do projeto: o desenvolvimento pessoal e social, académico, e a melhoria da comunicação em português!

Segunda etapa da 2ª sessão de formação de tutores voluntários: exercícios práticos sobre os planos de sessão
Nesta segunda etapa, voltamos a falar sobre os planos de sessão das tutorias. O plano de sessão é um documento que o tutor voluntário deve elaborar antes da realização da tutoria. O plano deve conter os objetivos pedagógicos da sessão, quais os conteúdos e atividades a desenvolver, assim como os materiais necessários. Deve igualmente ter a planificação do tempo estimado para cada atividade.
Este foi um momento de retirada de dúvidas, uma vez que a tarefa assíncrona que levaram da sessão anterior, foi a realização do primeiro plano de sessão!

Terceira etapa da 2ª sessão de formação de tutores voluntários: como estimular o envolvimento parental nas tutorias?
A temática do envolvimento parental foi introduzida com uma reflexão sobre as estratégias a adotar. Cada participante pensou em ideias, que partilhou num jamboard coletivo. Com base nesta ferramenta, discutimos depois estas ideias em grande grupo.


Em seguida, introduzimos as atividades de envolvimento parental realizadas. Entre elas contam-se;
- O boletim de envolvimento parental
Trata-se de um boletim enviado periodicamente às famílias, em língua portuguesa e inglesa, onde descrevemos de forma breve quais as principais ações e resultados alcançados nas tutorias. Neste boletim, são ainda feitas sugestões de atividades a realizar em família.
- O vídeo de apresentação do tutor
Todos os tutores realizam um vídeo de apresentação destinado às famílias das crianças em tutorias. Após uma breve apresentação pessoal, informam quais as horas das tutorias e facilitam igualmente meios de contato para que as famílias os possam contatar, se assim o desejarem.
E esta foi a tarefa assíncrona que os tutores levaram para casa esta semana: a realização do vídeo de apresentação até dia 12 de março.
O final da sessão foi dedicado a rever os procedimentos, regras e informações práticas das tutorias que iniciam já no dia 8 de março!
No fim, realizámos uma dinâmica de grupo, onde cada um partilhou como se sente face ao início próximo das tutorias. Entusiasmo, expetativa e ansiedade foram alguns dos sentimentos comuns ao grupo! Tutores,nada temam! As crianças estão à vossa espera para muitos momentos de aprendizagem e crescimento em conjunto!
