2ª sessão de formação de tutores voluntários Rede Escolas AcademiaCV.pt

formação de tutores voluntários
formação de tutores voluntários
2ª sessão de formação de tutores voluntários Rede Escolas AcademiaCV.pt

Foi no dia 5 de março de 2022 que decorreu a 2ª sessão de formação de tutores voluntários do projeto Rede Escolas Academia CV.pt. Esta sessão decorreu em formato online, das 10h às 13h e contou com 15 participantes.Falámos sobre os objetivos do projeto, os instrumentos de suporte às tutorias, e também sobre o envolvimento parental.

O que é o projeto Rede Escolas Academia CV.pt?

Se está a ter contato pela primeira vez com a metodologia Academia CV.pt, explicamos-lhe tudo! O projeto Academia CV.pt nasceu em 2016 com o objetivo principal de contribuir para a integração dos alunos migrantes, através da realização de tutorias individualizadas nas escolas. 

Desde então, a metodologia tem sido aplicada em diversas escolas de Lisboa, e em 2022 iniciámos o projeto Rede Escolas Academia CV.pt na freguesia de Campolide, no agrupamento de escolas Marquesa de Alorna. 

Duas grandes novidades marcam esta edição: a parceria com a delegação de Lisboa da ONG ADM Estrela e a criação da Rede de escolas AcademiaCV.pt, com a dinamização de encontros onde serão partilhadas boas práticas da intervenção.

O que é a formação de tutores voluntários Rede Escolas Academia CV.pt?

Uma das atividades principais do projeto é a realização de tutorias individualizadas com os alunos migrantes de Jardim de Infância e 1º ciclo. Para a sua realização, contamos com uma equipa de tutores voluntários, na lógica de criação de valor social, e o exercício de uma cidadania ativa e solidária por parte dos intervenientes e com o acompanhamento contínuo da equipa técnica de projeto.

A formação de tutores voluntários é assim uma etapa chave do projeto, uma vez que é aqui que se adquirem as competências chave para a realização das tutorias no terreno

Primeira etapa da 2ª sessão de formação: dinâmicas de quebra-gelo e revisão da sessão anterior

Iniciámos a sessão de formação com uma dinâmica quebra-gelo de mímica. A realização destes exercícios tem vários objetivos: não só a criação de laços entre os elementos do grupo, mas também a experimentação dos exercícios pelos tutores, nomeadamente em contexto online, para que seja mais fácil a sua aplicação no âmbito das tutorias.

Após esta primeira dinâmica, revimos o conteúdo da sessão anterior: quais os pilares da intervenção Academia CV.pt? Para tal, dividimos a sessão em 3 grupos, e pedimos a cada grupo que apresentem as suas ideias sobre os 3 pilares do projeto: o desenvolvimento pessoal e social, académico, e a melhoria da comunicação em português!

formação de tutores voluntários

Segunda etapa da 2ª sessão de formação de tutores voluntários: exercícios práticos sobre os planos de sessão

Nesta segunda etapa, voltamos a falar sobre os planos de sessão das tutorias. O plano de sessão é um documento que o tutor voluntário deve elaborar antes da realização da tutoria. O plano deve conter os objetivos pedagógicos da sessão, quais os conteúdos e atividades a desenvolver, assim como os materiais necessários. Deve igualmente ter a planificação do tempo estimado para cada atividade. 

Este foi um momento de retirada de dúvidas, uma vez que a tarefa assíncrona que levaram da sessão anterior, foi a realização do primeiro plano de sessão!

formação de tutores voluntários

Terceira etapa da 2ª sessão de formação de tutores voluntários: como estimular o envolvimento parental nas tutorias?

A temática do envolvimento parental foi introduzida com uma reflexão sobre as estratégias a adotar. Cada participante pensou em ideias, que partilhou num jamboard coletivo. Com base nesta ferramenta, discutimos depois estas ideias em grande grupo.

formação de tutores voluntários

formação de tutores voluntários

Em seguida, introduzimos as atividades de envolvimento parental realizadas. Entre elas contam-se;

  • O boletim de envolvimento parental

Trata-se de um boletim enviado periodicamente às famílias, em língua portuguesa e inglesa, onde descrevemos de forma breve quais as principais ações e resultados alcançados nas tutorias. Neste boletim, são ainda feitas sugestões de atividades a realizar em família.

  • O vídeo de apresentação do tutor

Todos os tutores realizam um vídeo de apresentação destinado às famílias das crianças em tutorias. Após uma breve apresentação pessoal, informam quais as horas das tutorias e facilitam igualmente meios de contato para que as famílias os possam contatar, se assim o desejarem.

E esta foi a tarefa assíncrona que os tutores levaram para casa esta semana: a realização do vídeo de apresentação até dia 12 de março.

O final da sessão foi dedicado a rever os procedimentos, regras e informações práticas das tutorias que iniciam já no dia 8 de março!

No fim, realizámos uma dinâmica de grupo, onde cada um partilhou como se sente face ao início próximo das tutorias. Entusiasmo, expetativa e ansiedade foram alguns dos sentimentos comuns ao grupo! Tutores,nada temam! As crianças estão à vossa espera para muitos momentos de aprendizagem e crescimento em conjunto!

formação de tutores voluntários

KIT PEDAGÓGICO

Já conhece o Kit Pedagógico Academia CV.pt? Conheça a ferramenta que vai ajudar a sua organização a desenvolver a metodologia Academia CV.pt de forma autónoma. Saiba mais.