4ª sessão da formação de tutores Rede Escolas AcademiaCV.pt 4ª sessão da formação de tutores Rede Escolas AcademiaCV.pt Foi no dia 30 de abril que decorreu a 4ª e última sessão de formação de tutores do projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt. A sessão teve lugar em formato online, entre as 10h e as 13h e foi dedicada ao tema Educação Intercultural e Aprendizagem Intercultural. A formação foi orientada pelas técnicas de projeto Joana Deus, da associação Renovar a Mouraria, e Almudena Ferro, da Fundação Cidade de Lisboa, em colaboração com a técnica de projeto Elodie Monteiro, da ADM Estrela – Delegação de Lisboa. Os desafios da aprendizagem intercultural no projeto Rede Escolas O grupo de tutores voluntários do projeto Rede Escolas AcademiaCV.pt, em conjunto com a equipa técnica do projeto, dá resposta a uma necessidade sentida na EB1 Mestre Querubim Lapa, na freguesia de Campolide. O território tem vindo a acolher diversas famílias de países terceiros, e os alunos têm dificuldade em acompanhar os programas curriculares nacionais, sendo que a comunicação com as famílias também não é fluida, nomeadamente pela falta de domínio da língua portuguesa. A dinamização de tutorias semanais e ações de envolvimento parental segundo a metodologia AcademiaCV.pt, é assim uma resposta a estes desafios. Como são abordados estes desafios na formação de tutores? A formação de tutores prevê a abordagem das temáticas relacionadas com a educação intercultural de várias formas: Teórica, através de uma reflexão e definição de conceitos, Prática, através de experiências e trabalhos de grupo que colocam os tutores no lugar dos tutorandos e professores, Com recursos para a ação, coadjuvantes das sessões a desenvolver pelos tutores. Também os conhecimentos e experiência dos tutores são valorizados e integrados na própria formação, à semelhança do que é preconizado na sua própria ação futura com os tutorandos. Formar tutores para a educação intercultural Assim, abordámos os conceitos de educação intercultural, aprendizagem intercultural e a importância de valorizar e incluir a língua e cultura de origem da criança nas atividades desenvolvidas nas tutorias. Falámos ainda da importância de promover uma aprendizagem ativa por parte do tutorando, estimulando a sua curiosidade. A abordagem teórica foi complementada com recursos pedagógicos a utilizar nas tutorias e sugestões de atividades a desenvolver. Não menos importante, são os exercícios que os próprios formandos são convidados a experimentar na formação de tutores: o desafio do origami, em que os formandos têm de construir um origami, seguindo instruções numa língua que não dominam, experimentando um pouco do que sentem os alunos, ao receber instruções numa língua desconhecida. Ou ainda uma reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escrita de uma mensagem com conselhos a um educador que venha ensinar os seus tutorandos. No final da formação, foi realizada uma nuvem de palavras com o que cada um leva da formação! A aventura continua, semanalmente, nas tutorias! KIT PEDAGÓGICO Já conhece o Kit Pedagógico Academia CV.pt? Conheça a ferramenta que vai ajudar a sua organização a desenvolver a metodologia Academia CV.pt de forma autónoma. Saiba mais.