A 3ª sessão de formação de tutores do projeto AcademiaCV.pt Rede Escolas, foi dedicada à temática da gestão emocional nas tutorias. Esta foi também a sessão onde abordámos os principais desafios sentidos, e como os superar!
Esta sessão decorreu em formato presencial nas instalações da delegação de Lisboa da associação ADM Estrela, e foi orientada pela equipa técnica do projeto: Almudena Ferro, da Fundação Cidade de Lisboa, Joana Deus, da Associação Renovar a Mouraria e Elodie Monteiro, da delegação de Lisboa da associação ADM Estrela.
Se está interessado em saber mais e adquirir algumas técnicas para uma melhor gestão emocional nas tutorias, nomeadamente com alunos migrantes, continue a ler este artigo!
Quais os principais desafios ao equilíbrio emocional do tutor em contexto de tutoria?
Após um quebra-gelo inicial com recurso à bola positiva, passámos para um exercício prático: quais as principais dificuldades sentidas nas primeiras sessões de tutoria, e quais as estratégias e recursos para as ultrapassar? “Impor limites” ou “Dar exemplos contrários aos estereótipos”, são algumas das respostas dos tutores.
Após esta reflexão inicial, analisámos em conjunto algumas das dificuldades mais frequentes e apontámos estratégias. Estas são apenas algumas das situações identificadas, que acontecem em contexto de tutoria com alunos migrantes, mas também nas aulas regulares, com crianças não migrantes! Se é professor ou educador, certamente reconhecerá alguma delas. Ora veja:
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Falta de motivação ou timidez dos tutorandos
Neste caso, é essencial motivar os alunos para a escola, para a tutoria, para aprender. Estas são algumas das estratégias a utilizar:
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- Identificar razões pessoais para estar na escola/tutoria;
- Criar emoções positivas nas sessões (ex. o que te deixou mais feliz nesta semana?)
- Promover algum nível de desafio (ajustar atividades ao nível do aluno)
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Problemas de disciplina e comportamento dos alunos
Neste caso, a dificuldade sentida é conseguir que os alunos respeitem as regras, os colegas ou ritmos das sessões. Como proceder?
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- Definir regras em conjunto (negociar: refletir sobre prós e contras);
- Usar o jogo para treinar o respeito pelas regras;
- Negociar “recompensas” (ex. levar um livro ou um jogo e estabelecer um compromisso: se conseguirmos fazer esta atividade juntos, a seguir fazemos este jogo ou lemos este livro… algo que seja apelativo para aquele aluno)
Em contexto de tutoria com alunos migrantes, esta é uma dimensão que assume especial importância, e que pode gerar muita frustração em tutores e tutorandos. Como assegurar uma boa comunicação?
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- Começar por garantir que o aluno percebe o global da mensagem;
- Dar instruções simples e sempre que possível mimetizadas ou ilustradas/ imagens/desenhos para pintar;
- Se for útil para desbloquear: google translator (tem opção de som)/ utilizar língua não verbal;
- Valorizar as pequenas evoluções (boa! já aprendeste uma nova palavra!)
Explorámos ainda mais situações e estratégias para assegurar o bom desenvolvimento das tutorias, nomeadamente a gestão do tempo, o acompanhamento pedagógico, cativar o aluno e promover a sua concentração, ou ainda como gerir os alunos de níveis diferentes, de forma a manter a sua motivação!
Para conseguir gerir estas diferentes situações, é essencial ouvir o aluno, descobrir o que o cativa, e ter em conta as suas características individuais no planeamento das sessões. É também importante promover um ambiente positivo e de cooperação, e não esquecer que não há receitas infalíveis! Muitas vezes encontramos o equilíbrio por tentativa e erro!
Uma vez terminado este módulo, e após uma pausa justa, passámos ao módulo Gestão emocional nas tutorias!
Gestão emocional nas tutorias: o que gera stress e emoções negativas?
Para iniciar este módulo, cada um dos tutores partilhou situações que identificaram como geradoras de emoções negativas.
Quais as estratégias identificadas pelos tutores para gerir estas emoções?
- Clarificar questões
- Dar opções
- Negociar
- Aceitação
- Empatia
- Relativizar
- Reforço positivo
- Partilhar os medos/preocupações
- Planeamento e reflexão
- Pedir ajuda
No fundo, todas são estratégias válidas, que passamos a sistematizar já em seguida!
Gestão emocional nas tutorias: quais as estratégias de autorregulação que os tutores podem adotar?
O primeiro passo para a autorregulação é reconhecer as emoções. Para tal, partilhamos algumas técnicas:
E o que podemos fazer para “resolver o problema”?
- Identificar o que pode resolver e começar pelos problemas mais simples
- Dividir os problemas maiores em componentes resolúveis
- Procurar hipóteses/soluções em conjunto e dividir responsabilidades para a resolução
- Identificar quem pode apoiar
- Não se focar nos aspetos negativos sobre os quais nada pode fazer
- Identificar as emoções – as suas e as dos outros
- Compreender o impacto das emoções nos comportamentos e relações
- Aprender a identificar e gerir as emoções para ter comportamentos desejados vs. reagir sem pensar
- RIR, RIR, RIR! 1 emoção negativa pesa 3 positivas… importa por isso um reforço e valorização das emoções positivas – promover momentos de riso e boa disposição, e momentos de para pensar em aspectos positivos, relembrar bons acontecimentos. Aumentar o bem estar ajuda a prevenir o impacto das emoções negativas.
De forma a praticar o autoconhecimento e a gestão emocional, terminámos a nossa sessão com o jogo “Emoções em Jogo”. Este jogo é composto por 52 cartas com diferentes emoções e é muito versátil, pois pode ser utilizado de diversas formas. Estes foram os jogos que escolhemos para esta sessão de formação:
- Jogo de memória: Inicialmente são selecionadas cartas iguais nos dois baralhos (o nº de pares varia com a dimensão do grupo), e colocam-se sobre a mesa com as faces para baixo. À vez, cada jogador vira duas cartas, se fizer um par, deve partilhar uma situação em que sente/sentiu aquela emoção.
- Quem é quem das emoções: Um jogador retira uma carta do baralho azul e não mostra ao grupo; o baralho laranja está voltado para cima – os colegas fazem perguntas alternadamente sobre a emoção – exemplo: é uma emoção positiva?, sentimos quando …? – o jogador que tem a carta apenas pode responder sim, não ou eventualmente… Quem acerta troca e vai retirar uma carta.
- Adivinha como me sinto – Um jogador retira uma carta de um baralho e exprime, com linguagem gestual, essa emoção. Os outros jogadores ou a equipa adversária (se se jogar em equipa) tentam adivinhar a emoção expressa, podendo para tal socorrer-se do outro baralho. A pessoa ou a equipa que adivinhar a emoção retira outra carta para representar outra emoção, repetindo o exercício.
Se gostou do conteúdo desta sessão de formação, veja aqui mais: a 1ª sessão foi dedicada ao tema “o que é ser tutor?”, e a 2ª sessão foi dedicada aos planos de sessão e ao envolvimento parental!