Interculturalidade em Portugal: como pode o projeto Academia CV.pt responder aos desafios? Interculturalidade em Portugal: como pode o projeto Academia CV.pt responder aos desafios? Quais são os desafios da interculturalidade em Portugal? Quais as dificuldades enfrentadas pelas escolas? A edição de 22 de setembro do jornal Público aborda esta temática, e as perspetivas não são animadoras. Há mais alunos estrangeiros nas escolas portuguesas. “O sistema não é amigo deles”, diz-nos o título do artigo. Mas será que a situação é assim tão difícil? Os desafios da interculturalidade na escola em Portugal O artigo do jornal Público apresenta-nos uma estatística bem ilustrativa: em julho de 2023, 17,1% das crianças inscritas no 1º ciclo eram estrangeiras. No ano letivo 2020/2021 a média era menos de metade: 8%.Face a este aumento exponencial da diversidade cultural na sala de aula, como é a realidade nas escolas? Vamos ver os exemplos referidos no artigo: a Escola Básica Nº 3 de Sacavém tem 30% de estudantes estrangeiros, de 42 nacionalidades diferentes. Já no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, em Braga, coexistem 61 nacionalidades diferentes. Os professores referem que muitas vezes os alunos não falam português nem inglês, assim como as suas famílias. Quais são então as estratégias encontradas pelos professores para conseguir responder a estes desafios? O tradutor online tem sido o melhor amigo das professores com turmas interculturais, de modo a que possam comunicar com alunos de nacionalidades diferentes que têm na mesma turma. Sempre que possível tentam comunicar em inglês e muitas vezes outros alunos da turma ajudam, até porque alguns partilham o mesmo idioma. As escolas têm necessidade de mais horas de Português Língua Não Materna A disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM), veio trazer algum acompanhamento a estas crianças, mas seriam ainda necessárias mais aulas. Muitas vezes o único local onde estas crianças falam português é na escola, uma vez que também as suas famílias de origem não têm o domínio da língua portuguesa. Os professores tentam implementar estratégias que funcionem a longo prazo: formação em inglês para os funcionários da escola, ou ainda um sistema de mentoria em que os alunos estrangeiros mais antigos possam ajudar no acolhimento dos seus pares que acabaram de chegar. Para além do idioma, há ainda outras questões de ordem social com que se debatem as famílias, tais como a habitação e o emprego. As assistentes sociais tentam dar o apoio à família como um todo, para promover a sua integração. A metodologia Academia CV.pt como resposta para os desafios da interculturalidade em Portugal Foi em resposta a estes desafios específicos que foi criada a metodologia Academia CV.pt, de forma a promover a integração não só da criança, mas de toda a família. De forma a assegurar tutorias semanais personalizadas é constituída uma equipa de tutores e tutoras voluntárias, que recebem formação de modo a terem todas as ferramentas necessárias. Cada tutor ou tutora acompanha 2 crianças ao longo do ano letivo, em sessões de 1h semanais em que trabalham competências académicas, pessoais e sociais, assim como a comunicação em língua portuguesa. O projeto Academia CV.pt desenvolveu um centro de recursos pedagógicos online, com ferramentas para as tutorias, e não só. A metodologia prevê igualmente a formação de professores e a aquisição de ferramentas para o trabalho com turmas interculturais, assim como uma sensibilização de toda a comunidade escolar envolvente destes alunos através das oficinas da interculturalidade. Nestas oficinas aprofunda-se o diálogo intercultural e o reconhecimento do valor e a aprendizagem que todos podemos ter com as diferenças culturais. Também procuramos envolver os pais no processo: através de atividades de envolvimento familiar promovemos um maior investimento da família na vida escolar das crianças. Desenvolvemos ainda informação útil com vista à promoção da integração. O Kit Pedagógico: replicar esta metodologia de forma autónoma por todo o país A metodologia Academia CV.pt está em curso desde 2016, e os resultados são medidos a cada ano letivo. Todos os anos o projeto revelou uma melhoria do desenvolvimento social e linguístico das crianças em tutoria. Porque temos testemunhado estes bons resultados ano após ano, acreditamos que esta metodologia pode ser uma das respostas mais relevantes aos problemas vividos por estas comunidades escolares. Assim, criámos o kit pedagógico Academia CV.pt, que descreve a implementação de todas as atividades e inclui todos os recursos utilizados para que qualquer escola, localidade ou comunidade que assim o deseje, possa implementar o projeto de forma autónoma. E porque não implementar este projeto na sua escola ou comunidade? KIT PEDAGÓGICO Já conhece o Kit Pedagógico Academia CV.pt? Conheça a ferramenta que vai ajudar a sua organização a desenvolver a metodologia Academia CV.pt de forma autónoma. Saiba mais.