5 atividades educativas para motivar as crianças a aprender

motivar as crianças a aprender
motivar as crianças a aprender

5 atividades educativas para motivar as crianças a aprender

Motivar as crianças a aprender é muitas vezes um grande desafio! Ouvir os interesses das crianças e aliar a aprendizagem a momentos lúdicos, até com uma vertente de jogo e competição, são algumas das chaves para aumentar a motivação da sua criança.

A motivação pode ser extrínseca ou intrínseca. Extrínseca, quando a criança faz alguma atividade com o objetivo de receber uma recompensa, ou evitar um castigo. Motivação intrínseca, quando se trata da necessidade natural da criança de aprender para satisfazer a sua curiosidade. Apesar de a motivação extrínseca ser muito importante, devemos estimular a motivação intrínseca, guiando a criança para a satisfação de aprender coisas novas.

Motivar as crianças a aprender com jogos e dinâmicas

Os jogos e dinâmicas têm um papel muito importante no desenvolvimento da motivação dos alunos. Por esse motivo, temos vindo a desenvolver diversos recursos pedagógicos, que estão disponíveis gratuitamente, e que poderá utilizar livremente em contexto escolar ou em família! Conheça aqui os 5 recursos pedagógicos que selecionámos para si e que o vão ajudar a aumentar a motivação para a aprendizagem!

1- Alunómetro – O termómetro do aluno!

motivar as crianças a aprender

O alunómetro é uma importante ferramenta de autoconhecimento do aluno. Esta atividade pedagógica é composta por várias perguntas sobre a motivação para a aprendizagem, técnicas e perfil de estudo e responsabilidade pelo sucesso. Estão disponíveis em dois formatos, que podem ser impressos no botão abaixo: uma lista de perguntas ou cartões individuais com cada uma das perguntas. As respostas às perguntas valem pontos, que nos vão ajudar a determinar o perfil do aluno e a poder estabelecer com ele um plano de melhoria.

O autoconhecimento do aluno é o primeiro passo para conseguir melhorar a sua motivação!

2- O que posso pintar – Motivar as crianças a aprender de forma lúdica

Aceda a este recurso pedagógico no botão abaixo. Em cada página vai encontrar 4 objetos para colorir, que têm em comum a sua cor. No início de cada página está a menção “Com a cor (…) posso pintar”. Convidamos assim a criança a associar a cor comum aos objetos e a colorir as ilustrações. Após colorir os diferentes objetos, podemos convidar a criança a construir uma história com os mesmos. Para aumentar ainda mais a motivação da criança para a realização deste jogo, poderá atribuir pontos a cada resposta correta e estabelecer um objetivo de pontuação a atingir.

3- O alvo matemático – Aprender matemática de forma divertida

motivar as crianças a aprender

Falta de motivação para aprender matemática? Onde é que já ouvimos falar nisto antes? Com este jogo, aprender matemática vai ser uma diversão! Como fabricar este alvo matemático? Cole copos de papel, numerados de 1 a 10, dentro de uma caixa de sapatos. Os alunos terão depois a missão de atirar bolinhas de papel, ou feijões, para dentro dos copos, devendo depois calcular a soma dos dois números que estavam no exterior dos copos. Ganham um ponto por cada cálculo em que consigam acertar! 

Este jogo pode ter mais algumas variantes: pode ser um jogo para trabalhar a adição, a subtração e até a multiplicação!

4- Canção do Bom Dia – Começar o dia com música!

Para além de ser um excelente quebra-gelo, a música melhora a disposição das crianças (e dos adultos também!). Por isso, nada melhor do que começar o dia com a Canção do Bom Dia! Aceda a esta canção no botão abaixo e a várias sugestões de atividades em torno desta música: cantar com uma coreografia sobre a letra, ou ainda desenvolver outras atividades (tais como inventar histórias com o vocabulário que compõe esta letra), para consolidar a aprendizagem da língua portuguesa!

5- Desenha o que está dentro – Conhecer os sonhos e interesses das crianças

Para motivar as crianças a aprender, é importante conhecer os seus interesses e aspirações. Esta atividade permite-lhe conhecer melhor as suas crianças para melhor adaptar os seus métodos de ensino ao estilo de cada um. 

Dê à criança a ilustração com o armário vazio, que encontrará ao clicar no botão abaixo. Esta ilustração tem uma questão: “O que está dentro?”. Peça à criança para desenhar quais os objetos que possui ou gostaria de ter, e conversem depois sobre o desenho.

Pode orientar a atividade, pedindo à criança para desenhar objetos mais concretos ou até conceitos mais abstratos, tais como sonhos, objetivos ou situações que deixem a criança feliz e motivada! Clique no botão e descubra este recurso!

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!