O que é a metodologia Academia CV.pt? O que é a metodologia Academia CV.pt? A metodologia Academia CV.pt tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeducativo e para a integração das crianças imigrantes em situação de vulnerabilidade. Assenta no apoio ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais, académicas e de comunicação em português, de forma individualizada e em grupo. Os eixos de intervenção da metodologia Academia CV.pt 1) A mobilização e capacitação de uma rede de tutores e tutoras Academia CV.pt Consiste na criação, capacitação e apoio da equipa de tutores/as voluntários/as. 2) A dinamização de tutorias e sensibilização para a interculturalidade e cidadania Através de tutorias para a comunicação em português e desenvolvimento socioeducativo, do envolvimento familiar no desenvolvimento das crianças e da sensibilização das crianças da escola para a reflexão sobre interculturalidade. 3) A capacitação de docentes e atores estratégicos das comunidades escolares Promoção de competências, junto dos atores estratégicos da comunidade educativa, para a intervenção com crianças imigrantes em situação de vulnerabilidade e, em especial, com fraco domínio da língua portuguesa. O kit pedagógico apresenta-se como uma ferramenta para capacitação de atores estratégicos das comunidades educativas e autonomização da implementação da metodologia ACV.pt. Uma perspetiva construtivista da aprendizagem e do desenvolvimento. A opção metodológica recai sobre percursos ativos e participativos, numa perspetiva construtivista da aprendizagem e do desenvolvimento. Para tal, fomenta -se a utilização de jogos pedagógicos, dinâmicas de grupo, exercícios estruturados de aprendizagem através da experiência, exposições interativas e debates, num envolvimento ativo e responsável dos diferentes participantes. A Educação Não Formal permite criar um ambiente de aprendizagem horizontal, que traz mais autonomia, participação e envolvimento por parte dos participantes, favorecendo a aprendizagem mútua. A dinâmica entre pares que surge de um apoio individualizado contribui para a inclusão dos atores envolvidos. É importante ressaltar a necessidade de abertura e flexibilidade para adaptar os recursos, ritmos e ferramentas utilizadas em prol das necessidades de cada participante. O Academia CV.pt assenta em cinco princípios orientadores que regem a intervenção em contexto escolar. São eles: 1. O ensino ajustado às necessidades de cada criança O apoio é individualizado e ajustado às necessidades de cada criança imigrante, através de sessões semanais de tutoria, que promovem a aprendizagem da língua portuguesa de forma lúdica, contextualizada e adaptada às necessidades específicas de cada aluno/a, tendo em conta aspetos culturais, interesses, motivações, proficiência linguística e ritmos de aprendizagem. 2. O papel da família na aprendizagem de uma língua não materna e na integração social O envolvimento familiar permite potenciar a aprendizagem da língua no quotidiano da comunidade e da família, e encaminhar as famílias para ofertas complementares potenciadoras da sua integração social, cultural e linguística. 3. Os pares e o grupo-turma como agentes de inclusão e interculturalidade Envolvimento do grupo-turma – através da participação em oficinas para a cidadania e interculturalidade, promotoras da aquisição de competências interculturais, com base em atividades de grupo ligadas ao diálogo e reflexão conjunta e à partilha de costumes e práticas culturais. Estas permitirão aprofundar uma convivência enriquecedora, baseada na solidariedade, tolerância e respeito e, também, contribuir para a aprendizagem do português, num contexto de educação não formal. 4. A capacitação dos agentes educativos e atores estratégicos do contexto escolar Formação e acompanhamento a docentes de 1ºciclo, educadores/as de infância, coordenações, tutores/as voluntários/as e técnicos/as superiores, como profissionais de psicologia e assistentes sociais, ao nível do apoio ao desenvolvimento socioeducativo e da comunicação em português, a par com atividades e estratégias promotoras de integração de alunos/as imigrantes, numa lógica de educação intercultural. 5. A aprendizagem, o desenvolvimento e a inclusão como componentes indissociáveis Foco no desenvolvimento integral da criança – através do desenvolvimento de competências de comunicação em português, competências pessoais e sociais e competências académicas. Os cinco princípios orientadores, acima referidos, são considerados fundamentais para o sucesso da implementação da metodologia Academia CV.pt, pois agregam diversos conceitos e atores-chave privilegiados durante a intervenção em contexto escolar. Fique a conhecer toda a metodologia Academia CV.pt no kit pedagógico. KIT PEDAGÓGICO Já conhece o Kit Pedagógico Academia CV.pt? Conheça a ferramenta que vai ajudar a sua organização a desenvolver a metodologia Academia CV.pt de forma autónoma. Saiba mais.