Oficinas para a Interculturalidade 2021/2022

Oficinas para a Interculturalidade 2021/2022
Oficinas para a Interculturalidade 2021/2022

As oficinas para a interculturalidade são momentos muito importantes do projeto Academia CV.pt. Estas oficinas são dinamizadas com todas as turmas das escolas onde o projeto é desenvolvido, promovendo os valores da educação intercultural associados à cidadania global, contribuindo para o aumento da integração social e cultural dos alunos migrantes na comunidade escolar e na cidade. 

Quais são os objetivos das oficinas para a interculturalidade?

As oficinas para a interculturalidade integram e dão a conhecer o projeto AcademiaCV.pt junto das turmas e da comunidade educativa em geral. São complementares às tutorias realizadas com os alunos migrantes, promovendo o diálogo intercultural e a integração dos alunos na turma onde estão inseridos. Entre os principais objetivos contamos:

  • O envolvimento da turma através de atividades de grupo ligadas ao diálogo e reflexão conjunta e à partilha de costumes e práticas culturais, que permite aprofundar uma convivência enriquecedora baseada na solidariedade, tolerância e respeito e também contribui para a aprendizagem do português num contexto de educação não formal;

 

  • Envolvimento dos professores e agentes educativos, capacitando a comunidade educativa para a abordagem do projeto, criação de sinergias, sustentabilidade do projeto e possível replicação futura;

 

  • Promoção de conhecimentos e competências complementares ao desenvolvimento da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, no sentido do reforço da capacitação em áreas transversais e cujos impactos prevalecerão além da execução do projeto.

Como foram operacionalizadas as Oficinas para a Interculturalidade 2021/2022? 

As oficinas para a interculturalidade 2021/2022 iniciaram no mês de novembro de 2021 e decorrerão até março de 2022. No total, serão realizadas 38 oficinas presenciais pela equipa do projeto, e mais 38 oficinas dinamizadas de forma autónoma pelos professores e educadores, com base em materiais e planos de sessão disponibilizados pela equipa Academia CV.pt. As sessões terão lugar na Escola EB1 do Castelo e na Escola EB1 de Santa Clara, com várias turmas do jardim de infância até ao 4º ano de escolaridade, num total de 4 sessões por turma. 

E de que forma são realizadas estas oficinas e quais os conteúdos abordados?

Partilhamos alguns exemplos das atividades realizadas com as turmas de Jardim de Infância

  • Com o mote das tradições gastronómicas do mundo, e com base em informação da obra “Bem-vindos ao nosso Mundo”, da editora Edicare, imprimimos e mostrámos imagens dos pequenos-almoços de crianças de todo o mundo! A partir desta partilha, lançamos o debate: gostariam de experimentar algum destes pratos? Já provaram comida de outros países? 

 

  • Após a leitura de “O Grande Guarda-Chuva”, da editora Fábula, abordámos os conceitos de tolerância, respeito, discriminação e preconceito. E porque no grande guarda-chuva há sempre lugar para mais um, a turma cria o seu “grande guarda-chuva”, onde todos são bem-vindos e devem cuidar uns dos outros!

 

  • Mostrar às crianças o mapa-mundo, com toda a diversidade linguística e cultural existente, experimentando dizer “Até logo” em vários idiomas!

E estas são algumas das atividades desenvolvidas com os alunos do 1º ciclo:

  • A partir do livro “O Princípio”, da Editora Kalandraka, abordamos o conceito de Direitos Humanos, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Realizamos vários jogos, tais como a mímica dos Direitos Humanos, em os alunos tentam adivinhar quais os Direitos Humanos representados pelos seus colegas.

 

  • A partir da história de Malala Yousafzai, abordamos o direito à educação e sensibilizamos para a diversidade de sistemas educativos no mundo. Falamos também de outros espaços e diferentes metodologias de aprendizagem, fazendo sempre a ponte com as experiências pessoais da turma.

 

  • Uma dinâmica de grupo sobre gostos semelhantes e diferentes que os diferentes elementos encontram entre si. No final, falamos sobre as descobertas que mais surpreenderam, fazendo a ponte com o diálogo cultural e a importância das diferenças no seio do grupo.

Ao longo das sessões, vamos sempre fazendo a ponte entre os temas e as histórias trabalhadas com a experiência individual dos alunos de cada turma, de modo a facilitar a reflexão pessoal sobre os conceitos abordados!

Se quer também trabalhar as temáticas relacionadas com a Interculturalidade com os seus educandos, temos vários recursos pedagógicos que lhe vão ser úteis! 

KIT PEDAGÓGICO

Já conhece o Kit Pedagógico Academia CV.pt? Conheça a ferramenta que vai ajudar a sua organização a desenvolver a metodologia Academia CV.pt de forma autónoma. Saiba mais.