Recomendações e Boas Práticas para a integração de crianças e jovens imigrantes Recomendações e Boas Práticas para a integração de crianças e jovens imigrantes A metodologia Academia CV.pt centra-se em aspetos fundamentais que conferem uma boa prática na resposta ao problema de falta de soluções socioeducativas para a integração das crianças e jovens imigrantes inseridos no sistema de ensino, com especial enfoque ao nível das dificuldades de comunicação em português, nomeadamente: Abordagem centrada na pessoa: acompanhamento tutor/a-tutorando/a de forma individualizada para encontrar respostas ajustadas a cada criança e estabelecer uma relação privilegiada de compromisso e confiança. Intervenção integrada crianças-famílias: enfoque no envolvimento e capacitação das famílias para o acompanhamento e estímulo às crianças no seu percurso de aprendizagem da língua e no seu desenvolvimento pessoal e social. Desenvolvimento integrado de competências linguísticas, pessoais e sociais: complemento do apoio à aprendizagem do português com formação sociocultural e cívica para um melhor desenvolvimento pessoal e académico do aluno e melhor integração na comunidade. Recurso ao translanguaging: este processo é encorajado por tutores e tutoras e corresponde a uma forma de a criança perceber um enunciado numa língua que não conhece ou que conhece pouco recorrendo ao que aprendeu na sua língua materna. Os/as tutores/as incentivam as crianças a fazê-lo, com o recurso a instrumentos facilitadores, paralinguísticos e extralinguísticos, como gestos, sons, expressões faciais e o recurso a objetos e elementos visuais, como imagens, diagramas, símbolos, etc. As propostas didáticas incorporam elementos físicos e visuais claros, ricos, apelativos e adequados às aprendizagens-alvo e utilizam estes elementos e os elementos linguísticos da/s língua/s materna/s e da língua-alvo de forma complementar. Metodologias ativas e participativas: numa perspetiva construtivista da aprendizagem e do desenvolvimento (utilização de jogos pedagógicos, dinâmicas de grupo, role-play, exercícios estruturados de aprendizagem através da experiência, exposições interativas e debates), para um envolvimento ativo e responsável. Voluntariado de competências intergeracional: trabalho de parceria entre jovens universitários e seniores para criar sinergias entre saber-saber e saber-fazer (conhecimento académico e experiência de vida). Desta forma, criam-se dinâmicas colaborativas intergeracionais que potenciam o capital social do concelho, dos seus jovens e seniores, e criam valor para a comunidade. Para além dos aspetos fundamentais acima referenciados, que conferem uma boa prática na resposta ao problema de falta de soluções socioeducativas para a integração das crianças e jovens imigrantes inseridas no sistema de ensino, é importante que os professores/as e educadores/as de infância promovam diversas estratégias em sala de aula, tais como: a) dinâmicas estruturadas de interação de crianças com o Português como língua não materna com crianças falantes nativas do Português, como, por exemplo, através da atribuição de mentores/as, falantes nativos/as, a alunos/as imigrantes; b) realização de projetos interculturais em conjunto e apresentação à turma; c) construção de dicionários de imagens com várias línguas dos elementos do par e realização de uma exposição. KIT PEDAGÓGICO Já conhece o Kit Pedagógico Academia CV.pt? Conheça a ferramenta que vai ajudar a sua organização a desenvolver a metodologia Academia CV.pt de forma autónoma. Saiba mais.