5 recursos pedagógicos para melhorar a leitura das crianças

5 recursos pedagógicos para melhorar a leitura das crianças

No âmbito do projeto AcademiaCV.pt, temos vindo a desenvolver vários recursos pedagógicos para melhorar a leitura das crianças. Disponíveis gratuitamente, em formato de fichas, para todos os professores, educadores e encarregados de educação, estas atividades pedagógicas visam trabalhar várias competências académicas e sociais de forma integrada, sendo que estão maioritariamente orientadas para a aprendizagem da língua portuguesa.

Melhorar a leitura das crianças no projeto AcademiaCV.pt

Desde 2016 que o projeto AcademiaCV.pt está focado no trabalho de aprendizagem da língua portuguesa com alunos migrantes em situação de vulnerabilidade. Os desafios são acrescidos, pois muitas vezes a escola é o único ponto de contacto que os alunos têm com a língua portuguesa. As atividades que vos apresentamos em seguida, são utilizadas no âmbito das tutorias realizadas com os alunos e estão pensadas para serem desenvolvidas com alunos com todos os níveis de proficiência em língua portuguesa.

1- O jogo da mímica – Iniciar a aprendizagem das palavras a brincar!

Este é um jogo que pode ser realizado com alunos de vários níveis de domínio da língua portuguesa. Imprima a ficha de atividade ilustrada com várias palavras, ou imprima algumas imagens que representam estas palavras (para alunos com menor domínio da língua portuguesa).

Após recortar as palavras, peça a um dos alunos para retirar uma das palavras aleatoriamente e representá-la a partir de gestos, para que outro colega (ou o resto da turma), adivinhe qual a palavra. Cada aluno que consiga adivinhar uma palavra ganha 1 ponto. No final, ganha o aluno que tiver mais pontos.

No final de cada jogo, reveja com os seus alunos as palavras representadas- como se escrevem? Como se soletram, quais os sons que as compõem?

2- Criar a palavra – Identificar os sons das sílabas

Descarregue a ficha de atividade com as diferentes palavras ilustradas e divididas em sílabas. Após recortar as diferentes sílabas ilustradas, volte-as para baixo. Peça aos alunos para ir voltando os papéis em cima da mesa e identificar, através da ajuda das ilustrações, quais as sílabas que compõem a palavra, identificando os seus sons. No final da atividade, peça ao aluno que invente e escreva (caso o nível de aprendizagem assim o permita), uma frase que inclua a palavra identificada.

3- Dia de compras – Adquirir o vocabulário do quotidiano

Imprima o tabuleiro de jogo com os diferentes comércios (talho, peixaria, padaria, etc…) e os peões do jogo, as ilustrações dos elementos que os alunos poderão comprar (maçãs, bananas, carne, peixe…), e o cabaz de compras. Sim, vai ser mesmo um dia de compras! Um dos alunos será o vendedor nas lojas e o outro será o comprador.

O vendedor terá de identificar os elementos que poderá vender em cada uma das lojas, e o comprador terá de identificar o que deseja comprar em cada loja, escrever a sua lista de compras, e uma vez feita a “compra”, deve adicionar esse elemento no seu carrinho de compras. No fim, poderão pintar os objetos comprados e escrever uma frase sobre o objeto comprado, lendo-a em voz alta.

4 – O que posso pintar – estimular a aprendizagem por associação

Ao aceder a esta ficha de atividade pedagógica, vai encontrar 28 objetos para colorir. Estes objetos têm algo em comum – a sua cor! Na parte inicial da folha está a descrição “Com a cor (…) posso pintar”. Pediremos então à criança para identificar qual a cor comum aos objetos e colorir os mesmos com a cor identificada. Peça depois à criança para verbalizar as diferentes cores e o nome dos diferentes objetos, escrever o nome e lê-lo em voz alta.

5- Jogo dos sons iniciais – Melhorar a leitura através da identificação dos sons

Esta atividade pedagógica é composta por 14 palavras com sons iguais. Após imprimir e recortar as palavras e imagens deste recurso pedagógico, peça ao aluno que junte os pares pelo som da primeira sílaba ( parte inicial da palavra) que lhe parecer semelhante – apoiar com a identificação das letras iguais (exemplo: camisola-cadeira; bota-bola). No final, podem escolher um par de palavras que começam pela mesma sílaba e descobrir novas palavras que começam com aquele som.

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!