VOLTAR LISTA DE RECURSOS A Mercearia do Academia CONCENTRAÇÃO CRIATIVIDADE LEITURA MEMÓRIA ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo composto por 10 cartões, com imagens de diferentes frutas. COMO FAZER Imprimir duas vezes os cartões com as imagens que compõem o jogo. Recortar as imagens e colar sobre um cartão ou cartolina dura. Pintar as imagens e plastificar, opcionalmente. MATERIAL · Imagens impressas; · Cartão ou cartolina; · Tesoura; · Cola. IMPRIMIR MATERIAL FRUTAS PALAVRAS APRENDIZAGEM JOGO VAMOS MEMORIZAR AS FRUTAS 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Identificar os nomes das diferentes frutas, em português, através do reconhecimento do desenho na imagem; · Aumentar o vocabulário em português; · Promover a concentração; · Promover a memória. MATERIAIS COMPLEMENTARES . Lápis de cor/Canetas de cor (Opcional); . Papel de Plastificar (Opcional). PASSOS 1. Para iniciar o jogo mostrar todos os cartões das diferentes frutas que compõem o jogo e descobrir, em conjunto, o nome das frutas, em português; 2. Colocar todos os cartões que compõem o jogo virados para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares (ir repetindo, em conjunto o nome da fruta – inserir em frases do quotidiano. Exemplo: “O que é a fruta no lanche da escola?” “Qual a tua fruta favorita?” “E a fruta que menos gostas?”); 3. Virar todos os cartões para baixo, pedir a uma das crianças para voltar dois cartões de cada vez e ver se fazem um par de imagens iguais; 4. Caso não calhe um par igual, a criança deve voltar a colocar os cartões para baixo e passar a vez à outra criança que deverá voltar dois cartões, tentando encontrar um par; 5. O jogo deve continuar até se descobrirem todos os pares – alternando sempre a vez do/a participante; 6. Ao voltar uma carta, a criança deve verbalizar o nome da fruta no cartão, para que as crianças comecem a dizer, também, o nome em português. DICAS / NOTAS Para uma melhor inclusão das crianças, questionar se existe alguma fruta do seu país que eles gostem muito, não nos podemos esquecer que as frutas típicas mudam de um país a outro; Este tipo de recursos podem ser adaptados a trabalhos manuais, com o público mais novo. Por exemplo: construir uma árvore em cartolina e colocar as frutas respetivas à espécie de árvore.