1. Para iniciar o jogo mostrar todos os cartões das diferentes frutas que compõem o jogo e descobrir, em conjunto, o nome das frutas, em português;
2. Colocar todos os cartões que compõem o jogo virados para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares (ir repetindo, em conjunto o nome da fruta – inserir em frases do quotidiano. Exemplo: “O que é a fruta no lanche da escola?” “Qual a tua fruta favorita?” “E a fruta que menos gostas?”);
3. Virar todos os cartões para baixo, pedir a uma das crianças para voltar dois cartões de cada vez e ver se fazem um par de imagens iguais;
4. Caso não calhe um par igual, a criança deve voltar a colocar os cartões para baixo e passar a vez à outra criança que deverá voltar dois cartões, tentando encontrar um par;
5. O jogo deve continuar até se descobrirem todos os pares – alternando sempre a vez do/a participante;
6. Ao voltar uma carta, a criança deve verbalizar o nome da fruta no cartão, para que as crianças comecem a dizer, também, o nome em português.