VOLTAR LISTA DE RECURSOS Batalha Naval CONCENTRAÇÃO MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo de batalha naval, substituindo os números e letras tradicionais por cores, objetos, animais e adjetivos. COMO FAZER Imprimir uma página para cada participante. MATERIAL · Material Impresso; · Lápis. IMPRIMIR MATERIAL PALAVRAS OBSERVAR JOGO NÚMEROS LETRAS BATALHA NAVAL 15 – 30 min DURAÇÃO 2 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Melhorar a concentração; · Aprender números e letras em português; · Aumentar o vocabulário em português; · Aprender o plural. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Dar a cada participante um modelo da batalha naval; 2. Cada criança desenha (simplesmente preenche uns quadrados com um lápis), em horizontal e vertical os seguintes barcos: 1 barco de quatro caixas 2 barcos de três caixas 3 barcos de dois caixas 5 barcos de uma caixa; 3. Por sua vez, cada criança deve adivinhar onde a outra criança ou tutor/a colocou os seus barcos, usando combinações de números e letras; 4. Se houver um barco na caixa indicada, o/a jogador/a deve responder “Hit!”, ou “Afundado!” (no caso de um barco de caixa única, ou quando todas as caixas pertencentes a um barco forem atingidas); 5. No fim, cada criança tem que escrever uma frase com os números e as letras do jogo. Por exemplo: UMA ÁRVORE verde DUAS BANANAS amarelas TRÊS CROCODILOS comem fruta. BATALHA NAVAL A CORES 15 – 30 min 2 OBJETIVOS · Melhorar a concentração; · Aumentar o vocabulário sobre cores. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Dar a cada participante um modelo da batalha naval; 2. Cada criança desenha (simplesmente preenche uns quadrados com um lápis), em horizontal e vertical os seguintes barcos: 1 barco de quatro caixas 2 barcos de três caixas 3 barcos de dois caixas 5 barcos de uma caixa; 3. Por sua vez, cada criança deve adivinhar onde a outra criança ou tutor/a colocou os seus barcos, criando corretamente a frase (artigo | substantivo | adjetivo; por exemplo: o lápis verde) correspondente à caixa; 4. Se houver um barco na caixa indicada, o/a jogador/a deve responder “Hit!”, ou “Afundado!” (no caso de um barco de caixa única, ou quando todas as caixas pertencentes a um barco forem atingidas). BATALHA NAVAL ANIMAIS 15– 30 min 2 OBJETIVOS · Melhorar a concentração; · Aumentar o vocabulário sobre animais e adjetivos. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Dar a cada participante um modelo da batalha naval; 2. Cada criança desenha (simplesmente preenche uns quadrados com um lápis), em horizontal e vertical os seguintes barcos: 1 barco de quatro caixas 2 barcos de três caixas 3 barcos de dois caixas 5 barcos de uma caixa; 3. Por sua vez, cada criança deve adivinhar onde a outra criança ou tutor/a colocou os seus barcos, criando corretamente a frase (artigo | substantivo | adjetivo; por exemplo: o leão feliz) correspondente à caixa; 4. Se houver um barco na caixa indicada, o/a jogador/a deve responder “Hit!”, ou “Afundado!” (no caso de um barco de caixa única, ou quando todas as caixas pertencentes a um barco forem atingidas). DICAS / NOTAS Os modelos podem ser construídos e adaptados de acordo com as necessidades da criança, objetivos da sessão e vocabulário a desenvolver.