rec_web-01

DESCRIÇÃO

Jogo de batalha naval, substituindo os números e letras tradicionais por cores, objetos, animais e adjetivos.

COMO FAZER

Imprimir uma página para cada participante.

MATERIAL

· Material Impresso;
· Lápis.

BATALHA NAVAL

15 – 30 min
DURAÇÃO

2
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Melhorar a concentração;
· Aprender números e letras em português;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Aprender o plural.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Dar a cada participante um modelo da batalha naval;

2. Cada criança desenha (simplesmente preenche uns quadrados com um lápis), em horizontal e vertical os seguintes barcos:
1 barco de quatro caixas
2 barcos de três caixas
3 barcos de dois caixas
5 barcos de uma caixa;

3. Por sua vez, cada criança deve adivinhar onde a outra criança ou tutor/a colocou os seus barcos, usando combinações de números e letras;

4. Se houver um barco na caixa indicada, o/a jogador/a deve responder “Hit!”, ou “Afundado!” (no caso de um barco de caixa única, ou quando todas as caixas pertencentes a um barco forem atingidas);

5. No fim, cada criança tem que escrever uma frase com os números e as letras do jogo. Por exemplo:
UMA ÁRVORE verde
DUAS BANANAS amarelas
TRÊS CROCODILOS comem fruta.

BATALHA NAVAL A CORES

15 – 30 min

2

OBJETIVOS

· Melhorar a concentração;
· Aumentar o vocabulário sobre cores.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Dar a cada participante um modelo da batalha naval;

2. Cada criança desenha (simplesmente preenche uns quadrados com um lápis), em horizontal e vertical os seguintes barcos:
1 barco de quatro caixas
2 barcos de três caixas
3 barcos de dois caixas
5 barcos de uma caixa;

3. Por sua vez, cada criança deve adivinhar onde a outra criança ou tutor/a colocou os seus barcos, criando corretamente a frase (artigo | substantivo | adjetivo; por exemplo: o lápis verde) correspondente à caixa;

4. Se houver um barco na caixa indicada, o/a jogador/a deve responder “Hit!”, ou “Afundado!” (no caso de um barco de caixa única, ou quando todas as caixas pertencentes a um barco forem atingidas).

BATALHA NAVAL ANIMAIS

15– 30 min

2

OBJETIVOS

· Melhorar a concentração;
· Aumentar o vocabulário sobre animais e adjetivos.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Dar a cada participante um modelo da batalha naval;

2. Cada criança desenha (simplesmente preenche uns quadrados com um lápis), em horizontal e vertical os seguintes barcos:
1 barco de quatro caixas
2 barcos de três caixas
3 barcos de dois caixas
5 barcos de uma caixa;

3. Por sua vez, cada criança deve adivinhar onde a outra criança ou tutor/a colocou os seus barcos, criando corretamente a frase (artigo | substantivo | adjetivo; por exemplo: o leão feliz) correspondente à caixa;

4. Se houver um barco na caixa indicada, o/a jogador/a deve responder “Hit!”, ou “Afundado!” (no caso de um barco de caixa única, ou quando todas as caixas pertencentes a um barco forem atingidas).

DICAS / NOTAS

Os modelos podem ser construídos e adaptados de acordo com as necessidades da criança, objetivos da sessão e vocabulário a desenvolver.