VOLTAR LISTA DE RECURSOS Como te sentes VOCABULÁRIO AUTOCONHECIMENTO EMOÇÕES CRIATIVIDADE DESCRIÇÃO Desenho para completar – cabeça e tronco humano, sem preenchimento. COMO FAZER Descarregar e imprimir o desenho anexo, ou copiá-lo para uma folha de papel. MATERIAL · Folha de papel A4 ou A3; · Marcadores. IMPRIMIR MATERIAL DESENHO IMAGINAÇÃO SENTIMENTOS EXPRESSÕES COMO TE SENTES? 30 – 45 min* DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Estimular a criatividade; · Desenvolver a expressão emocional; · Aumentar o vocabulário de expressão pessoal. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Pedir às crianças para pensarem como se estão a sentir naquele momento; 2. Distribuir uma folha com o desenho incompleto e pedir que cada um complete o desenho de forma a representar como se sente naquele dia. O/A tutor/a também deve completar um desenho; 3. Cada um apresenta o seu desenho e explica o que representa; 4. Durante as apresentações dos desenhos colocar questões, como: Costumas sentir-te assim muitas vezes? O que te faz sentir assim? Como muda o teu estado de humor? O que te faz mais feliz? O que te faz sentir medo? O que te deixa triste? O que foi mais fácil/difícil de desenhar? Gostaste de fazer o desenho? 5. Pedir às crianças para desenharem e/ou escreverem em redor do desenho o que despoleta aquelas emoções e no final apresentar novamente o seu desenho com estes novos elementos. * Dependendo do nº de participantes e aprofundamento. ADIVINHA AS EMOÇÕES I 45 – 60 min* 1 – 4 OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Estimular a criatividade; · Desenvolver a expressão emocional; · Aumentar o vocabulário de expressão emocional. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Distribuir uma folha com o desenho incompleto e pedir que cada participante complete o desenho de acordo com a sua imaginação. Explicar que podem desenhar a personagem que quiserem sem restrições e podem apresentar também características associadas à profissão ou a uma atividade que a pessoa faz. Dar 10 minutos para o desenho ser o mais completo possível; 2. À vez, cada um apresenta o seu desenho, e os outros têm que dizer quem é e como se sente aquela personagem. Para facilitar, pode colocar questões como: O que fará alguém sentir-se assim? Costumas sentir-te assim muitas vezes? O que pode mudar este estado de humor? O que te faz mais feliz? O que te faz medo? O que te deixa triste? O que foi mais fácil/difícil de desenhar? Gostaste de fazer o desenho?; 3. Pode pedir às crianças para escreverem, em redor do desenho, a descrição daquela personagem: quem é, o que faz, do que gosta e do que não gosta. No final, todos apresentam o seu desenho, lendo o que escreveram. * Dependendo do nº de participantes e aprofundamento. ADIVINHA AS EMOÇÕES II 45 – 60 min* 1 – 4 OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Estimular a criatividade; · Desenvolver a expressão emocional; · Aumentar o vocabulário de expressão emocional. MATERIAIS COMPLEMENTARES Papéis soltos com emoções. PASSOS 1. Pedir que cada participante retire aleatoriamente um papel e leia a emoção que lá vem escrita (apoiar as crianças com dificuldade na leitura e/ou interpretação); 2. Distribuir uma folha com o desenho incompleto e pedir que cada um complete o desenho representando a emoção que estava escrita no seu papel. Dar 10 minutos para o desenho ficar o mais completo possível; 3. À vez, cada um mostra o seu desenho, e os outros têm que adivinhar/interpretar qual a emoção que sente aquela personagem. Pode colocar questões como: O que fará alguém sentir-se assim? Quem se costuma sentir assim? O que costuma fazer as pessoas sentirem-se assim?; 4. Pode pedir-se às crianças para escreverem em redor do desenho o nome da emoção que estava escrita no papel e uma frase que explique porque é que a personagem ficou a sentir-se assim. Para participantes com mais dificuldades ao nível do Português o/a tutor/a pode escrever aquilo que a criança diz. No final, todos apresentam o seu desenho, lendo o que escreveram. * Dependendo do nº de participantes e aprofundamento. DICAS / NOTAS Sempre que se fala de emoções prevenir situações de desconforto, não “puxar” por sentimentos/emoções negativas; Usar a terceira pessoa, uma personagem ou o “global” para ajudar a falar de emoções diminuindo a exposição pessoal e protegendo o aluno, especialmente ao falar de emoções negativas, exemplo: o que achas/acham que faz as pessoas se sentirem tristes? Pode usar-se este desenho para explorar personagens de uma história que se leu, por exemplo, no final da leitura de um livro pedir que ilustrem o sentimento da personagem X quando Y aconteceu;