VOLTAR LISTA DE RECURSOS Conta-me o que vês CONCENTRAÇÃO CRIATIVIDADE ESCRITA MEMÓRIA ORALIDADE VOCABULÁRIO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DESCRIÇÃO Jogo composto por vários cenários e puzzles dos mesmos cenários. COMO FAZER Imprimir materiais em duplicado, e recortar os elementos nos cenários de uma das cópias. MATERIAL · Imagens impressas; · Tesoura. IMPRIMIR MATERIAL DESCREVER ATENÇÃO COLABORAÇÃO OUVIR PUZZLE OUVE-ME COM ATENÇÃO! 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Desenvolver a capacidade descritiva; · Promover o trabalho de equipa; · Desenvolver a atenção e capacidade de concentração; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES Pode-se usar cartão para as peças ficarem mais rijas e colar velcro no verso das peças para se poder ‘colar’ num feltro. PASSOS 1. As crianças colocam-se de costas uma para a outra; 2. A criança A recebe um cenário e a criança B recebe peças; 3. (Liga-se o cronómetro) A criança A começa a descrever o desenho (por exemplo: no canto inferior direito existe uma árvore alta e fina); 4. A criança B no grupo de imagens que tem procura a “árvore alta e fina” e coloca-a no canto inferior direito da folha; 5. Depois passam para o céu e assim por diante até o desenho ficar completo; 6. No fim, confirmam se realmente está igual ou não, e podem em conjunto criar uma história baseada no desenho. CONTA-ME A HISTÓRIA! 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Estimular a criatividade; · Desenvolver a expressão escrita. MATERIAIS COMPLEMENTARES .Folha; .Lápis. PASSOS 1. A criança recebe o desenho e tem 1 minuto para o memorizar; 2. Em seguida deve reproduzi-lo com as peças e ao mesmo tempo descrevê-las; 3. Depois de o puzzle estar concluído deve ver como está a sua memória. Ficou igual? 4. Em seguida, deve criar uma história do que vê; poderá escrever a história (dependendo das suas capacidades podem ser palavras soltas, frases ou um texto). DICAS / NOTAS Este jogo pode ser adaptado para profissões, corpo humano, vestuário, etc.