4A

DESCRIÇÃO

Jogo composto por vários cenários e puzzles dos mesmos cenários.

COMO FAZER

Imprimir materiais em duplicado, e recortar os elementos nos cenários de uma das cópias.

MATERIAL

· Imagens impressas;
· Tesoura.

OUVE-ME COM ATENÇÃO!

15 – 30 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Desenvolver a capacidade descritiva;
· Promover o trabalho de equipa;
· Desenvolver a atenção e capacidade de concentração;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Pode-se usar cartão para as peças ficarem mais rijas e colar velcro no verso das peças para se poder ‘colar’ num feltro.

PASSOS

1. As crianças colocam-se de costas uma para a outra;

2. A criança A recebe um cenário e a criança B recebe peças;

3. (Liga-se o cronómetro) A criança A começa a descrever o desenho (por exemplo: no canto inferior direito existe uma árvore alta e fina);

4. A criança B no grupo de imagens que tem procura a “árvore alta e fina” e coloca-a no canto inferior direito da folha;

5. Depois passam para o céu e assim por diante até o desenho ficar completo;

6. No fim, confirmam se realmente está igual ou não, e podem em conjunto criar uma história baseada no desenho.

CONTA-ME A HISTÓRIA!

15 – 30 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade;
· Estimular a criatividade;
· Desenvolver a expressão escrita.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

.Folha;
.Lápis.

PASSOS

1. A criança recebe o desenho e tem 1 minuto para o memorizar;

2. Em seguida deve reproduzi-lo com as peças e ao mesmo tempo descrevê-las;

3. Depois de o puzzle estar concluído deve ver como está a sua memória. Ficou igual?

4. Em seguida, deve criar uma história do que vê; poderá escrever a história (dependendo das suas capacidades podem ser palavras soltas, frases ou um texto).

DICAS / NOTAS

Este jogo pode ser adaptado para profissões, corpo humano, vestuário, etc.