VOLTAR LISTA DE RECURSOS Desenha o que está dentro AUTOCONHECIMENTO CRIATIVIDADE MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM ORALIDADE ORGANIZAÇÃO & PLANEAMENTO VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Uma ilustração incompleta que mostra um armário com um espaço vazio e a instrução “O que está dentro?” COMO FAZER Descarregar a imagem deste PDF e imprimir, ou copiá-la, para uma folha de papel. MATERIAL · Folha de papel A4 ou A3; · Marcadores. IMPRIMIR MATERIAL DESENHO ARMÁRIO OBJETOS DESENHA O QUE ESTÁ DENTRO… 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Desenvolver a oralidade; · Aprender vocabulário; · Estimular a criatividade; · Promover o autoconhecimento. MATERIAIS COMPLEMENTARES Material de desenho. PASSOS 1. Apresentar a ilustração e perguntar às crianças como a interpretam; 2. Distribuir uma folha a cada participante, pedir para imaginarem que aquele desenho representa um armário com os seus objetos mais preciosos / ou que gostavam de ter, e para os desenharem; 3. Cada participante (e o/a tutor/a, especialmente se for uma sessão individual) deve mostrar o seu desenho e falar sobre ele; 4. Dependendo do nível de proficiência em português e da idade, pedir às crianças para escreverem os nomes dos objetos ou uma frase/texto a explicar o que desenharam e porquê. DICAS / NOTAS Podem-se trabalhar diferentes temas ou categorias de objetos. Por exemplo: se o foco da sessão for aprender alimentos, pode-se começar com esta atividade pedindo à criança para desenhar os alimentos que já conhece; Nesta atividade também se podem explorar, a um nível mais abstrato e com um nível de proficiência mais avançado, os gostos, preferências, e os sonhos, ou a um nível mais concreto e simples, as cores, as formas, e vocabulário ligado à localização: à direita, à esquerda, em cima, em baixo, dentro e fora.