O_QUE_ESTA_DENTRO_BIG

DESCRIÇÃO

Uma ilustração incompleta que mostra um armário com um espaço vazio e a instrução “O que está dentro?”

COMO FAZER

Descarregar a imagem deste PDF e imprimir, ou copiá-la, para uma folha de papel.

MATERIAL

· Folha de papel A4 ou A3;
· Marcadores.

DESENHA O QUE ESTÁ DENTRO…

15 – 30 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade;
· Aprender vocabulário;
· Estimular a criatividade;
· Promover o autoconhecimento.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Material de desenho.

PASSOS

1. Apresentar a ilustração e perguntar às crianças como a interpretam;

2. Distribuir uma folha a cada participante, pedir para imaginarem que aquele desenho representa um armário com os seus objetos mais preciosos / ou que gostavam de ter, e para os desenharem;

3. Cada participante (e o/a tutor/a, especialmente se for uma sessão individual) deve mostrar o seu desenho e falar sobre ele;

4. Dependendo do nível de proficiência em português e da idade, pedir às crianças para escreverem os nomes dos objetos ou uma frase/texto a explicar o que desenharam e porquê.

DICAS / NOTAS

Podem-se trabalhar diferentes temas ou categorias de objetos. Por exemplo: se o foco da sessão for aprender alimentos, pode-se começar com esta atividade pedindo à criança para desenhar os alimentos que já conhece;

Nesta atividade também se podem explorar, a um nível mais abstrato e com um nível de proficiência mais avançado, os gostos, preferências, e os sonhos, ou a um nível mais concreto e simples, as cores, as formas, e vocabulário ligado à localização: à direita, à esquerda, em cima, em baixo, dentro e fora.