VOLTAR LISTA DE RECURSOS Dominó da diversidade DESENVOLVIMENTO SOCIAL INTERCULTURALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo composto por 28 peças. COMO FAZER Imprimir as peças, colar numa numa cartolina/cartão (reutilizar), cortar as peças do dominó e colorir (opcional). MATERIAL Peças de dominó impressas; Material reutilizado para reforçar as peças (caixa de cereais, restos de cartolina ou caixas de cartão); Tesoura; Cola; Lápis; Canetas de cor (opcional). IMPRIMIR MATERIAL DIVERSIDADE DOMINÓ JOGO RESPEITO DISCRIMINAÇÃO VAMOS APRENDER COM O DOMINÓ? 30 – 45 min 2 – 4 OBJETIVOS · Desmistificar preconceitos; · Aprendizagem de novo vocabulário; · Melhorar a concentração e o foco. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Distribuir as peças pelos/as participantes, 7 para cada um/a se forem dois/duas participantes. As peças que sobrarem podem ser removidas do jogo ou se tornarem uma pilha de “reserva” para os/as participantes quando não tiverem alguma que se encaixa no tabuleiro; 2. Colocar as 7 peças na frente de cada participante para visualizá-las, mas cuidado para não mostrá-las sem querer ao adversário/a; 3. Retirar das peças que sobraram, uma peça e colocá-la no centro da mesa para iniciar o jogo; 4. Escolher quem irá iniciar o jogo, por exemplo por idades ou com alguma dinâmica para o efeito, e colocar a primeira peça; 5. De seguida, cada participante deve colocar à peça que encaixa numa das extremidades da peça do/a adversário/a. Continuar a jogar até que alguém fique sem peças de reserva; 6. Caso o/a participante não tenha uma peça para jogar, pode ir buscar na reserva ou passar a vez e joga o/a adversário/a; 7. O jogo termina quando um/a participante fica sem peças; 8. Durante o jogo, promover a reflexão junto com os/as participantes sobre a diversidade, as diferentes culturas e países, as diferenças e semelhanças entre as pessoas, e a importância do respeito entre todos e todas. DICAS / NOTAS Para crianças mais velhas, pode-se fazer uma pesquisa posteriormente acerca das diversas questões que foram encontrando ou levantando durante o jogo. Ao se colocar uma peça, pode-se destacar uma característica positiva acerca da personagem, de forma a desmistificar preconceitos ou inventar uma história para cada personagem, trabalhando assim as associações que fazemos a pessoas com certas características.