exercícios para trabalhar as emoções

DESCRIÇÃO

25 ilustrações de caras com diferentes expressões

COMO FAZER

Descarregar as imagens deste PDF e imprimir.

MATERIAL

Ilustrações impressas.

NOME DAS
EMOÇÕES

0 – 15 min*

1 – 4

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade e/ou a escrita;
· Promover o autoconhecimento;
· Identificar expressões e emoções.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Caneta / lápis.

PASSOS

1. Apresentar as ilustrações e perguntar o que significam;

2. Em conjunto, dar um nome a cada uma das expressões ou emoções;

3. Pedir a cada participante para escolher uma expressão favorita e menos favorita, e explicar porquê;

4. Dependendo do nível de proficiência em português e da idade, pedir aos participantes para escrever o nome de cada emoção debaixo da ilustração, ou dizer oralmente.

* Depende do nº de participantes e do nível de profundidade da exploração do tema.

AS MINHAS
EMOÇÕES

15 – 30 min*

1 – 4

OBJETIVOS

· Desenvolver a oralidade e/ou a escrita;
· Promover o autoconhecimento;
· Identificar expressões e emoções.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Caneta / lápis.

PASSOS

1. Apresentar as ilustrações e perguntar o que significam;

2. Explorar as emoções associadas a aquele dia ou à vida diária do participante e perguntar “como te sentiste quando…?”, pedindo para selecionar uma ilustração;

3. Poderá também responder às questões e selecionar a ilustração que as representa;

4. Dependendo do nível de proficiência em português e da idade, pedir a cada participante para escrever, ou dizer, a sua rotina diária e como se sente em cada situação.

* Depende do nº de participantes e do nível de profundidade da exploração do tema.

DICAS / NOTAS

Com crianças mais pequenas, poderá fazer-se uma seleção prévia de algumas emoções mais “básicas” a trabalhar/utilizar no jogo; com crianças mais velhas e jovens poderemos trabalhar todas as emoções.

Poderá ser necessário trabalhar as emoções de forma individual e não em grupo.