1. recurso estações do ano

DESCRIÇÃO

Jogo composto por 24 cartões, 20 com imagens de diferentes elementos das estações do ano e 4 com imagens ilustrativas a cada estação do ano. Cada cartão tem a palavra do objeto ou estação do ano apresentado na imagem. 

 

COMO FAZER

Imprimir os cartões das imagens que compõem a atividade. Recortar as imagens e os nomes e colocar sobre um cartão/cartolina. 

MATERIAL

· Imagens impressas;
· Cartão/cartolina;
· Tesoura;
· Cola.

MEMORIZA AS ESTAÇÕES

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

  • Identificar o nome dos diferentes elementos e estações do ano em português, através do reconhecimento do desenho na imagem;
  • Aumentar o vocabulário em português;
  • Promover a concentração;
  • Treinar a memória visual;
  • Treinar a leitura de palavras.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Imprimir os cartões em duplicado;

2. Para iniciar o jogo, mostrar todos os cartões dos diferentes elementos e estações do ano que compõem o jogo e, em conjunto, descobrir o nome de cada elemento e estação em português;

3. Colocar todos os cartões que compõem o jogo virados para cima, de forma que as crianças consigam ver os diferentes pares; 

4. Virar todos os cartões para baixo, pedir a cada criança para virar dois cartões de cada vez e ver se fazem um par de imagens iguais, sendo que ao virá-los devem verbalizar o nome em português do elemento ou estação representada no cartão;

5. Caso não calhe um par igual, a criança deve voltar a colocar os cartões para baixo e passar a vez à outra criança que deverá voltar dois cartões, tentando encontrar um par;

6. O jogo deve continuar até se descobrirem todos os pares, alternando sempre a vez dos e das participantes.

JUNTA AS CARTAS

15 – 30 min

1 – 3

OBJETIVOS

  • Identificar o nome dos diferentes elementos e estações do ano em português;
  • Aumentar o vocabulário em português;
  • Promover a concentração;
  • Promover a memória;
  • Treinar a leitura de palavras;
  • Relacionar os diferentes elementos com cada estação do ano.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Para iniciar o jogo, mostrar todos os cartões dos diferentes elementos e estações do ano que compõem o jogo e, em conjunto, descobrir o nome de cada elemento e estação em português;

2. Numa cartolina dividida em quatro, colar cada cartão que representa as estações (os 4 cartões com as árvores) numa das divisões da cartolina, de forma que as crianças os consigam ver, identificar e diferenciar as diferentes estações;

3. Colocar os outros 20 cartões com os elementos voltados para baixo e pedir às crianças que, à vez, vão tirando um;

4. Ao virar o cartão, a criança deve verbalizar o nome em português do elemento representado no cartão e, deve colá-lo na divisão da cartolina que corresponde à estação do ano a que o elemento está associado;

5. O jogo deve continuar até se associarem todos os cartões às estações do ano, alternando sempre a vez dos participantes.

DICAS / NOTAS

É importante ter em conta que, no país de origem das crianças, as estações podem-se manifestar de uma forma diferente do que em Portugal, por isso, antes de iniciar a atividade, pode-se questionar às crianças se as estações do ano são diferentes no seu país e, explicar que, em Portugal, é diferente e mostrar como é diferente.