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DESCRIÇÃO

Conjunto de 24 cartões com imagens, formando 2 baralhos de 12 cartas cada – um baralho azul e outro verde.

COMO FAZER

Recortar imagens variadas de qualquer recurso reutilizável (por exemplo: revistas, publicidade, livros antigos…)

As imagens devem ser selecionadas com vista a formar pares, associados ao som ou à sílaba inicial comum das palavras representadas nas imagens. Por exemplo: laranja e lagarta formam um par porque ambas começam pela sílaba “la”.

Também se pode optar por fazer pares tendo por base terminação das palavras – pares que rimam, como por exemplo: balão e coração.

MATERIAL


· Material reutilizado (revistas, jornais, caixas de produtos, folhetos comerciais);
· Restos de cartolina ou cartão de duas cores diferentes;
· Tesoura ou x-ato.
· Caixas de cartão;

ONDE ESTÁ O SOM?

45 – 60 min*

1 – 4

OBJETIVOS

· Desenvolver a consciência fonológica;
· Melhorar a oralidade;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Folhas de anotações;
· Canetas;

PASSOS

1. Dar a cada jogador (ou par, caso sejam 4 participantes) um baralho;

2. Explicar que um jogador tem de lançar uma carta e o outro tem que descobrir no seu baralho uma carta que tenha o mesmo som (inicial ou final) – ex. Laranja e Lagarta ou Caneta e Caderno | Avião e Pavão ou Casa e Asa; quem acertar pode ganhar um ponto – ou apenas reforço positivo “boa!”;

3. Repetir o procedimento alternando entre os dois baralhos;

4. Ajudar a identificar a sílaba, repetindo a palavra e reforçando o som;

5. Pode escrever o nome das imagens de cada baralho à medida vão sendo descobertas para apoiar a associação entre os sons e as letras/sílabas correspondentes.

* Dependendo do nº de participantes e aprofundamento.

IMAGENS & PALAVRAS

45 – 60 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Desenvolver a consciência fonológica;
· Melhorar a oralidade;
· Desenvolver a escrita;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Cartões com o nome de cada imagem;
· Folhas de anotações e canetas;

Pode jogar-se com 1 ou 2 baralhos. Para cada baralho em jogo tem que haver o cartão correspondente com o nome da imagem.

PASSOS

1. Dispor em cima da mesa 1 ou 2 baralhos com as imagens viradas para cima;

2. Dentro de um saco/caixa devem estar cartões com o nome das imagens (podem estar apenas as do baralho em jogo ou dos dois baralhos, conforme o nível de complexidade que se queira imprimir ao jogo, ou o número de jogadores);

3. Pedir a um jogador para retirar uma carta com uma palavra e procura identificar a imagem correspondente.

4. Apoiar (ou pedir aos colegas) na leitura do cartão para chegar ao som da palavra e fazer correspondência com as imagens;

5. Quando o jogador acerta pode ganhar um ponto ou apenas reforço positivo “boa!”;

6. Repetir o procedimento até todas as imagens estarem etiquetadas;

7. Se se jogou com os dois baralhos, pode fazer um segundo momento de jogo onde se identificam os pares – juntar todas as cartas que começam/terminam com o mesmo som.

DICAS / NOTAS

Promover a descoberta pelos participantes de mais palavras que terminam ou iniciam com os mesmo sons (podem registar-se também);

Podem levar-se jornais, revistas e catálogos para que os alunos procurem imagens ou palavras que começam/terminam pela mesma letra.