VOLTAR LISTA DE RECURSOS Imagens e Sons VOCABULÁRIO ORALIDADE MEMÓRIA DESCRIÇÃO Conjunto de 24 cartões com imagens, formando 2 baralhos de 12 cartas cada – um baralho azul e outro verde. COMO FAZER Recortar imagens variadas de qualquer recurso reutilizável (por exemplo: revistas, publicidade, livros antigos…) As imagens devem ser selecionadas com vista a formar pares, associados ao som ou à sílaba inicial comum das palavras representadas nas imagens. Por exemplo: laranja e lagarta formam um par porque ambas começam pela sílaba “la”. Também se pode optar por fazer pares tendo por base terminação das palavras – pares que rimam, como por exemplo: balão e coração. MATERIAL · Material reutilizado (revistas, jornais, caixas de produtos, folhetos comerciais); · Restos de cartolina ou cartão de duas cores diferentes; · Tesoura ou x-ato. · Caixas de cartão; SONS LETRAS PALAVRAS SÍLABAS JOGO EDUCATIVO ONDE ESTÁ O SOM? 45 – 60 min* DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Desenvolver a consciência fonológica; · Melhorar a oralidade; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES · Folhas de anotações; · Canetas; PASSOS 1. Dar a cada criança (ou par, caso sejam 4 participantes) um baralho; 2. Explicar que cada criança tem de lançar uma carta, e a outra tem que descobrir no seu baralho uma carta que tenha o mesmo som (inicial ou final) – ex. Laranja e Lagarta ou Caneta e Caderno | Avião e Pavão ou Casa e Asa; quem acertar pode ganhar um ponto – ou apenas reforço positivo “boa!”; 3. Repetir o procedimento alternando entre os dois baralhos; 4. Ajudar a identificar a sílaba, repetindo a palavra e reforçando o som; 5. Pode escrever o nome das imagens de cada baralho à medida vão sendo descobertas para apoiar a associação entre os sons e as letras/sílabas correspondentes. * Dependendo do nº de participantes e aprofundamento. IMAGENS & PALAVRAS 45 – 60 min 1 – 4 OBJETIVOS · Desenvolver a consciência fonológica; · Melhorar a oralidade; · Desenvolver a escrita; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES · Cartões com o nome de cada imagem; · Folhas de anotações e canetas; Pode jogar-se com 1 ou 2 baralhos. Para cada baralho em jogo tem que haver o cartão correspondente com o nome da imagem. PASSOS 1. Dispor em cima da mesa 1 ou 2 baralhos com as imagens viradas para cima; 2. Dentro de um saco/caixa devem estar cartões com o nome das imagens (podem estar apenas as do baralho em jogo ou dos dois baralhos, conforme o nível de complexidade que se queira imprimir ao jogo, ou o número de jogadores); 3. Pedir a a uma criança para retirar uma carta com uma palavra e procurar identificar a imagem correspondente. 4. Apoiar (ou pedir aos colegas) na leitura do cartão para chegar ao som da palavra e fazer correspondência com as imagens; 5. Quando a criança acerta pode ganhar um ponto ou apenas reforço positivo “boa!”; 6. Repetir o procedimento até todas as imagens estarem etiquetadas; 7. Se se jogou com os dois baralhos, pode fazer um segundo momento de jogo onde se identificam os pares – juntar todas as cartas que começam/terminam com o mesmo som. DICAS / NOTAS Promover a descoberta pelas crianças de mais palavras que terminam ou iniciam com os mesmo sons (podem registar-se também); Podem levar-se jornais, revistas e catálogos para que os alunos procurem imagens ou palavras que começam/terminam pela mesma letra.