7

DESCRIÇÃO

Jogo composto por dois baralhos de 17 cartões com imagens de diferentes partes do corpo humano e palavras respetivas do corpo humano.

COMO FAZER

– Imprimir os 17 cartões duas vezes, a cores, em tamanho A4;
– Colar as imagens em cartão/cartolina reutilizado, recortar e plastificar (opcional);
– Para complementar, imprimir os dois desenhos do corpo humano da menina e do menino.

MATERIAL

· Imagens impressas a cores;
· Cartão ou cartolina reutilizados;
· Tesouras;
· Papel de plastificar (opcional).

JOGO DA MEMÓRIA

15 – 30 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Identificar os nomes das diferentes partes do corpo em português;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Identificar os sons correspondentes às palavras;
· Aumentar a concentração e a memorização.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Colocar os cartões que compõem o jogo, na mesa, voltados para cima, de modo a que a criança possa ver as diferentes partes do corpo existentes nos cartões;

2. Identificar, com as crianças, o nome das partes do corpo que estão nos cartões;

3. Depois de observar bem os cartões, colocá-los voltados para baixo e baralhar para trocar a ordem;

4. Pedir a uma das crianças para voltar um dos cartão e dizer o nome da parte do corpo nele existente (as restantes crianças podem ajudar) e, de seguida, voltar outro cartão que pensa ter a mesma imagem;

5. Se descobrir um par, dizer o nome da parte do corpo, e conforme o nível de proficiência em português e a idade da criança, pode pedir-se para ela dizer o que se faz com essa parte do corpo, como por exemplo, a boca serve para falar…

6. Caso o par não seja igual, a criança deve dizer o nome da nova parte do corpo e voltar ambas as cartas para baixo;

7. Continuar a jogar até se descobrirem todos os pares – alternando a vez das crianças;

8. Cada vez que se vira uma carta, deve verbalizar-se o nome da parte do corpo que sai, para que os participantes comecem a dizer também o nome em português, promovendo, também, algum vocabulário complementar como por exemplo: andar, correr, cheirar, ver, rir, etc., – relacionado com as funções das partes do corpo.

LER O CORPO

15 – 30 min*

1 – 3

OBJETIVOS

· Identificar os nomes das diferentes partes do corpo em português;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Identificar os sons correspondentes às palavras;
· Melhorar a leitura das palavras apresentadas nos cartões.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Uma caixa ou saco de modo a que seja retirada uma carta surpresa.

PASSOS

1. Os participantes retiram um cartão de cada vez. Pedir que leiam a palavra correspondente a cada parte do corpo do cartão que retiraram (auxiliar separando por sílabas. Ex: Ca-be-lo);

2. Conforme a idade, e/ou o nível de proficiência em português, pode usar-se a imagem para ajudar a descobrir a palavra escrita e as letras que a compõem, ou tapar-se a imagem para reforçar apenas a leitura e a imagem serve para a correção;

3. Voltar a colocar todas as imagens no saco e retirar uma aleatoriamente. Deve ler-se ou dizer-se o nome da parte do corpo que consta nessa imagem e o participante deve tentar identificá-la no seu próprio corpo , mostrando o desenho para confirmar se a identificou corretamente;

4. Se os participantes já iniciaram a escrita, pode promover-se um exercício de escrita do nome das partes do corpo, retirando um cartão e tapando a palavra. Os participantes devem tentar escrever o nome da parte do corpo, com o auxílio dos sons da palavra. Depois confirma-se com a palavra correta.

5. Promover a exploração de vocabulário complementar sobre as partes do corpo, conforme as suas funções, como por exemplo: andar, correr, cheirar, ver, rir, etc. Podem criar-se frases que o dinamizador escreverá, sobre cada parte do corpo;

6. Os participantes podem ser desafiados a associar as frases aos cartões com as partes do corpo correspondentes, como por exemplo: as pernas servem para andar – cartão perna. Promover a identificação da palavra perna que está escrita no cartão com aquela que está na frase.

* Dependendo do nº de participantes e aprofundamento.

COMO SE ESCREVE O CORPO HUMANO

15 – 30 min*

1 – 3

OBJETIVOS

· Identificar os nomes das diferentes partes do corpo em português;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Identificar os sons correspondentes às palavras;
· APromover a leitura e a escrita das palavras.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Folha branca; Lápis; Desenho do corpo humano, com espaços para escrever as partes do corpo.

PASSOS

1. Mostrar aos participantes um cartão de cada vez, procurando que leiam a palavra correspondente a cada parte do corpo (auxiliar separando por sílabas. Ex: Ca-be-lo);

2. Após a leitura de todos os cartões, voltam a ser guardados no saco e mostra-se aos participantes uma imagem do corpo humano;

3. Os participantes devem procurar escrever as palavras no respetivo espaço na folha, correspondendo às partes do corpo vistas anteriormente. Auxiliar os participantes na escrita, novamente, através da separação silábica, dos sons e nome das letras;

4. No final, os participantes, à vez, retiram os cartões e verificam se as palavras estavam escritas corretamente. Caso não estejam, devem-se corrigir;

5. Promover a exploração de vocabulário complementar sobre as partes do corpo, conforme as suas funções, como por exemplo: andar, correr, cheirar, ver, rir, etc. Pode promover-se a escrita de uma frase, para cada parte do corpo identificada, e colar na zona correspondente do boneco.

* Dependendo do nº de participantes e aprofundamento.

DICAS / NOTAS

A atividade pode ser adaptada, dependendo da idade e desenvolvimento da criança, trabalhando-se com mais ou menos cartões;

Ao nível do pré-escolar, podem ser utilizadas apenas imagens, permitindo-se que as crianças explorem as letras que conhecem.