VOLTAR LISTA DE RECURSOS Jogo do Corpo Humano AUTOCONHECIMENTO ESCRITA LEITURA ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo composto por dois baralhos de 17 cartões com imagens de diferentes partes do corpo humano e palavras respetivas do corpo humano. COMO FAZER – Imprimir os 17 cartões duas vezes, a cores, em tamanho A4; – Colar as imagens em cartão/cartolina reutilizado, recortar e plastificar (opcional); – Para complementar, imprimir os dois desenhos do corpo humano da menina e do menino. MATERIAL · Imagens impressas a cores; · Cartão ou cartolina reutilizados; · Tesouras; · Papel de plastificar (opcional). IMPRIMIR MATERIAL CORPO PESSOA PALAVRAS DESCOBRIR JOGO DA MEMÓRIA 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Identificar os nomes das diferentes partes do corpo em português; · Aumentar o vocabulário em português; · Identificar os sons correspondentes às palavras; · Aumentar a concentração e a memorização. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Colocar os cartões que compõem o jogo, na mesa, voltados para cima, de modo a que a criança possa ver as diferentes partes do corpo existentes nos cartões; 2. Identificar, com as crianças, o nome das partes do corpo que estão nos cartões; 3. Depois de observar bem os cartões, colocá-los voltados para baixo e baralhar para trocar a ordem; 4. Pedir a uma das crianças para voltar um dos cartão e dizer o nome da parte do corpo nele existente (as restantes crianças podem ajudar) e, de seguida, voltar outro cartão que pensa ter a mesma imagem; 5. Se descobrir um par, dizer o nome da parte do corpo, e conforme o nível de proficiência em português e a idade da criança, pode pedir-se para ela dizer o que se faz com essa parte do corpo, como por exemplo, a boca serve para falar… 6. Caso o par não seja igual, a criança deve dizer o nome da nova parte do corpo e voltar ambas as cartas para baixo; 7. Continuar a jogar até se descobrirem todos os pares – alternando a vez das crianças; 8. Cada vez que se vira uma carta, deve verbalizar-se o nome da parte do corpo que sai, para que os participantes comecem a dizer também o nome em português, promovendo, também, algum vocabulário complementar como por exemplo: andar, correr, cheirar, ver, rir, etc., – relacionado com as funções das partes do corpo. LER O CORPO 15 – 30 min* 1 – 3 OBJETIVOS · Identificar os nomes das diferentes partes do corpo em português; · Aumentar o vocabulário em português; · Identificar os sons correspondentes às palavras; · Melhorar a leitura das palavras apresentadas nos cartões. MATERIAIS COMPLEMENTARES Uma caixa ou saco de modo a que seja retirada uma carta surpresa. PASSOS 1. Os participantes retiram um cartão de cada vez. Pedir que leiam a palavra correspondente a cada parte do corpo do cartão que retiraram (auxiliar separando por sílabas. Ex: Ca-be-lo); 2. Conforme a idade, e/ou o nível de proficiência em português, pode usar-se a imagem para ajudar a descobrir a palavra escrita e as letras que a compõem, ou tapar-se a imagem para reforçar apenas a leitura e a imagem serve para a correção; 3. Voltar a colocar todas as imagens no saco e retirar uma aleatoriamente. Deve ler-se ou dizer-se o nome da parte do corpo que consta nessa imagem e o participante deve tentar identificá-la no seu próprio corpo , mostrando o desenho para confirmar se a identificou corretamente; 4. Se os participantes já iniciaram a escrita, pode promover-se um exercício de escrita do nome das partes do corpo, retirando um cartão e tapando a palavra. Os participantes devem tentar escrever o nome da parte do corpo, com o auxílio dos sons da palavra. Depois confirma-se com a palavra correta. 5. Promover a exploração de vocabulário complementar sobre as partes do corpo, conforme as suas funções, como por exemplo: andar, correr, cheirar, ver, rir, etc. Podem criar-se frases que o dinamizador escreverá, sobre cada parte do corpo; 6. Os participantes podem ser desafiados a associar as frases aos cartões com as partes do corpo correspondentes, como por exemplo: as pernas servem para andar – cartão perna. Promover a identificação da palavra perna que está escrita no cartão com aquela que está na frase. * Dependendo do nº de participantes e aprofundamento. COMO SE ESCREVE O CORPO HUMANO 15 – 30 min* 1 – 3 OBJETIVOS · Identificar os nomes das diferentes partes do corpo em português; · Aumentar o vocabulário em português; · Identificar os sons correspondentes às palavras; · APromover a leitura e a escrita das palavras. MATERIAIS COMPLEMENTARES Folha branca; Lápis; Desenho do corpo humano, com espaços para escrever as partes do corpo. PASSOS 1. Mostrar aos participantes um cartão de cada vez, procurando que leiam a palavra correspondente a cada parte do corpo (auxiliar separando por sílabas. Ex: Ca-be-lo); 2. Após a leitura de todos os cartões, voltam a ser guardados no saco e mostra-se aos participantes uma imagem do corpo humano; 3. Os participantes devem procurar escrever as palavras no respetivo espaço na folha, correspondendo às partes do corpo vistas anteriormente. Auxiliar os participantes na escrita, novamente, através da separação silábica, dos sons e nome das letras; 4. No final, os participantes, à vez, retiram os cartões e verificam se as palavras estavam escritas corretamente. Caso não estejam, devem-se corrigir; 5. Promover a exploração de vocabulário complementar sobre as partes do corpo, conforme as suas funções, como por exemplo: andar, correr, cheirar, ver, rir, etc. Pode promover-se a escrita de uma frase, para cada parte do corpo identificada, e colar na zona correspondente do boneco. * Dependendo do nº de participantes e aprofundamento. DICAS / NOTAS A atividade pode ser adaptada, dependendo da idade e desenvolvimento da criança, trabalhando-se com mais ou menos cartões; Ao nível do pré-escolar, podem ser utilizadas apenas imagens, permitindo-se que as crianças explorem as letras que conhecem.