9

DESCRIÇÃO

Jogo composto por 14 palavras com sons iniciais iguais e 14 imagens cujos sons finais das respectivas palavras também são iguais.

COMO FAZER

Imprimir a tabela com as 14 palavras e a tabela com as 14 imagens. Recortar as palavras e imagens e colar em cartão/cartolina reutilizado.

MATERIAL

· Palavras e imagens impressas;
· Tesoura.

PALAVRAS COM SONS INICIAIS

30 – 45 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Identificar as diferentes palavras escritas;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Identificar e associar sons;
· Aumentar a concentração;
· Desenvolver a leitura e a escrita.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Colocar sobre a mesa as palavras viradas para cima aleatoriamente;

2. Pedir ao participante que junte os pares pelo som da primeira sílaba ( parte inicial da palavra) que lhe parecer semelhante – apoiar com a identificação das letras iguais (exemplo: camisola-cadeira; bota-bola);

3. Reforçar positivamente quando conseguir fazer bem e continuar até todas as palavras estarem associadas;

4. No final, podem escolher um par de palavras que começam pela mesma sílaba e descobrir novas palavras que começam com aquele som;

5. Conforme a idade das crianças, podem-se escrever frases com algumas das palavras, explorando-se vocabulário complementar relacionado com as palavras identificadas, como por exemplo: gostas de jogar à bola? ou de que cor é a camisola?.

DESCOBRE OS SONS DAS IMAGENS

30 – 45 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Aumentar o vocabulário em português;
· Identificar e associar sons;
· Aumentar a concentração.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Colocar sobre a mesa as imagens viradas para cima aleatoriamente. Identificar o nome de todas as imagens;

2. Pedir ao participante que junte as imagens aos pares pelo som da primeira sílaba que lhe parecer semelhante (ex: cadeira-camisola ou bola-bota);

3. Associar todas as imagens e ir reforçando os sons associados que são iguais;

4. No final, pode-se escolher um par de imagens e descobrir novas palavras que se iniciam com aquele som;

5. Consoante a idade dos participantes, podem juntar-se as palavras com os nomes das imagens e promover o jogo de associação da palavra à imagem. No final, promover a descoberta de que as palavras que têm o mesmo som inicial são compostas pelas mesmas letras/sílabas iguais.

DICAS / NOTAS

Esta atividade deve ser adaptada consoante as idades dos participantes, sendo mais adequado a Jardim de Infância o uso das imagens;

Se os participantes forem mais velhos, pode ser pedido que escrevam a palavra por baixo da imagem, ao invés de colar;

Consoante a idade e a proficiência em português dos participantes, promover a comunicação com base nas imagens, como por exemplo: para que servem os objetos; se os usam ou não; que cores têm; quais as suas características – favorecendo a exploração de mais vocabulário complementar.