VOLTAR LISTA DE RECURSOS Jogo dos Sons Iniciais ESCRITA LEITURA ORALIDADE ORGANIZAÇÃO & PLANEAMENTO VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo composto por 14 palavras com sons iniciais iguais e 14 imagens cujos sons finais das respectivas palavras também são iguais. COMO FAZER Imprimir a tabela com as 14 palavras e a tabela com as 14 imagens. Recortar as palavras e imagens e colar em cartão/cartolina reutilizado. MATERIAL · Palavras e imagens impressas; · Tesoura. IMPRIMIR MATERIAL SONS SÍLABAS PALAVRAS IMAGENS PALAVRAS COM SONS INICIAIS 30 – 45 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Identificar as diferentes palavras escritas; · Aumentar o vocabulário em português; · Identificar e associar sons; · Aumentar a concentração; · Desenvolver a leitura e a escrita. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Colocar sobre a mesa as palavras viradas para cima aleatoriamente; 2. Pedir à criança que junte os pares pelo som da primeira sílaba ( parte inicial da palavra) que lhe parecer semelhante – apoiar com a identificação das letras iguais (exemplo: camisola-cadeira; bota-bola); 3. Reforçar positivamente quando conseguir fazer bem e continuar até todas as palavras estarem associadas; 4. No final, podem escolher um par de palavras que começam pela mesma sílaba e descobrir novas palavras que começam com aquele som; 5. Conforme a idade das crianças, podem-se escrever frases com algumas das palavras, explorando-se vocabulário complementar relacionado com as palavras identificadas, como por exemplo: gostas de jogar à bola? ou de que cor é a camisola?. DESCOBRE OS SONS DAS IMAGENS 30 – 45 min 1 – 4 OBJETIVOS · Aumentar o vocabulário em português; · Identificar e associar sons; · Aumentar a concentração. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Colocar sobre a mesa as imagens viradas para cima aleatoriamente. Identificar o nome de todas as imagens; 2. Pedir à criança que junte as imagens aos pares pelo som da primeira sílaba que lhe parecer semelhante (ex: cadeira-camisola ou bola-bota); 3. Associar todas as imagens e ir reforçando os sons associados que são iguais; 4. No final, pode-se escolher um par de imagens e descobrir novas palavras que se iniciam com aquele som; 5. Consoante a idade das crianças, podem juntar-se as palavras com os nomes das imagens e promover o jogo de associação da palavra à imagem. No final, promover a descoberta de que as palavras que têm o mesmo som inicial são compostas pelas mesmas letras/sílabas iguais. DICAS / NOTAS Esta atividade deve ser adaptada consoante as idades das crianças, sendo mais adequado a Jardim de Infância o uso das imagens; Se as crianças forem mais velhas, pode ser pedido que escrevam a palavra por baixo da imagem, ao invés de colar; Consoante a idade e a proficiência em português dos participantes, promover a comunicação com base nas imagens, como por exemplo: para que servem os objetos; se os usam ou não; que cores têm; quais as suas características – favorecendo a exploração de mais vocabulário complementar.