VOLTAR LISTA DE RECURSOS O jogo do armário AUTOCONHECIMENTO CONCENTRAÇÃO CRIATIVIDADE ORALIDADE ORGANIZAÇÃO & PLANEAMENTO VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo composto por 20 imagens numeradas de diferentes peças de roupa das várias estações do ano, um modelo para vestir e um tabuleiro. COMO FAZER Imprimir as diferentes imagens de peças de roupa e o modelo para vestir. MATERIAL · Imagens impressas; · Tesoura; · Cola; · Lápis/canetas de cor. IMPRIMIR MATERIAL ROUPA JOGO ARMÁRIO VESTIR JOGO DA GLÓRIA 30 – 45 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Identificar os nomes das diferentes peças de roupa; · Aumentar o vocabulário em português; · Promover a concentração; · Praticar a contagem; · Estimular a criatividade. MATERIAIS COMPLEMENTARES .Tabuleiro de jogo da glória com 20 casas impresso; .Peças para jogar; .Um dado. PASSOS 1. Para começar o jogo, as crianças devem escolher qual será a sua peça no jogo. Todos lançam o dado uma vez. A quem sair o número mais alto começa o jogo; 2. Cada casa do jogo corresponde a uma peça de roupa das imagens impressas. É necessário recortar as peças de roupa das fichas impressas. Cada participante tem um boneco; 3. À medida que as crianças vão caindo nas casas, devem confirmar qual a peça de roupa compatível e, posteriormente colar nos modelos para vestir; 4. O jogo pode dar a volta as vezes necessárias, até o boneco estar completamente vestido; 5. Por fim, após totalmente vestido, as crianças podem colorir as roupas e o boneco. IMAGEM E PALAVRA 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Desenvolver a consciência fonológica; · Melhorar a oralidade; · Desenvolver a capacidade de escrita; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES .Cartões com o nome de cada imagem; .Folhas de anotações e canetas. PASSOS 1. Dispor em cima da mesa os cartões com as imagens viradas para cima; 2. Dentro de um saco/caixa devem estar cartões com o nome das imagens; 3. Pedir a uma criança para retirar do saco/caixa um cartão com uma palavra, ler e procurar qual a imagem que corresponde ao que leu; 4. Em caso de uma palavra com mais dificuldade, incentivar a pedir o apoio dos colegas, promovendo o trabalho de equipa; 5. Repetir o mesmo processo até todas as imagens estarem etiquetadas. JOGO DA MEMÓRIA 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Identificar os nomes das diferentes peças de roupa; · Aumentar o vocabulário em português; · Promover a concentração; · Aumentar memorização. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Mostrar primeiro os cartões das imagens que compõem o jogo e descobrir em conjunto, o nome das peças de roupa; 2. Dispor os cartões virados para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares e dar um minuto para decorar a localização dos mesmos; 3. Virar todas as cartas para baixo, pedir a uma das crianças para voltar duas cartas e ver se tem um par de imagens iguais; 4. Caso não calhe um par igual, a criança deve voltar a colocar as cartas viradas para baixo e passar a vez a outro/a participante. que deverá voltar duas cartas, tentando encontrar um par; 5. O jogo deve continuar até se descobrirem todos os pares – alternando sempre a vez da criança; 6. Ao voltar uma carta, o participante deve verbalizar o nome da peça de roupa que vê no cartão, para que as restantes crianças digam também, o nome em português. DICAS / NOTAS Quando estão a mencionar as diferentes peças de roupa, perguntar a que estação do ano cada participante acha que pertence; Quando a criança acerta a ligação entre a palavra e a imagem, este pode ganhar um ponto (se estiver a ser jogado com sistema de pontos) ou apenas reforço positivo.