r5

DESCRIÇÃO

Jogo composto por 20 imagens numeradas de diferentes peças de roupa das várias estações do ano, um modelo para vestir e um tabuleiro.

COMO FAZER

Imprimir as diferentes imagens de peças de roupa e o modelo para vestir.

MATERIAL

· Imagens impressas;
· Tesoura;
· Cola;
· Lápis/canetas de cor.

JOGO DA GLÓRIA

30 – 45 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Identificar os nomes das diferentes peças de roupa;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Promover a concentração;
· Praticar a contagem;
· Estimular a criatividade.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

.Tabuleiro de jogo da glória com 20 casas impresso;
.Peças para jogar;
.Um dado.

PASSOS

1. Para começar o jogo, os participantes devem escolher qual será a sua peça no jogo. Todos lançam o dado uma vez. A quem sair o número mais alto começa o jogo;

2. Cada casa do jogo corresponde a uma peça de roupa das imagens impressas. É necessário recortar as peças de roupa das fichas impressas. Cada participante tem um boneco;

3. À medida que os participantes vão caindo nas casas, devem confirmar qual a peça de roupa compatível e, posteriormente colar nos modelos para vestir;

4. O jogo pode dar a volta as vezes necessárias, até o boneco estar completamente vestido;

5. Por fim, após totalmente vestido, os participantes podem colorir as roupas e o boneco.

IMAGEM E PALAVRA

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Desenvolver a consciência fonológica;
· Melhorar a oralidade;
· Desenvolver a capacidade de escrita;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

.Cartões com o nome de cada imagem;
.Folhas de anotações e canetas.

PASSOS

1. Dispor em cima da mesa os cartões com as imagens viradas para cima;

2. Dentro de um saco/caixa devem estar cartões com o nome das imagens;

3. Pedir a um participante para retirar do saco/caixa um cartão com uma palavra, ler e procurar qual a imagem que corresponde ao que leu;

4. Em caso de uma palavra com mais dificuldade, incentivar a pedir o apoio dos colegas, promovendo o trabalho de equipa;

5. Repetir o mesmo processo até todas as imagens estarem etiquetadas.

JOGO DA MEMÓRIA

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Identificar os nomes das diferentes peças de roupa;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Promover a concentração;
· Aumentar memorização.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Mostrar primeiro os cartões das imagens que compõem o jogo e descobrir em conjunto, o nome das peças de roupa;

2. Dispor os cartões virados para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares e dar um minuto para decorar a localização dos mesmos;

3. Virar todas as cartas para baixo, pedir a um dos participantes para voltar duas cartas e ver se tem um par de imagens iguais;

4. Caso não calhe um par igual, o participante deve voltar a colocar as cartas viradas para baixo e passar a vez a outro participante. que deverá voltar duas cartas, tentando encontrar um par;

5. O jogo deve continuar até se descobrirem todos os pares – alternando sempre a vez do participante;

6. Ao voltar uma carta, o participante deve verbalizar o nome da peça de roupa que vê no cartão, para que os participantes digam também, o nome em português.

DICAS / NOTAS

Quando estão a mencionar as diferentes peças de roupa, perguntar a que estação do ano cada participante acha que pertence;

Quando o participante acerta a ligação entre a palavra e a imagem, este pode ganhar um ponto (se estiver a ser jogado com sistema de pontos) ou apenas reforço positivo.