Trabalhar a interculturalidade

DESCRIÇÃO

Jogo composto por 3 puzzles: 1 – Natal Português; 2 – Ano novo do Bangladesh; 3 – Dashain do Nepal.

COMO FAZER

Imprimir as imagens dos puzzles que compõem o jogo, a cores, tamanho A4. Colar a imagem sobre um cartão reutilizado, recortar em quadrados iguais e plastificar (opcional).

MATERIAL

· Imagens impressas, A4, a cores;
· Cartão ou cartolina reutilizados;
· Tesouras;
· Papel de plastificar (opcional).

MONTAR A FESTIVIDADE

30 – 45 min
DURAÇÃO

1 – 4
PARTICIPANTES

OBJETIVOS

· Identificar diferentes festividades;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Aumentar a concentração;
· Promover a interculturalidade.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

PASSOS

1. Colocar sobre a mesa um dos puzzles, com as peças voltadas para cima, espalhadas, e pedir às crianças que o completem. Para apoiar na construção e no aumento do vocabulário em português, identificar as cores e associar as cores iguais e identificar os elementos do puzzle que começam a ficar evidentes, até que o puzzle esteja completo;

2. Pedir às crianças que identifiquem o puzzle: que festividade está representada, em que país, ou países, é festejada;

3. Repetir o procedimento para os restantes puzzles, selecionados conforme as nacionalidades das crianças;

4. Adaptando às idades dos participantes, pode-se promover um diálogo sobre o que interpretam das imagens, fomentar a partilha entre todos os participantes e explorar vocabulário complementar relacionado com vestuário, comida/alimentação, música, entre outros, que podem estar relacionados com as festividades;

5. A atividade pode ser complementada com a pintura da imagem de um puzzle à escolha por cada participante, com as cores que escolher e promovendo a comunicação enquanto ilustram a imagem. Para participantes que já iniciaram a escrita pode pedir-se que escrevam palavras sobre uma das festividades, ou mesmo frases, como por exemplo: no Natal as pessoas comem bacalhau.

DICAS / NOTAS

A atividade pode ser adaptada a diferentes idades, modificando a dificuldade dos puzzles. Podem ser identificadas novas festividades e imagens alusivas para serem recortadas em puzzle e enriquecer a atividade.