VOLTAR LISTA DE RECURSOS Tintas Naturais, Frutas e Vegetais AUTOCONFIANÇA AUTOCONHECIMENTO CRIATIVIDADE DESENVOLVIMENTO ACADÉMICO DESENVOLVIMENTO SOCIAL ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Elaboração de tintas a partir de ingredientes naturais, conservação acerca dos ingredientes e procedimentos necessários para elaboração das mesmas. Desenhar, pintar e/ou colorir desenhos com frutas e vegetais, com as diferentes tintas concebidas. COMO FAZER Assegurar os ingredientes e materiais necessários para elaboração das tintas. Explicar e acompanhar todo o processo de elaboração das mesmas, promovendo a comunicação em português. MATERIAL Folha de papel; Documento impresso com 5 partes representadas – opcional; Ralador, Varinha mágica ou liquidificador; Termo ou caixa com água quente; Coador; Copinhos ou frascos para colocar as tintas (de preferência com tampa); Pincéis; Folhas (de papel cavalinho ou papel de cenário de preferência); Imagens impressas (frutas, vegetais, etc.); Ingredientes: tomate, cenoura, alface/espinafre, beterraba, açafrão em pó, pimentão doce (colorau) em pó, e café em pó. IMPRIMIR MATERIAL TINTAS NATURAIS FRUTAS PLANTAS VEGETAIS TINTAS NATURAIS, FRUTAS E VEGETAIS 45 – 60 min 2 – 4 OBJETIVOS Desenvolver a oralidade; Aumentar o vocabulário em português; Promover a criatividade e imaginação; Desenvolver competências no âmbito das expressões artísticas; Estimular a motricidade fina; Identificar o nome de diferentes cores; Associar determinadas cores a diversas frutas, vegetais e/ou outros objetos; Identificar características de frutas e vegetais, recorrendo à visão, tato, olfato e paladar; Desenvolvimento de consciência ecológica. MATERIAIS COMPLEMENTARES … PASSOS 1. Retirar a casca, as partes verdes e duras da beterraba, cenoura e tomate; 2. Ralar para diferentes recipientes, cada um dos ingredientes; 3. Utilizar a varinha mágica ou um liquidificador para triturar os ingredientes à vez; 4. Juntar água quente (quantidade q.b.) e depois coar para os recipientes definitivos. A quantidade de água depende da quantidade de ingredientes a utilizar e da densidade pretendida para a tinta; 5. Utilizar a varinha mágica, ou o liquidificador para triturar, em diferentes recipientes, as folhas de alface, os espinafres, ou os caules; 6. Juntar água aos poucos, nos diferentes recipientes, até obter a consistência pretendida; 7. Utilizar o coador, para escorrer a tinta; 8. Sugere-se que enquanto o tutor ou tutora estiver a explicar os procedimentos, e a preparação das tintas, explique alguns dos verbos associados às ações realizadas, incentivando as crianças a falar em português. Exemplo de verbos: coar, misturar, mexer, retirar, ralar, juntar… Exemplo de frases: “Estamos a ralar a beterraba…”; “Vamos juntar a cola e mexer bem…”; 9. Adicionar cola branca, como elemento de ligação. Utilizar a quantidade necessária para obter a cor e consistência desejadas. Quanto mais cola adicionar, mais densa e clara a tinta ficará; 10. Para os ingredientes em pó (açafrão, pimentão doce/colorau, café) sugere-se a seguinte relação: por cada 2 colheres de sopa do ingrediente, juntar 2 colheres de sopa de água, e de seguida 4 colheres de sopa de cola branca. Basta mexer muito bem com algum utensílio de cozinha e não é necessário coar ou triturar; 11. Distribuir a folha de papel cavalinho ou papel de cenário, para que a criança comece a pintar com as tintas feitas; 12. Dar a escolher, a cada criança, imagens de frutas e vegetais para colorir (opcional), ou imprimir a folha do recurso com a imagem que contém as diversas partes de uma planta (raiz, caule, folha, flor, fruto) para ser colorida com a cor adequada (opcional); 13. Conversar sobre as características de cada fruta ou vegetal, perguntar sobre os gostos da criança, de forma a incentivando a uma explicação. Exemplo: “Gosto da maçã porque é doce”; “Não gosto do limão porque é ácido…”; 14. Sensibilizar a criança acerca dos benefícios de produtos ecológicos para a saúde das pessoas e do planeta. DICAS / NOTAS Cada ingrediente irá dar origem a uma tinta de cor semelhante à do seu pigmento, mas não exatamente igual. Ao abordar as diferentes partes da planta o tutor ou tutora está a ir ao encontro das aprendizagens essenciais constantes do currículo do primeiro ciclo do ensino básico. Caso seja impresso a folha do recurso poderá encontrar uma imagem para trabalhar as funções de cada parte das plantas. Folha: produz o próprio alimento (fotossíntese); Raiz: ajuda a planta a ficar fixa no solo, e absorve substâncias necessárias para a alimentação: água e sais minerais…; Caule: sustenta a planta e serve de “canal” por onde são transportadas as substâncias absorvidas pela planta…; Flor: é responsável pela reprodução da planta, na medida em dá origem ao fruto…; Fruto: contém as sementes que poderão dar origem a uma nova planta… Salientar que as 5 partes da planta abordadas não estão presentes em todas as plantas (exemplos: os musgos não têm flores nem frutos, os cactos em vez de flores têm espinhos).