VOLTAR LISTA DE RECURSOS Vamos conhecer a escola! CONCENTRAÇÃO DESENVOLVIMENTO ACADÉMICO ESCRITA LEITURA MEMÓRIA MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo composto por cinco folhas. Documento com imagens dos espaços escolares, imagens de materiais escolares, com os respectivos nomes e com linhas para se escrever a descrição da imagem, sopa de letras e palavras cruzadas. COMO FAZER Para a proposta A imprimir as folhas das imagens e da sopa de letras. Para a proposta B imprimir as folhas das imagens (opcional) e das palavras cruzadas. MATERIAL Folha impressas; Lápis; Borracha. IMPRIMIR MATERIAL ESCOLA APRENDIZAGEM JOGO PALAVRAS VAMOS DESCOBRIR A ESCOLA! 15 – 30 min 1 – 4 OBJETIVOS Promover a descrição oral e escrita de imagens; Promover a identificação de palavras; Aumentar o vocabulário; Treinar a leitura e a escrita; Promover a concentração e o conhecimento dos espaços escolares. MATERIAIS COMPLEMENTARES Folha de papel e canetas para esclarecer a escrita de uma palavra caso a criança tenha dúvidas. PASSOS 1. Na folha das imagens, apoiar a criança na identificação das imagens e objetos que a compõem; 2. Pedir a criança para descrever nas linhas a imagem dada de forma escrita (qual a finalidade do espaço/objeto, os objetos que há dentro desse espaço); 3. Após a conclusão da descrição, encontrar na sopa de letras as palavras dadas na folha das imagens; 4. Rever a leitura e escrita das palavras, assim como a descrição das imagens. CONHECES A ESCOLA? 15 – 30 min 1 – 4 OBJETIVOS Promover a identificação de palavras; Aumentar o vocabulário; Treinar a leitura e a escrita; Promover a concentração e a memória. MATERIAIS COMPLEMENTARES Folha de papel e canetas para um eventual esclarecimento acerca da escrita de alguma palavra. PASSOS 1. Apresentar a criança o jogo das palavras cruzadas e explicar o funcionamento; 2. Ler as dicas em conjunto com a criança, esclarecendo qualquer dúvida sobre vocabulário ou significado das palavras; 3. Apoiar à criança a descobrir as palavras através das dicas, promovendo a reflexão com questões; 4. Preencher os espaços com as palavras, pondo uma letra em cada quadrado; 5. Quando as palavras cruzadas estiverem completas, rever o vocabulário aprendido, fazendo a associação com as imagens. DICAS / NOTAS Se a criança estiver num nível muito básico, utilizar a proposta A. Quando usada a proposta B podem ser utilizadas as imagens e/ou objetos para a criança associar a descrição à imagem/objeto.