2. recurso vamos conhecer a escola

DESCRIÇÃO

Jogo composto por cinco folhas. Documento com imagens dos espaços escolares, imagens de materiais escolares, com os respectivos nomes e com linhas para se escrever a descrição da imagem, sopa de letras e palavras cruzadas.

COMO FAZER

Para a proposta A imprimir as folhas das imagens e da sopa de letras. Para a proposta B imprimir as folhas das imagens (opcional) e das palavras cruzadas.

MATERIAL

  • Folha impressas;
  • Lápis;
  • Borracha.

VAMOS DESCOBRIR A ESCOLA!

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

  • Promover a descrição oral e escrita de imagens;
  • Promover a identificação de palavras; 
  • Aumentar o vocabulário;
  • Treinar a leitura e a escrita;
  • Promover a concentração e o conhecimento dos espaços escolares.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Folha de papel e canetas para esclarecer a escrita de uma palavra caso a criança tenha dúvidas.

PASSOS

1. Na folha das imagens, apoiar a criança na identificação das imagens e objetos que a compõem;

2. Pedir a criança para descrever nas linhas a imagem dada de forma escrita (qual a finalidade do espaço/objeto, os objetos que há dentro desse espaço);

3. Após a conclusão da descrição, encontrar na sopa de letras as palavras dadas na folha das imagens;

4. Rever a leitura e escrita das palavras, assim como a descrição das imagens.

CONHECES A ESCOLA?

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

  • Promover a identificação de palavras;
  • Aumentar o vocabulário;
  • Treinar a leitura e a escrita;
  • Promover a concentração e a memória.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Folha de papel e canetas para um eventual esclarecimento acerca da escrita de alguma palavra.

PASSOS

1. Apresentar a criança o jogo das palavras cruzadas e explicar o funcionamento;

2. Ler as dicas em conjunto com a criança, esclarecendo qualquer dúvida sobre vocabulário ou significado das palavras;

3. Apoiar à criança a descobrir as palavras através das dicas, promovendo a reflexão com questões;

4. Preencher os espaços com as palavras, pondo uma letra em cada quadrado;

5. Quando as palavras cruzadas estiverem completas, rever o vocabulário aprendido, fazendo a associação com as imagens.

DICAS / NOTAS

Se a criança estiver num nível muito básico, utilizar a proposta A. Quando usada a proposta B podem ser utilizadas as imagens e/ou objetos para a criança associar a descrição à imagem/objeto.