VOLTAR LISTA DE RECURSOS Vamos descobrir os animais CONCENTRAÇÃO CRIATIVIDADE MEMÓRIA ORALIDADE VOCABULÁRIO DESCRIÇÃO Jogo composto por 24 cartas, em pares iguais, com imagens de animais de diferentes espécies. COMO FAZER Imprimir duas vezes as imagens que compõem o jogo. Recortar as imagens e colar sobre um cartão ou cartolina reaproveitados e plastificar. MATERIAL · Imagens impressas; · Cartão ou cartolina reutilizados; · Tesouras; · Papel de plastificar (opcional). IMPRIMIR MATERIAL ANIMAIS CORPO MÍMICA IMITAR JOGO EDUCATIVO DESCOBRE O PAR! 15 – 30 min 1 – 4 OBJETIVOS · Identificar os nomes dos diferentes animais em português; · Aumentar o vocabulário em português; · Promover a concentração. MATERIAIS COMPLEMENTARES Folhas A4 para a criação de uma tabela de pontuação; Lápis ou caneta. PASSOS 1. Mostrar todos os animais que compõem o jogo e descobrir, em conjunto, o nome desses animais em português; 2. Colocar todas cartas viradas para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares (ir repetindo, em conjunto, o nome dos animais); 3. Virar todas as cartas para baixo, pedir a uma das crianças para voltar duas cartas e ver se tem um par de animais iguais; 4. Caso o par não seja igual, a criança deve voltar a colocar as cartas viradas para baixo e passa a ser a vez de outra criança voltar duas cartas, tentando encontrar um par; 5. Continuar a jogar até se descobrirem todos os pares – alternando a vez das crianças; 6. Cada vez que se vira uma carta, tem de se verbalizar o nome do animal, para que as crianças comecem a dizer, também, o nome em português. Pode chamar-se, gradualmente, a atenção para outras características dos animais (por exemplo: é castanho, tem patas, tem pelo, vive no mar ou na terra, voa, etc.). IMITA O ANIMAL SURPRESA! 15 – 30 min* 1 – 6 OBJETIVOS · Identificar os nomes dos diferentes animais em português; · Aumentar o vocabulário em português; · Promover a concentração; · Desenvolver uma maior autoestima através da dramatização. MATERIAIS COMPLEMENTARES Uma caixa ou saco para se retirar uma carta surpresa. PASSOS 1. Mostrar todos os animais que compõem o jogo e descobrir, em conjunto, o nome desses animais em português; 2. Escolher um número de cartas adequado ao número de participantes no jogo e idades; 3. Colocar as cartas dentro de uma caixa/saco, pedir a uma das crianças para retirar uma carta e fazer a mímica do animal que lhe calhou; 4. As restantes crianças tentam adivinhar qual é o animal representado; 5. Verbalizar o nome dos gestos que estão a ser feitos, por exemplo: está a nadar, é um animal que nada, que vive na água; ou tem orelhas compridas, etc. 6. A criança que acertar no animal imitado, deve retirar uma carta do saco e repetir todo o procedimento. * Dependendo do nº de participantes e respectivas idades. DICAS / NOTAS No decorrer do jogo ir perguntando “esse animal é um …?” para promover a aprendizagem do nome dos animais e a interação oral entre as crianças. Consoante a idade das crianças e o nível de proficiência, explorar, durante o jogo, as características dos animais: o que fazem; como se deslocam; o que comem; que cores têm; como é a sua pele; identificar as partes do corpo dos animais (cabeça, orelhas, boca, olhos) que têm os mesmos nomes que as dos humanos, para reforçar o vocabulário do corpo.