jogos da memória para imprimir

DESCRIÇÃO

Jogo composto por 24 cartas, em pares iguais, com imagens de animais de diferentes espécies.

COMO FAZER

Imprimir duas vezes as imagens que compõem o jogo. Recortar as imagens e colar sobre um cartão ou cartolina reaproveitados e plastificar.

MATERIAL

· Imagens impressas;
· Cartão ou cartolina reutilizados;
· Tesouras;
· Papel de plastificar (opcional).

DESCOBRE
O PAR!

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Identificar os nomes dos diferentes animais em português;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Promover a concentração.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Folhas A4 para a criação de uma tabela de pontuação; Lápis ou caneta.

PASSOS

1. Mostrar todos os animais que compõem o jogo e descobrir, em conjunto, o nome desses animais em português;

2. Colocar todas cartas viradas para cima, de modo a que possam ser vistos os diferentes pares (ir repetindo, em conjunto, o nome dos animais);

3. Virar todas as cartas para baixo, pedir a uma das crianças para voltar duas cartas e ver se tem um par de animais iguais;

4. Caso o par não seja igual, a criança deve voltar a colocar as cartas viradas para baixo e passa a ser a vez de outra criança voltar duas cartas, tentando encontrar um par;

5. Continuar a jogar até se descobrirem todos os pares – alternando a vez das crianças;

6. Cada vez que se vira uma carta, tem de se verbalizar o nome do animal, para que as crianças comecem a dizer, também, o nome em português. Pode chamar-se, gradualmente, a atenção para outras características dos animais (por exemplo: é castanho, tem patas, tem pelo, vive no mar ou na terra, voa, etc.).

IMITA O ANIMAL SURPRESA!

15 – 30 min*

1 – 6

OBJETIVOS

· Identificar os nomes dos diferentes animais em português;
· Aumentar o vocabulário em português;
· Promover a concentração;
· Desenvolver uma maior autoestima através da dramatização.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

Uma caixa ou saco para se retirar uma carta surpresa.

PASSOS

1. Mostrar todos os animais que compõem o jogo e descobrir, em conjunto, o nome desses animais em português;

2. Escolher um número de cartas adequado ao número de participantes no jogo e idades;

3. Colocar as cartas dentro de uma caixa/saco, pedir a uma das crianças para retirar uma carta e fazer a mímica do animal que lhe calhou;

4. As restantes crianças tentam adivinhar qual é o animal representado;

5. Verbalizar o nome dos gestos que estão a ser feitos, por exemplo: está a nadar, é um animal que nada, que vive na água; ou tem orelhas compridas, etc.

6. A criança que acertar no animal imitado, deve retirar uma carta do saco e repetir todo o procedimento.

* Dependendo do nº de participantes e respectivas idades.

DICAS / NOTAS

No decorrer do jogo ir perguntando “esse animal é um …?” para promover a aprendizagem do nome dos animais e a interação oral entre as crianças.

Consoante a idade das crianças e o nível de proficiência, explorar, durante o jogo, as características dos animais: o que fazem; como se deslocam; o que comem; que cores têm; como é a sua pele; identificar as partes do corpo dos animais (cabeça, orelhas, boca, olhos) que têm os mesmos nomes que as dos humanos, para reforçar o vocabulário do corpo.