5 atividades para trabalhar a interculturalidade na escola

trabalhar a interculturalidade na escola
trabalhar a interculturalidade na escola

5 atividades para trabalhar a interculturalidade na escola

Trabalhar a interculturalidade na escola tem sido o cerne do projeto AcademiaCV.pt. O nosso grande objetivo é contribuir para o desenvolvimento socioeducativo e para a integração dos alunos migrantes do concelho de Lisboa. Desenvolvemos várias atividades para cumprir este objetivo, entre as quais contamos a realização de tutorias semanais com alunos migrantes e o desenvolvimento de atividades e recursos pedagógicos para utilização no contexto das ditas tutorias ou noutros contextos, tais como em família ou em sala de aula.

Trabalhar a interculturalidade na escola – respeitar e integrar a cultura de origem

Conhecemos por isso de perto os desafios apresentados pela educação intercultural, nomeadamente o trabalho com alunos de diferentes níveis de conhecimento de língua portuguesa (ou que desconhecem o idioma por completo, existindo, por isso, a necessidade de encontrar outra forma de comunicar), e a importância de trabalhar a integração dos alunos migrantes, respeitando a sua cultura de origem. A educação intercultural reconhece e valoriza a diversidade cultural como oportunidade e fonte de aprendizagem. Os recursos pedagógicos desenvolvidos no âmbito do projeto AcademiaCV.pt respeitam este princípio, potenciando a integração e a aprendizagem da língua portuguesa, valorizando e integrando a experiência de vida de cada aluno. Conheça aqui as nossas 5 propostas de atividades para trabalhar a interculturalidade na escola.

1- O que vamos jantar hoje – Trabalhar a interculturalidade na escola com a alimentação

Trabalhar a interculturalidade na escola

Qual a forma mais saborosa que existe de saber mais sobre uma cultura? Exato, conhecer a sua gastronomia! Com esta atividade, solicitamos aos alunos que partilhem uma receita do seu país de origem. Preparámos uma ficha de atividade ilustrada que pode imprimir no botão abaixo! A atividade é composta por várias fases: definir quais os ingredientes da receita, quais os passos para realizar a receita e qual o resultado final! E assim, em forma de jogo sobre a interculturalidade, os alunos aprendem novo vocabulário em língua portuguesa, enquanto partilham uma receita do seu país de origem! No final, todos os alunos podem partilhar as suas receitas!

2- Memória Geográfica – Viajar sem sair do lugar

Este é um jogo da memória com ilustrações maravilhosas de monumentos de diferentes países! (aceda ao botão abaixo para descarregar gratuitamente). Imprima as imagens em duplicado, e coloque as imagens para baixo. Peça depois aos alunos para ir virando, ganhando pontos à medida que vão encontrando os pares de monumentos. À medida que vai decorrendo este jogo sobre a interculturalidade, pode ir fazendo perguntas aos alunos: “já visitaste este país?”, “conheces alguém desta cidade?”. Dependendo do nível de proficiência em língua portuguesa, pode ainda pedir ao aluno que elabore frases sobre os países do jogo. Caso algum dos países representados seja o país de origem de algum dos participantes, poderá pedir que partilhem algumas das suas experiências e curiosidades sobre o seu país de origem. Clique no botão abaixo para ver este recurso!

3- A minha mão – Uma dinâmica de quebra-gelo

Trabalhar a interculturalidade na escola

Esta é uma dinâmica de quebra-gelo muito interessante para trabalhar a interculturalidade em contexto escolar. Imprima a ilustração com a representação de uma mão. Abaixo da ilustração há uma caixa com 5 características para que o aluno se apresente ao grupo: nome, idade, nacionalidade, um gosto pessoal e o que quer ser quando for grande. Estas 5 características podem ser adaptadas, caso se queiram trabalhar outras temáticas específicas.

Pode pedir aos alunos que completem a sua apresentação, ao falar um pouco sobre o seu país de origem e o que mais e menos gostam.  

4- Cubos de histórias- Contar a nossa história

Imprima os dados ilustrados que preparámos para si e monte os cubos em colaboração com os seus alunos. Peça-lhes depois que lancem os dados e identifiquem as ilustrações representadas. O objetivo é depois criar uma história com as imagens representadas. Para enriquecer a perspetiva da história e introduzir um diálogo intercultural entre os participantes, pode direcionar a história para as características do país de origem dos alunos.

5- Puzzle das Festividades – Trabalhar a interculturalidade com as festividades do mundo

Trabalhar a interculturalidade

Descubra as festividades do mundo com os seus alunos! Descarregue as ilustrações com festividades de Portugal, do Bangladesh e do Nepal. Recorte as imagens em quadrados iguais e cole em papel reciclado. Peça ao aluno que resolva o puzzle, enquanto vai conversando sobre as cores que compõem as ilustrações, e sobre a festividade representada. Caso a festividade representada seja do país de origem do aluno, peça-lhe que partilhe com a turma as suas principais características. As ilustrações estão também disponíveis numa versão para colorir.

Gostou das nossas sugestões? Veja mais recursos pedagógicos!