[abril 2021] – Resultados da Avaliação Intercalar

[abril 2021] – Resultados da Avaliação Intercalar

Realizámos nos passados meses de fevereiro e março a avaliação intercalar do projeto AcademiaCV.pt. Foi enviado um questionário a toda a comunidade educativa envolvida – pais, alunos, professores e tutores. Com esta avaliação intercalar, pretende-se aferir o grau de satisfação com o projeto, o cumprimento dos objetivos estabelecidos, e também os pontos fortes e os pontos a melhorar!

Professores e Educadores

Os professores e educadores fazem uma avaliação muito positiva do projeto. (4,7/5). Como principais pontos fortes, os professores referem: “A inclusão dos alunos e pais na comunidade; ser facilitador na divulgação das informações aos alunos e encarregados de educação e potenciar o desenvolvimento pessoal, social e académico dos alunos migrantes.”

Como principais pontos de melhoria, os professores referem a importância de realizar mais uma sessão por semana. Estamos de momento a funcionar com sessões semanais, mas reconhecemos a importância de realizar sessões mais regulares. Idealmente, numa próxima edição do projeto, seria importante realizar sessões bissemanais: uma sessão presencial e uma sessão online de cerca de 30 minutos.

Tutores

Também os tutores apresentam um índice elevado de satisfação global com a participação no projeto (4,4/5). A avaliação com pontuação menos elevada é a autoavaliação dos próprios tutores, que avaliam com uma pontuação mais baixa o impacto da sua própria intervenção junto das crianças beneficiárias do projeto. (3,8/5). A prova de que os nossos tutores são muito exigentes consigo próprios! Sem dúvida, um dos fatores-chave que contribui para o sucesso do projeto!

Relativamente às dificuldades encontradas, os tutores referem as dificuldades acrescidas pelo contexto pandémico (um pouco mais de dificuldade em contactar com pais e alunos em alguns casos), ou ainda a gestão do tempo na preparação das sessões e na realização da ponte entre a escola e a família, questão que também será revista numa próxima edição do projeto.

Alunos e Encarregados de Educação

Também os alunos e encarregados de educação referem a sua satisfação quanto à sua participação no projeto. Os alunos demonstram especial apreço pelos jogos desenvolvidos em tutoria, enquanto os encarregados de educação agradecem a disponibilidade e empenho dos tutores. Nos pontos de melhoria, também referiram que gostariam de ter mais sessões semanais. 

Agradecemos a todos a participação e as opiniões sinceras enviadas, pois serão muito importantes para melhorar ainda mais alguns aspetos do projeto.

Após esta avaliação, consideramos a possibilidade de aumentar as sessões semanais numa próxima edição, identificando também outros atores junto da comunidade educativa que possam também apoiar estas sessões semanais.

Repensamos também as estratégias de articulação entre a escola, tutores e alunos. Uma das hipóteses a considerar, seria designar alguns encarregados de educação que poderiam ser também embaixadores do projeto junto da restante comunidade educativa, e auxiliar nesta tarefa.

Pretendemos também abordar a questão de como os tutores avaliam o seu contributo tão importante na vida destas crianças, uma vez que se autoatribuem sempre pontuações abaixo da média dos restantes indicadores.

Estas questões serão ainda abordadas durante esta edição do projeto e trabalhadas de acordo com as possibilidades, de forma a potenciar ainda mais os resultados da avaliação final do projeto!

Para terminar, partilhamos convosco alguns testemunhos deixados sobre o projeto!

KIT PEDAGÓGICO

Já conhece o Kit Pedagógico Academia CV.pt? Conheça a ferramenta que vai ajudar a sua organização a desenvolver a metodologia Academia CV.pt de forma autónoma. Saiba mais.