EQUIPA
Conhece a equipa do Academia CV.pt
Equipa do Projeto
Nasceu em 1991 na Galiza, vive em Lisboa desde 2015. Mestre em Serviço Social e Metodologias de Intervenção Social, motivada pela transformação social. Apaixonada por livros e pela diversidade cultural.
Grande Entrevista Almudena Ferro
Nascido em Macau em 1986, trabalha em Vídeo e Documentário há mais de 10 anos. Os seus trabalhos tratam sobretudo Sociedade e Ambiente, e trabalha questões de Imigração também como Doutorando no ISCTE-FCSH-NOVA.
Grande Entrevista António Castelo
Nasceu em 1988, natural de Lisboa. Colabora com a Associação Renovar a Mouraria desde agosto de 2017 e desempenha funções de assistente administrativa e financeira.
Grande Entrevista Cláudia Pinto
Tem 27 anos e é formada na área das Ciências da Educação com especialização no Desenvolvimento Social e Cultural. Adora trabalhar com crianças e o seu percurso profissional tem sido em projetos sociais com esse público. Gosta de estar com a família e amigos e viajar!
Grande Entrevista Elodie Monteiro
Residente na Mouraria, nasceu em 1975 e é natural de Portimão. Com formação académica em Economia, é atualmente Presidente da Associação Renovar a Mouraria.Tem trabalhado em gestão de projetos sociais e culturais, à escala nacional e europeia, nos últimos 8 anos.
Grande Entrevista Filipa Bolotinha
Tem 38 anos, trabalha como designer gráfico, ilustrador e formador na área da ilustração e impressão. Se for criativo merece ser experimentado!
Grande Entrevista Hugo Henriques
Nasceu em 1998, em Lisboa. É recém-licenciada em Educação Social e aluna do mestrado em Educação Social – Intervenção com Crianças e Jovens em Risco. Interessada pela área social, quer muito aprender e ajudar os outros.
Grande Entrevista Joana Cardoso
Nasceu em 1982, natural de Lisboa. Com formação académica na área de Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário, tem trabalhado em Portugal, Guiné-Bissau e Angola. As viagens são uma paixão!
Grande Entrevista Joana Deus
Tem 22 anos, é licenciada em Serviço Social pelo ISSS, e está atualmente a tirar um mestrado em Migrações Inter-etnicidades e Transnacionalismo na Universidade NOVA-FCSH. Após a sua experiência na Casa de Acolhimento para Crianças Refugiadas-CPR, ficou apaixonada pela área das migrações.
Grande Entrevista Marta Gorgulho
Professor há dezoito anos. Aprendiz e posteriormente coordenador do projeto ACV.pt no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres. Concebeu e leva a cabo o projeto “Interculturalid’Arte” em que se procura através da Arte promover uma efetiva Interculturalidade. Neste projeto estiveram até à data envolvidos: Ondjaki, Rosária da Silva, Paulo Pakas, Pedro Branco e Gabriel Lagarto.
Grande Entrevista Nuno Correia Meléndez
Doutorada em Educação, pela Universidade de Lisboa, é docente na Escola Superior de Educação de Lisboa desde 2007. Dedica-se ao ensino e à aprendizagem de Português Língua Materna e de Português Língua Não Materna, coordenando e participando em projetos de investigação financiados e publicando em revistas e livros da especialidade.
Grande Entrevista Patrícia Santos Ferreira
Nasceu em 1981. Após o curso profissional de marketing digital na FLAG, dedicou-se a esta área em regime freelancer. Quer usar as ferramentas de marketing digital da forma mais ética possível, e com elas ajudar a construir um mundo melhor.
Grande Entrevista Rita Feijão
Nasceu em 1981. Licenciada em Psicologia Educacional e mestre em Ciências da Educação. Trabalha há 15 anos em intervenção socioeducativa e formação. É curiosa, adora descobrir.
Grande Entrevista Rute Machado
Apaixonada pela Lisboa cosmopolita, acredita na criação de sinergias e na aprendizagem conjunta, rumo a uma cidadania ativa e a um mundo mais sustentável. Formou-se em Estudos Europeus e especializou-se em Cooperação para o Desenvolvimento e Ética e Responsabilidade Social.
Grande Entrevista Vera Pinto
JÁ FIZERAM PARTE DO Projeto
Joana Casado
Profissional freelancer na área de Comunicação e Produção. Gosta de capturar momentos e de criar conteúdos com significado e imaginação. Tem 27 anos, e é natural da Margem Sul.
Grande Entrevista Joana Casado
Lúcia Neves
Nascida em 1995, em Lisboa, cidade na qual adora passear. É licenciada em Educação e Formação e pós-graduada em Política Social. Apaixonada por viagens, gosta de conhecer diferentes culturas e aprender com elas. Considera-se uma pessoa positiva (exceto às segundas-feiras).
Grande Entrevista Lúcia Neves
Laura Venturini
Educadora, estudante, nascida em Itália, na linda cidade de Ferrara. Trabalha na área das necessidades educativas especiais, e encontra-se agora em Lisboa para aprofundar os seus conhecimentos no domínio da pedagogia e da gestão de projetos educativos. O que precisa para ser feliz? De cantar, ir a lojas de artigos em segunda mão e ver montanhas!
Grande Entrevista Laura Venturini
Rede de Tutores do Projeto
Entidades Promotoras do Projeto
A Fundação Cidade de Lisboa promove, desde 1989, várias atividades que pretendem contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável – assente na coesão social, na integração e na partilha e valorização cultural -, organizadas nas seguintes linhas de ação: Desenvolvimento socioeducativo; Educação para a cidadania global; Integração e Interculturalidade; Língua e cultura portuguesa e Formação Certificada nas áreas: Ciência política e cidadania; Trabalho social e orientação; Línguas e literaturas estrangeiras; Língua e literatura materna. A Fundação é uma instituição de utilidade pública, encontra-se ao abrigo da Lei do Mecenato e tem estatuto de ONGD.
A Associação Renovar a Mouraria tem como fim a intervenção social e comunitária, a produção e dinamização cultural e artística, e o desenvolvimento local e empreendedorismo social. Tem como foco de ação o bairro da Mouraria, mas estende-se à cidade e ao mundo, assente na partilha de culturas, na inclusão e na melhoria das condições de vida das comunidades nacionais e migrantes. Desenvolve atividades de cariz permanente e gratuitas, nomeadamente apoio jurídico às comunidades vulneráveis, apoio ao estudo, cursos de alfabetização e de Português para imigrantes e refugiados, publicação de um jornal comunitário, visitas guiadas à Mouraria, entre outras.