[Julho 2020] ACV.pt no Jornal Público

[Julho 2020] ACV.pt no Jornal Público

No mês de Junho saímos no Jornal Público!

<<[..] o projecto Academia CV.pt Patrício Prazeres, que dá apoio aos alunos migrantes do jardim-de-infância e 1.º ciclo deste agrupamento da capital para melhorarem a comunicação em português. Todas as semanas, estas crianças tinham uma tutoria nas escolas com voluntários para praticarem a língua. Com o fecho das escolas, as tutorias e todo o acompanhamento teve de migrar para o online.

“A distância não é simples. Não tem o mesmo impacto um vídeo para trabalhar o português do que estar uma hora com esse aluno”, explica Almudena Ferro, coordenadora do projecto. Ainda assim, os tutores têm enviado tarefas, fazem telefonemas e videochamadas. Dependendo de cada aluno, o meio de comunicação é diferente, uma vez que há alunos que não têm acesso a computadores ou smartphones. 

“Muitos alunos não estavam a fazer os trabalhos de casa, não estavam a ser acompanhados porque os professores não conseguiam ter contacto com os pais”, conta a coordenadora. A rede de voluntários acabou por ajudar a escola a chegar a todos os encarregados de educação, ajudando-os a compreender a informação que ia sendo enviada pelo estabelecimento de ensino.>>

Para ler a notícia completa:  

https://www.publico.pt/2020/06/05/local/noticia/nova-edicao-programa-bipzip-ja-procura-projectos-combater-efeitos-pandemia-1919609

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensalmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.