Início das tutorias do projeto Rede Escolas Academia CV.pt 2022/2023

Início das tutorias do projeto Rede Escolas Academia CV.pt 2022/2023

Iniciaram as tutorias do projeto Rede Escolas Academia CV.pt! Este projeto decorre no Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna, em Campolide e promove, entre outras atividades, tutorias de apoio socioeducativo às crianças migrantes. Leia o artigo e fique a saber mais sobre esta atividade!

No ano letivo 2022/2023, o projeto Rede Escolas Academia CV.pt tem a sua intervenção em 3 escolas do Agrupamento Marquesa de Alorna: a EB Mestre Arnaldo Louro de Almeida, a EB Mestre Querubim Lapa e a EB de São Sebastião da Pedreira. Vamos saber um pouco mais sobre o decorrer das tutorias em cada uma destas escolas!

EB. Mestre Arnaldo Louro De Almeida

As tutorias na EB Mestre Arnaldo Louro de Almeida começaram no dia 7 de novembro. Nesta escola, um total de 14 alunos são acompanhados por um equipa de tutoria de 8 pessoas. Nesta primeira sessão a equipa de tutoria e as crianças acompanhadas começam a conhecer-se e a quebrar o gelo da timidez inicial. 

Na 2ª sessão de tutoria nesta escola, no dia 14 de novembro, um dos alunos até voltou para trás para se despedir da sua tutora, apesar de se já se ter despedido anteriormente! Começam a formar-se os primeiros laços!

EB. Mestre Querubim Lapa

A primeira sessão de tutoria nesta escola teve lugar no dia 9 de novembro. São 17 as crianças acompanhadas por uma equipa de tutoria composta por 10 pessoas.

Algumas crianças revelaram-se muito comunicativas logo na primeira sessão e surpreenderam a equipa de tutoria com o seu à vontade!

EB. São Sebastião da Pedreira

As tutorias da EB São Sebastião da Pedreira iniciaram no dia 11 de novembro, onde a equipa de tutoria composta por 5 pessoas acompanha um grupo de 10 crianças.

Este grupo apresenta alguns desafios já abordados na formação para tutoria: duas crianças com níveis diferentes de interesse ou motivação que têm tutoria em conjunto, ou duas crianças da mesma nacionalidade que falam a sua língua natal entre si, tornando a comunicação com a equipa de tutoria mais difícil.

No entanto, há também crianças muito participativas e interessadas, e a equipa técnica está a acompanhar a equipa de tutoria para ultrapassar os aspetos mais desafiantes!

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.