[fevereiro 2022] Notícias das tutorias 2021/2022 no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres

Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres
Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres
[fevereiro 2022] Notícias das tutorias 2021/2022 no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres

Dia 2 de fevereiro foi mais um dia de tutorias no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, no âmbito do projeto AcademiaCV.pt Boas Práticas. Foram 3 as escolas onde decorreram as tutorias, e tanto tutores, como tutorandos estão muito felizes com o progresso que têm conseguido desde o mês de novembro! Venha connosco ver mais de perto algumas destas tutorias!

“Estes somos nós!”

A tutora Filipa tem muitas razões para sorrir! Um dos seus tutorandos de Jardim de Infância, um menino de 4 anos, iniciou as tutorias no mês de novembro com muita timidez e não conseguia articular palavras em língua portuguesa.

Há cerca de 2 ou 3 semanas, a Filipa tem verificado muitas conquistas: já consegue dizer algumas palavras em português e até escrever o seu nome! Mas este menino tinha ainda mais surpresas para a Filipa: sabia o alfabeto todo e os números de 1 a 10! Os progressos deixaram a tutora e o tutorando muito felizes!

No final da tutoria, este menino fez um desenho: duas pessoas, uma maior, e outra mais pequena. No final, disse à Filipa: “estes somos nós”!

Era uma casa, muita engraçada!

A tutora Catarina tem trabalhado com duas meninas do 1º ciclo. Nesta sessão aprenderam mais vocabulário sobre a casa com um jogo muito divertido: foi apresentada uma casa com 4 divisões principais: quarto, quarto de banho, cozinha e sala. A tutora tem ainda diversos recortes que representam as diferentes peças de mobiliário de cada umas divisões. As tutorandas atribuíram os diferentes elementos a cada uma das divisões e aprenderam o nome de cada um destes elementos.

Num segundo momento, este transformou-se num jogo de memória: a tutora retirou objetos, ou o nome da divisão da casa, e pediu às meninas para identificarem quais os elementos em falta!

Pescoço!

Noutra das tutorias aprende-se o vocabulário referente ao corpo humano, com o jogo do corpo humano! Mas há palavras que são particularmente mais difíceis de aprender, tais como “pescoço”, que um dos tutorandos apenas conseguia dizer “pesagogo”! Mas esta dificuldade já foi superada!

As tutorias no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres vão continuar a um ritmo semanal! Em breve iremos partilhar convosco mais aventuras, progressos e conquistas!

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.