[novembro 2021] Atividades do Mês

[novembro 2021] Atividades do Mês

O mês de novembro foi cheio de novas atividades no projeto AcademiaCV.pt! O início do mês foi marcado pela cerimónia de atribuição do Selo de Boas Práticas de Intervenção Social. Continuamos também a formação de voluntários e realizámos as reuniões de parceria para alinhar o desenvolvimento das tutorias, que iniciaram este mês! Continue a leitura para saber mais sobre todas as novidades de novembro!

Cerimónia de atribuição do Selo de Boas Práticas de Intervenção Social

Decorreu no dia 10 de novembro a cerimónia de atribuição do Selo de Boas Práticas de Intervenção Social. O projeto AcademiaCV,pt foi representado pela diretora da Fundação Cidade de Lisboa, Vera Borges Pinto. Agradecemos o reconhecimento do trabalho desenvolvido e continuaremos a desenvolver o projeto AcademiaCV.pt, para que este possa beneficiar cada vez mais crianças!

Formação de Voluntários

Continuamos a formação de voluntários, e no dia 5 de novembro, foi o momento de abordar os instrumentos de suporte à tutoria, os procedimentos de realização das tutorias e também as ações de envolvimento parental. Foram também realizadas várias dinâmicas de grupo e trabalhos em pequenos grupos: divididos em 3 salas, os participantes exploraram quais os aspetos mais importantes para a comunicação em português, as competências pessoais e sociais, e as competências académicas. Foi uma sessão cheia de energia, entusiasmo e participação! A próxima sessão decorrerá no mês de dezembro!

Reuniões de parceria, início das tutorias e Oficinas para a Interculturalidade

Também este mês estivemos em contato com os parceiros para organizar a realização das tutorias. As primeiras tutorias já iniciaram este mês!

No Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres serão 44 as crianças a beneficiar das tutorias, com uma equipa de 20 voluntários.

No Agrupamento de Escolas Gil Vicente, serão 55 as crianças apoiadas por um grupo de 26 tutores voluntários.

No total, no ano letivo 2021/2022 serão apoiadas 99 crianças, com a colaboração de 46 tutores voluntários.

Também as Oficinas para a Interculturalidade iniciaram no dia 29 de novembro, na EB1 do Castelo. Estas oficinas realizadas com várias turmas, visam sensibilizar os alunos e restante comunidade educativa para o tema da interculturalidade. São realizados vários exercícios em que se explora a temática da migração e da valorização da diversidade.

No mês de dezembro continuaremos a realizar estas oficinas em mais escolas! Subscreva a nossa newsletter para receber todas as novidades do projeto!

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.