[Outubro 2020] Novo projeto Academia CV.pt Boas Práticas

[Outubro 2020] Novo projeto Academia CV.pt Boas Práticas

Este ano 2020 marca um novo ciclo para o projeto Academia CV. Com início em 2015, o projeto Academia CV tem vindo a apoiar crianças em situação de maior vulnerabilidade. Damos continuidade ao trabalho desenvolvido, com o novo projeto Academia CV.pt Boas Práticas. Este novo ciclo, com término previsto em Dezembro de 2022, é apoiado pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia e pela Câmara Municipal de Lisboa.

Neste ciclo, para além de continuarmos a capacitação e formação certificada aos voluntários, as tutorias, o apoio aos encarregados de educação e a promoção da interculturalidade através de oficinas em turma, vamos investir ainda mais na consolidação da construção de materiais pedagógicos e na capacitação do corpo docente. De forma a preparar uma nova fase de replicação e autonomização do modelo de intervenção pelas comunidades escolares e seus atores, teremos uma validação científica e revisão por um investigador na área da pedagogia e das migrações.

Quais são os objetivos do projeto Academia CV.pt Boas Práticas?

Objetivo Geral: contribuir para o desenvolvimento socioeducativo e para a integração das crianças migrantes em situação de vulnerabilidade, das escolas do concelho de Lisboa.

Objetivos Específicos:
1.Capacitar as comunidades educativas para o apoio à integração e desenvolvimento socioeducativo dos alunos migrantes;
2.Aumentar a motivação e o sucesso académico dos alunos migrantes, melhorando a capacidade de comunicação em português e o desenvolvimento pessoal e social;
3.Sensibilizar alunos, voluntários e comunidade para as questões da interculturalidade e cidadania global, estimulando o exercício de uma cidadania ativa.

Quais são as principais atividades e resultados a atingir?

Veja aqui todas as atividades previstas e resultados a atingir, neste novo ciclo 2020-2022:

Atividade 1Elaboração de um kit pedagógico para a integração de alunos migrantes, com validação científica

Pretende-se realizar uma análise crítica do trabalho desenvolvido com os alunos imigrantes /comunidades educativas e a identificação de boas práticas para replicação e autonomização do modelo de intervenção pelas comunidades escolares e seus atores.

Principais resultados a atingir: 1 referencial pedagógico na forma de KIT digital e físico criado; 500 exemplares do referencial impressos; 2 relatórios de avaliação do processo (inicial e intermédio) por instituição académica; 30 recursos pedagógicos criados (10 por ano).

Atividade 2 – Capacitar docentes e atores estratégicos das comunidades escolares

Promoção de competências, nos atores estratégicos da comunidade educativa, para a intervenção com crianças imigrantes e a organização e gestão de tutorias promovidas por agentes educativos ou voluntários.

Principais resultados a atingir:1 itinerário pedagógico de 15h criado e acreditado; 60 atores estratégicos capacitados; 45h de formação realizadas.

Atividade 3: Capacitar uma rede de dinamizadores ACV.pt
Esta rede de voluntários intergeracional dá suporte à implementação das várias atividades do projeto, tendo por base o voluntariado de competências. Assente numa metodologia de participação ativa e formação contínua – capacitação individual e a criação de valor social junto das comunidades de intervenção.

Principais resultados a atingir: 120 voluntários recrutados e capacitados (40 em cada ano); 48h de formação certificada realizada (3 ações de 16h).

novo projeto academia cv.pt boas práticas

Atividade 4: Dinamizar tutorias e sensibilizar para a interculturalidade e cidadania

Apoio às crianças imigrantes através de tutorias para a comunicação em português e desenvolvimento socioeducativo; envolvimento familiar no desenvolvimento das crianças através da informação e mobilização dos pais dos alunos imigrantes; sensibilização das crianças da escola para a reflexão sobre interculturalidade e mobilização para comportamentos promotores da integração dos colegas imigrantes através de oficinas.

Principais resultados a atingir: 4600 sessões de tutoria dinamizadas; 240 alunos imigrantes apoiados; 60 ações de envolvimento parental realizadas; 300 ações de sensibilização.

Atividade 5: Disseminação do Programa ACV.pt (metodologia e recursos)
Potenciar os impactos positivos do trabalho realizado no projeto: integração de alunos imigrantes

Principais resultados a atingir: apresentação pública do Kit Pedagógico realizada, com 100 participantes; 20 apresentações dinamizadas em escolas; 1000 emails de divulgação junto das comunidades educativas e de atores estratégicos; 30 publicações nas redes sociais.

Neste momento estamos na fase de recrutamento de voluntários, se este projeto o entusiasma e tem disponibilidade…junte-se a nós! Inspire-se com os nossos voluntários das edições passadas deste projeto !

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.