recurso_16

DESCRIÇÃO

Cartas com imagens de dinossauros e uma apresentação resumida.

COMO FAZER

Colecionar cartas dos diferentes supermercados, por exemplo “Super Animais 3: dinossauros” do Pingo Doce. Também pode criar as próprias cartas com desenhos de dinossauros ou outros animais. Exemplo de cartões para imprimir ou copiar em PDF.

MATERIAL

Cartas colecionáveis;
Material reutilizado
· caixa de cereais;
· restos de cartolina;
· caixas de cartão;
Caneta ou marcador grosso;
Tesoura ou x-ato;
Material de desenho.

DINOSSAUROS POR
CATEGORIAS

30 – 45 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Identificar as cores, nomes e categorias dos dinossauros;
· Melhorar a leitura e a escrita;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Folhas A4 ou A3;
· Lápis ou caneta;
· Material de desenho.

PASSOS

1. Em conjunto com os participantes, organizar as cartas por categorías (ex: herbívoros, perigosos, gigantes, carnívoros);

2. Pode trabalhar as cores (cada categoria tem uma cor), a leitura (cada carta tem uma descrição do animal) ou a escrita (escrevendo num papel ou caderno de palavras o vocabulário em português);

3. No final, pode pedir a cada participante para escolher o seu dinossauro favorito, fazer um desenho que o represente e explicar o porquê da escolha.

DICAS / NOTAS

A atividade pode adaptar-se a diferentes idades, desde o pré escolar até o ensino secundário, focando-se mais no vocabulário oral ou escrito, e em palavras mais fáceis ou difíceis.

O facilitador pode criar as próprias cartas sobre um tema diferente: animais, objetos da escola, família, etc. e ainda fazer os desenhos das cartas em conjunto com os participantes.