recurso_14

DESCRIÇÃO

16 ilustrações sobre diferentes tarefas/atividades de o dia de uma criança.

COMO FAZER

Num material reutilizado, colar as ilustrações e recortar de forma a ficarem separadas em diferentes cartões.

Cartões para imprimir ou copiar no PDF.

MATERIAL

Material reutilizado
· caixa de cereais;
· restos de cartolina;
· caixas de cartão;
Caneta ou marcador grosso;
Tesoura ou x-ato;

ORGANIZO O
MEU DIA

15 – 30 min

1 – 4

OBJETIVOS

· Identificar as várias tarefas/atividades diárias;
· Ordenar as tarefas/atividades segundo a rotina;
· Verbalizar e descrever as tarefas/atividades;
· Planificar e organizar o tempo para o estudo;
· Melhorar a leitura e interpretação;
· Aumentar o vocabulário em português.

MATERIAIS
COMPLEMENTARES

· Folhas A4 ou A3;
· Lápis ou caneta;
· Material de desenho;

PASSOS

1. Colocar todos os cartões na mesa;

2. Pedir ao participante para selecionar os cartões e descrever as tarefas/atividades que representam, em português;

3. Depois da identificação, pedir ao participante para organizar cronologicamente as tarefas/atividades;

4. Poderá ainda ajudar a colar as ilustrações num papel A4 ou A3 e escrever por baixo as tarefas/atividades;

5. Durante a atividade poderá ajudar o aluno a refletir sobre a organização das suas tarefas/atividades diárias, e o tempo que dedica ao estudo. No final, pode estabelecer-se um plano conjunto de como melhorar a organização diária do tempo, com o apoio das sessões de tutoria seguintes .

DICAS / NOTAS

A atividade pode adaptar-se a diferentes idades, desde o pré escolar até o ensino secundário, focando-se mais no vocabulário ou na gestão e organização do tempo, e com adaptações ao nível da autonomia na execução.