VOLTAR LISTA DE RECURSOS O meu dia VOCABULÁRIO ORALIDADE MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO ACADÉMICO ORGANIZAÇÃO & PLANEAMENTO DESCRIÇÃO 16 ilustrações sobre diferentes tarefas/atividades de o dia de uma criança. COMO FAZER Num material reutilizado, colar as ilustrações e recortar de forma a ficarem separadas em diferentes cartões. Cartões para imprimir ou copiar no PDF. MATERIAL Material reutilizado · caixa de cereais; · restos de cartolina; · caixas de cartão; Caneta ou marcador grosso; Tesoura ou x-ato; IMPRIMIR MATERIAL DIA TAREFAS AUTONOMIA ORGANIZO O MEU DIA 15 – 30 min DURAÇÃO 1 – 4 PARTICIPANTES OBJETIVOS · Identificar as várias tarefas/atividades diárias; · Ordenar as tarefas/atividades segundo a rotina; · Verbalizar e descrever as tarefas/atividades; · Planificar e organizar o tempo para o estudo; · Melhorar a leitura e interpretação; · Aumentar o vocabulário em português. MATERIAIS COMPLEMENTARES · Folhas A4 ou A3; · Lápis ou caneta; · Material de desenho; PASSOS 1. Colocar todos os cartões na mesa; 2. Pedir à criança para selecionar os cartões e descrever as tarefas/atividades que representam, em português; 3. Depois da identificação, pedir à criança para organizar cronologicamente as tarefas/atividades; 4. Poderá ainda ajudar a colar as ilustrações num papel A4 ou A3 e escrever por baixo as tarefas/atividades; 5. Durante a atividade poderá ajudar a criança a refletir sobre a organização das suas tarefas/atividades diárias, e o tempo que dedica ao estudo. No final, pode estabelecer-se um plano conjunto de como melhorar a organização diária do tempo, com o apoio das sessões de tutoria seguintes . DICAS / NOTAS A atividade pode adaptar-se a diferentes idades, desde o pré escolar até o ensino secundário, focando-se mais no vocabulário ou na gestão e organização do tempo, e com adaptações ao nível da autonomia na execução.