[Setembro 2019] Vídeo final do Projeto Academia CV.pt Alfama 2018/2019

Vídeo final do Projeto Academia CV.pt Alfama 2018/2019
[Setembro 2019] Vídeo final do Projeto Academia CV.pt Alfama 2018/2019

Está a chegar ao fim o projeto Academia CV.pt Alfama 2018/2019 ! Para assinalar o momento, realizámos este vídeo de apresentação do projeto. Este fim é também um princípio, já que o projeto continua no próximo ano!

 

O projeto Academia CV.pt Alfama 2018/2019 teve origem no projeto Academia CV – Capacitar e Valorizar, desenvolvido em 2015 pela Fundação Cidade de Lisboa, com o objetivo de intervir nas escolas para apoio aos alunos em situação de maior vulnerabilidade.

Após essa primeira intervenção,verificámos junto das escolas que havia uma grande necessidade de um trabalho específico com os alunos migrantes.

Decidimos por isso dar continuidade ao projeto, adaptando-o, e assim nasceu o projeto Academia CV.pt Alfama 2018/2019, que foi apoiado pelo programa Energia Bip Zip e desenvolvido numa parceria entre a Fundação Cidade de Lisboa e a Associação Renovar a Mouraria

 

O projeto tem dois eixos de ação: o primeiro é a capacitação em língua portuguesa dos alunos migrantes e o segundo é a valorização da interculturalidade na integração destes alunos.

Entre as atividades desenvolvidas, está a criação de uma rede de voluntários e a formação certificada dos mesmos, para o desenvolvimento de tutorias com as crianças beneficiárias do projeto.Foram perto de 30 voluntários envolvidos nas tutorias na escola básica de Santa Clara que apoiam 34 crianças do jardim de infância e do primeiro ciclo de Santa Clara. 

Foi também criado um centro de recursos online e offline: um centro de recursos offline na escola básica de Santa Clara com cerca de 40 recursos, e um centro de recursos online com cerca de 20 recursos que será reforçado no futuro projeto Academia CV.pt.

São também atividades do projeto as oficinas da interculturalidade e as sessões de envolvimento parental.

 

O nosso objetivo nos futuros projetos Academia CV.pt é avançar para a sistematização de um programa que poderá ser disseminado em todas as escolas do município de Lisboa ou até de outros municípios onde seja necessária esta intervenção.

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.