[Fevereiro 2021] Ultrapassar os desafios rumo ao ODS4

[Fevereiro 2021] Ultrapassar os desafios rumo ao ODS4

O mês de fevereiro foi cheio de desafios, com o prolongamento do confinamento. Toda a comunidade educativa continua a dar provas de uma grande capacidade de adaptação (o período máximo de atenção das crianças nas aulas online é menor), e todos os dias se encontram novas soluções criativas para dar resposta aos desafios derivados do contexto online.

A comunicação social tem relatado algumas destas dificuldades: a falta de equipamentos informáticos nas famílias ou a dificuldade no acesso à internet, a dinâmica difícil dos pais que têm de trabalhar e muitas vezes deixar as crianças sozinhas em casa, a dificuldade de compatibilizar tele-trabalho e acompanhamento à tele-escola dos filhos, são alguns dos temas que temos visto abordados.

Os desafios são maiores para os mais vulneráveis

Estas situações são por vezes ainda mais difíceis junto dos mais vulneráveis, nomeadamente os migrantes cujo processo de regularização ainda se encontra em curso. Foi noticiado pelo jornal Público que algumas escolas estão a excluir os alunos migrantes nesta situação, da atribuição de ação social escolar e de computadores. A razão: os pais ainda não têm a documentação necessária para tal atribuição.

No projeto Academia CV.pt trabalhamos para que tod@s as crianças, sem exceção, tenham acesso ao direito à educação e possam ter igualdade de oportunidades. Acreditamos que o caminho em direção ao ODS4 educação de qualidade, se faz todos os dias e deve beneficiar tod@s sem exceção.

O nosso parceiro, o Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, onde o projeto está a ser implementado este ano letivo 20/21, está também a trabalhar para o mesmo objetivo. Neste contexto de pandemia é uma das escolas de acolhimento do Concelho de Lisboa e fornece o serviço de refeições a famílias carenciadas. Além disso, trabalha diariamente para promover que todos os alunos e alunas tenham acesso à educação à distância, através do fornecimento de equipamento às famílias que não se encontram abrangidas pelo apoio do Ministério de Educação, e fazendo um trabalho de proximidade junto das famílias migrantes em articulação com o Academia CV.pt.

Acompanhar e Avaliar

Apesar de encontrarmos algumas destas dificuldades em alguns casos pontuais, as tutorias continuam a decorrer a bom ritmo! Nas nossas reuniões semanais de acompanhamento das tutorias vamos identificando os casos em que é necessário mais apoio ou uma mudança de abordagem. Vamos também registando os progressos e há inclusive casos em que o acompanhamento consegue ser ainda mais produtivo do que nas sessões presenciais!

Este é também o momento de fazer as avaliações intercalares: já passaram 4 meses desde o início das tutorias, e por isso recolhemos as opiniões de tutores, professores, alunos e encarregados de educação sobre o decorrer do mesmo, de modo a poder fazer os ajustes necessários!

Para tod@s os migrantes nacionais de países terceiros que neste momento se encontram em dificuldades, relembramos que podem contatar o CLAIM da Fundação Cidade de Lisboa ou o CLAIM especializado da Associação Renovar a Mouraria. Cá estaremos para orientar, informar e encaminhar para as estruturas que podem ajudar em cada caso em concreto. 

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