[Tutorias, era uma vez…] A viagem da Bola Positiva

[Tutorias, era uma vez…] A viagem da Bola Positiva

Era uma vez um grupo de meninos e meninas que se encontram todas as semanas numa escola com vista para o Tejo para partilhar experiências em português através de jogos e atividades. Neste grupo cada um tem a sua cultura e compreensão da língua portuguesa.

Certo dia numa sessão de jogos com a bola positiva aconteceu algo estranho. A bola ganhou vida e através das mãos de várias crianças, viajou por diferentes partes do mundo. E lá se foi a bola a rolar entre sorrisos e gargalhadas das crianças.

A sua viagem começou na Índia onde ouviu uma música que se canta aos mais pequenos. Noutra cidade da Índia ficou a conhecer o Odara, que se soubesse que nunca iria falhar iria aprender mais matemática. Depois saltou para o Nepal e descobriu que um outro menino se ri quando alguém conta uma piada. E cada mão que a bola tocava sentia a magia e a felicidade de cada menino que partilhava algo sobre si.

Com um salto ainda maior a bola chegou à Roménia onde conheceu o Radu que se pudesse mudar algo no mundo seria haver menos lixo. De repente uma grande ventania chegou e levou a bola para o Bangladesh. Neste país ficou a conhecer a Mahin que se sente mais inspirada pelo seu pai. Numa longa viagem de barco a bola positiva chegou ao Brasil onde encontrou a Maria que partilhou que o seu dia preferido da semana é a sexta-feira. 

Depois de tantos países novos a bola ficou com saudades de casa e voltou para Portugal, onde reencontrou a Joana que diz que perde a noção do tempo quando lê. 

No fim desta viagem a bola sentiu-se feliz e preenchida por ficar a conhecer melhor os meninos e as suas culturas.

Vitória, vitória acabou-se a história.

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.