Como aderir à Rede Escolas Academia CV.pt?

Como aderir à Rede Escolas Academia CV.pt?

A Rede Escolas Academia CV.pt foi apresentada no 1º encontro online que decorreu no passado dia 13 de outubro. Saiba mais sobre esta rede, os seus objetivos e os critérios de adesão!

O que é a Rede Escolas Academia CV.pt?

A criação da Rede Escolas ACV.pt pressupõe a mobilização de agentes educativos que já implementaram o ACV.pt e outros atores estratégicos para partilharem experiências sobre a metodologia ACV.pt e a integração de crianças migrantes e refugiadas em contexto educativo: boas práticas, soluções adequadas aos diferentes contextos e territórios, recursos úteis, testemunhos e reflexões críticas.

Envolvimento parental na escola

Faça parte da Rede Escolas Academia CV.pt!

A Rede Escolas Academia CV.pt é uma comunidade com o objetivo de partilhar informação e boas práticas sobre educação/migrações, para a criação de sinergias entre diferentes entidades envolvidas.

Quais os critérios de adesão?

Podem aderir à rede todas as pessoas que se enquadrem num destes critérios:

1-Fazer parte de um Agrupamento de Escolas em Portugal (professor/a, educador/a, técnico/a superior, coordenador/a de escola, diretor/a de agrupamento, auxiliar operacional, outro);

2-Exercer profissionalmente como professor/a, educador/a, formador/a, sem ser no sistema de ensino obrigatório e público em Portugal;

3-Ser um decisor político ou pertencer a um organismo público em Portugal;

4-Fazer parte de uma ONG ou entidade que têm intervenção na área da educação e/ou migrações (técnico/a de projetos, coordenador/a de projetos, técnico/a especializado, associado/a, outro);

5-Fazer parte de uma instituição académica de ensino superior, nomeadamente nas áreas de migrações, educação ou linguística (investigador/a, professor/a universitário/a, doutorando/a, outro);

6-Alunos e alunas do sistema de educação em Portugal;

7-Ser pai/mãe/encarregado de educação de uma criança que integra o sistema educativo em Portugal;

8-Ser migrante em Portugal;

9-Qualquer pessoa individual com interesse sobre a temática das migrações em contexto escolar.

Oficinas Interculturais

Faça parte da Rede Escolas Academia CV.pt!

A Rede Escolas Academia CV.pt é uma comunidade com o objetivo de partilhar informação e boas práticas sobre educação/migrações, para a criação de sinergias entre diferentes entidades envolvidas.

Funcionamento da Rede Escolas ACV.pt

Para aderir à Rede Escolas ACV.pt deve responder a este formulário: https://forms.gle/5crjVP4AWU31A6PS7

O seu email será integrado num google group – “Grupo Rede Escolas ACVpt”: um grupo de contactos com o objetivo de partilhar informação e boas práticas sobre educação/migrações, para a criação de sinergias entre diferentes entidades envolvidas.

Regras do Google Group da Rede Escolas ACV.PT

  • As entidades promotoras (Associação Renovar a Mouraria, Fundação Cidade de Lisboa e ADM Estrela), comprometem-se a fazer partilhas mensais sobre atividades/boas práticas/novidades sobre o tema “Educação e Migrações”.

 

  • Todas as pessoas integradas no Grupo Rede Escolas ACV.pt poderão partilhar conteúdos no âmbito do grupo, sendo só necessário colocar no destinatário o email do Google Group (que lhe será comunicado após a sua adesão à rede).

 

  • As partilhas deverão estar integradas na área de Educação e Migrações, e poderão consistir em boas práticas, notícias, testemunhos, relatórios, documentos e manuais de apoio, recursos, esclarecimento de dúvidas, informações relevantes, etc.

 

  • As partilhas devem respeitar os direitos humanos, a interculturalidade e a diferença de opiniões.  Não serão admitidos comentários racistas, xenófobos, machistas, sexistas, ou homofóbicos.

 

  • Qualquer partilha de um membro do grupo que não respeite as regras anteriores, irá implicar a imediata eliminação da pessoa do Grupo Rede Escolas ACVpt.

As entidades promotoras irão organizar pelo menos mais 2 Encontros Rede Escolas ACV.pt no ano de 2023. Subscreva a newsletter para não perder as próximas datas!

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.