Veja a gravação do 1º Encontro Rede Escolas Academia CV.pt!

Veja a gravação do 1º Encontro Rede Escolas Academia CV.pt!

Não lhe foi possível assistir à totalidade do 1º Encontro Rede Escolas Academia CV.pt, que teve lugar no dia 13 de Outubro? Neste artigo, vamos disponibilizar a gravação do encontro! Aceda às reflexões e dados de investigação académica sobre as migrações no contexto escolar português e saiba mais sobre a comunidade de partilha que vai ser dinamizada no âmbito do projeto Rede Escolas Academia CV.pt! Sabia que também pode participar nesta comunidade? Veja aqui!

Alinhamento do 1º Encontro Rede Escolas Academia CV.pt

1- Contexto e enquadramento Migrações na Educação 

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território-IGOT, Maria João Hortas

A investigadora Maria João Hortas aborda várias questões relacionadas com a temática, nomeadamente a formação dos professores para a interculturalidade, a articulação da escola e do terceiro setor ou ainda a valorização da investigação, entre outras.

Refere ainda que há investigação recente desenvolvida, que contou com a participação direta das escolas, onde se aferem vários elementos importantes para a redefinição das políticas educativas. A investigadora reitera ainda a importância de incluir as escolas nesta redefinição.

2-Contexto e enquadramento Migrações na Educação 

Escola Superior de Educação-ESEL, Patrícia Santos Ferreira

A investigadora Patrícia Santos Ferreira centrou a sua intervenção no papel da aprendizagem da língua portuguesa no contexto da integração. A temática foi enquadrada com vários dados do Observatório das Migrações. Reitera-se ainda a evidência científica de que a aprendizagem da língua é coadjuvada por uma integração cultural mais alargada.

3- A realidade na integração de crianças e jovens imigrantes e refugiados em contexto educativo: desafios e potencialidades 

Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, Artur Ferreira

O diretor do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, Artur Ferreira e a professora Alexandra Barreto trouxeram o ponto de vista de um agrupamento com ⅓ de alunos migrantes. As potencialidades são enormes, uma vez que todos os alunos e alunas sem exceção, migrantes e não-migrantes, aprendem muito mais com a diversidade. No entanto, os desafios crescem na mesma proporção, uma vez que muitas vezes é um desafio acrescido gerir vários alunos com um diferente domínio da língua portuguesa na sala de aula. Apesar dos desafios colocados a professores, auxiliares, pais e restante comunidade educativa, o professor Artur Ferreira reitera que o mais importante é não deixar ninguém para trás. O maior erro que podemos fazer é uma diferenciação entre alunos estrangeiros e nacionais, uma vez que essa diferenciação aumenta as desigualdades entre os alunos.

A professora Alexandra apresentou um dos exemplos de um exercício promovido em aula, em que os próprios alunos escolheram as frases que consideravam essenciais aprender na língua dos colegas, para que pudessem comunicar mais facilmente!

4- Apresentação da Rede Escolas Academia CV.pt – Equipa Academia CV.pt

O final do encontro foi marcado pela apresentação da Rede Escolas Academia CV.pt – uma comunidade de pessoas que trabalham diretamente, ou se interessam, pelas migrações em contexto escolar. 

Quer saber mais sobre esta comunidade? Leia este artigo para ficar a saber tudo e fazer a sua inscrição!

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.