Ações de formação para docentes, educadores e pessoal não-docente

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Ações de formação para docentes, educadores e pessoal não-docente

Estão quase a ter início as ações de formação para docentes e comunidade educativa! Destinadas aos professores e comunidade educativa da área de intervenção do projeto (Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres e Agrupamento de Escolas Gil Vicente), irão decorrer no mês de Maio de 2022, com a duração de 15 horas, em formato online! 

Conheça aqui as 3 temáticas abordadas!

  • Cidadania e interculturalidade, recursos e práticas numa sala intercultural

Esta formação é dedicada a toda a comunidade educativa: docentes, educadores de infância, e pessoal não-docente, e tem por objetivo fomentar a reflexão sobre a interculturalidade. Serão abordados os conceitos de cidadania e interculturalidade. Partindo da caracterização teórica destes conceitos, os formandos serão desafiados com exercícios práticos, que lhes permitirão adquirir novas ferramentas para aplicar na sua atividade diária. 

Para além desta reflexão sobre as boas práticas a adotar numa sala intercultural, serão ainda recomendados recursos pedagógicos sobre o tema.Todo o conteúdo desta sessão de formação está alinhado com o domínio da Educação Intercultural de Cidadania e Desenvolvimento (ENEC).formação para docentes

  • Comunicação e aprendizagem – recursos e práticas numa sala intercultural

Esta ação de formação para docentes e educadores de infância, sendo o  seu objetivo dotar os participantes de um maior conhecimento em conceitos, recursos pedagógicos e boas práticas potenciadoras do desenvolvimento dos alunos migrantes PLNM (Português Língua Não Materna), e da turma intercultural, como um todo.

Para tal, é explorada a importância e os desafios da comunicação em que os participantes são convidados a “calçar os sapatos” dos alunos, através de exercícios práticos. Estes exercícios serão o ponto de partida de uma reflexão sobre as estratégias a adotar para favorecer o diálogo intercultural.

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  • Tutorias para o desenvolvimento socioeducativo – promover e implementar

Nesta formação, os participantes vão poder aprender todos os passos para a implementação de um projeto com a metodologia AcademiaCV.pt no seu estabelecimento de ensino!

A metodologia AcademiaCV.pt promove o desenvolvimento socioeducativo dos alunos migrantes, através de tutorias individualizadas. Para tal, é recrutado um grupo de tutores voluntários, ao qual é facilitada formação adequada, e um acompanhamento semanal.

Para além da componente teórica, que explica o passo a passo da implementação do projeto, serão ainda realizados exercícios práticos, assim como uma reflexão sobre os recursos a mobilizar e quais as melhores estratégias para garantir o sucesso da iniciativa nos novos territórios de intervenção.

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Se tem curiosidade sobre os conteúdos desenvolvidos nesta formação para docentes, espreite aqui como decorreram as sessões do ano passado!

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