[maio 2021] Fim das ações de formação de curta duração para professores [maio 2021] Fim das ações de formação de curta duração para professores Este mês terminámos as ações de formação de curta duração para professores! No dia 27 de abril tivemos a última sessão da formação “Comunicação e Aprendizagem, Recursos e Práticas numa sala Intercultural”. Nesta sessão verificámos as respostas dos participantes ao desafio proposto – “Dos materiais enviados por email após a sessão 1 da ACD Comunicação e Aprendizagem (várias ferramentas, boas práticas e recursos sobre a temática da comunicação intercultural) é solicitado que identifiquem uma ou várias ferramentas/atividades para implementar em sala de aula/no seu contexto de intervenção.” As respostas a este desafio foram bastante criativas e os professores envolvidos apontaram quais os seus recursos pedagógicos AcademiaCV.pt preferidos para trabalhar a interculturalidade na sala de aula. Também apontaram outros recursos alternativos que podem ser utilizados, como a recurso a dança, dramatização ou leituras de histórias sobre a interculturalidade. Trabalhámos também em diferentes grupos os diferentes desafios na comunicação em português com os alunos migrantes. Assinalámos as dificuldades encontradas, partilhámos entre pares e tentámos encontrar novos recursos e soluções para as ultrapassar. Esperamos ver estes novos recursos em ação! Professores, partilhem connosco as vossas ações! Formação Tutorias para o Desenvolvimento Socioeducativo Esta formação, que teve lugar nos dias 4 e 11 de maio, teve por objetivo divulgar, junto dos professores dos diferentes níveis do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, a metodologia de implementação de tutorias para apoio individualizado aos alunos migrantes. Queremos que mais escolas possam implementar a metodologia AcademiaCV.pt, e por isso organizámos esta formação com os passos para a implementação. Ao longo da primeira sessão, explorámos o conceito de tutoria, verificámos como organizar o recrutamento e formação dos voluntários, e como organizar as oficinas para a interculturalidade. Na segunda sessão, verificámos como estabelecer um plano de ação para a implementação do projeto e também como verificar o projeto educativo do agrupamento: como pode o projeto de tutorias para alunos migrantes ser enquadrado no projeto educativo do agrupamento? Juntos aprendemos como fazer uma análise SWOT e a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do projeto do agrupamento e das ações realizadas para os alunos migrantes. Abordámos também uma questão central na metodologia AcademiaCV.pt – o envolvimento parental. Verificámos em conjunto a sua importância, quais as maiores dificuldades sentidas e estratégias para as ultrapassar. Esperamos que desta formação resultem mais projetos de tutorias! Gostaríamos de ouvir que outros projetos com o formato do AcademiaCV.pt, se estão a desenvolver noutras escolas do país! KIT PEDAGÓGICO Já conhece o Kit Pedagógico Academia CV.pt? Conheça a ferramenta que vai ajudar a sua organização a desenvolver a metodologia Academia CV.pt de forma autónoma. Saiba mais.