Boas Práticas de integração de alunos migrantes na escola: o Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres

integração de alunos migrantes
Boas Práticas de integração de alunos migrantes na escola: o Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres

Desde 2018 que o projeto AcademiaCV.pt contribui para a integração de alunos migrantes do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres. O agrupamento tem valorizado muito o projeto e os seus resultados, e contribuído com todos os meios humanos e físicos para que as tutorias se desenvolvam da melhor forma possível.

O investimento dos órgãos de gestão e do corpo docente é fulcral para o sucesso do projeto, e nesse campo, o Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres é um excelente estudo de caso de boas práticas!

Estas são as atividades do projeto AcademiaCV.pt desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres:

integração de alunos migrantes

Se é a primeira vez que contacta com o projeto AcademiaCV.pt, conheça melhor a metodologia! Quer saber tudo sobre as atividades que desenvolvemos? Clique aqui

Integração de alunos migrantes no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, um trabalho de equipa

A implementação do projeto AcademiaCV.pt no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres tem sido um trabalho de equipa entre as entidades promotoras (Fundação Cidade de Lisboa, Associação Renovar a Mouraria), o grupo de tutores voluntários, os órgãos de gestão do agrupamento, o corpo docente e a restante comunidade educativa.

integração de alunos migrantes

A grande novidade da edição deste ano letivo, que em muito tem contribuído para o sucesso da integração dos alunos migrantes, é a alocação de um professor, a tempo parcial, ao projeto.

O professor Nuno Melendez acompanha o projeto AcademiaCV.pt desde outubro de 2021.Este ano letivo está dedicado ao projeto todas as segundas-feiras de manhã e às quartas-feiras (o dia das tutorias). Sempre envolvido e motivado, o professor Nuno participou em todas as sessões de formação, acompanha os tutores no terreno, faz a revisão prévia de todos os planos de sessão de tutoria e dá sempre um feedback completo e construtivo aos tutores! 

integração de alunos migrantes

Ao ser um professor de 1º ciclo com muitos anos de experiência, consegue trazer uma grande mais-valia a nível da intervenção pedagógica dos tutores, e assim enriquecer a experiência de todos: tutores e tutorandos!

Trouxe também a sua energia ao projeto, ao organizar uma visita a um museu com os voluntários, de forma a trabalhar a importância dos museus na aprendizagem, e desenvolveu também atividades para aprofundar as questões das migrações e interculturalidade com os tutores!

Rumo a uma intervenção autónoma no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres

O exemplo da intervenção no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres demonstra que, com o investimento dos órgãos de gestão e do corpo docente, o projeto pode ser implementado de forma autónoma na escola!

Assim, no próximo ano letivo, e após a experiência desenvolvida ao longo destes 4 anos de intervenção, esperamos ver o professor Nuno Melendez ao leme de mais um AcademiaCV.pt, com o acompanhamento pontual da equipa técnica de projeto!

integração de alunos migrantes

Trabalhamos para que a autonomização do AcademiaCV.pt no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres seja apenas o primeiro de muitos casos de boas práticas! Esperamos que a metodologia se replique por muitas escolas do país, para que a boa integração de alunos migrantes seja uma realidade em todo o território nacional!

Gostaria de ver implementado o projeto AcademiaCV.pt na sua escola? Fale connosco!

NEWSLETTER

Se estás interessado em saber tudo sobre a Academia CV e receber mensualmente as nossas notícias, podes subscrever a nossa newsletter.